sábado, 27 de agosto de 2005

Neste dia, em . . .

2004 – João Silva homenageado pela UEFA

Nunca marcou nenhum golo. Nunca defendeu nenhum penalty. No entanto, é um grande campeão do Belenenses. Como ele, há poucos: perto de 50 anos ao serviço do Belenenses, dizem tudo. João Silva é muito “nosso”. É um dos membros mais queridos da nossa família.
Além do mais, durante décadas foi ele não só o massagista do Belenenses mas também da selecção nacional. Outros clubes podiam, ou não, ter representantes seus na selecção; o Belenenses, porém, não dependia das circunstâncias: estava sempre representado, no mínimo, pelo pequeno-grande João Silva.

Entre as imagens do Belenenses que guardamos entranhadamente no coração, estará sempre a de João Silva a correr para o relvado, a fim de assistir um jogador.

Pelo contrário, nas páginas tristes da nossa história, uma das mais negras e vergonhosas foi o episódio ocorrido em 1995, quando o capricho de um treinador e a conivência de uma Direcção cometeram a infâmia de afastar João Silva das suas funções. A mesma Direcção, de resto, que nem se dignou comparecer ao funeral de Acácio Rosa (que, aliás, com 64 anos de sócio, esteve em risco de ser expulso!).Por tudo isto, todas as homenagens de que João Silva tenha sido ou venha a ser alvo, pela UEFA, pela Federação Portuguesa de Futebol ou pelo Belenenses, serão sempre escassas para sublinhar a grandeza do “nosso” querido João Silva.