sexta-feira, 26 de agosto de 2005

INICIATIVA: Um Bloguista, uma Bandeira...

Como diz o refrão da Fúria Azul...

“Tenho todo o orgulho

Sou Belém até morrer”.

Esse orgulho independente dos resultados, embora, como é óbvio, as vitórias - sobretudo as grandes vitórias - nos encham de satisfação. Para dizer a verdade, uma só coisa belisca realmente esse orgulho: o aspecto desolador das bancadas do Restelo, na maioria dos jogos, nos últimos anos.
Penso que nem sempre se dá, no nosso clube, a devida importância ao factor “casa”. Entretanto, ela é evidente: por alguma razão, salvo raríssimas excepções, os clubes, mesmo quando são da mesma cidade registam muito melhores resultados em casa do que fora. Julgam que os jogadores não se sentem abatidos ou empolgados, respeitadores ou alheios à grandeza do clube, conforme o aspecto das bancadas? Temos a certeza absoluta que sim.

Esperemos que a Direcção tome as medidas adequadas – e urgentes - para devolver os Belenenses afastados à sua casa; mas não esperaremos passivamente, porque esse é um desígnio em que todos podemos e devemos ser partícipes e activamente empenhados.
Já por diversas vezes sugerimos medidas para voltar a trazer mais gente ao Restelo, nomeadamente em artigos para o Blog do Belenenses. Neste blog, futuramente, também haverá lugar a iniciativas nesse sentido.

Hoje, porém, vimos colocar uma sugestão perante os que já costumam ir. O Restelo precisa de mais som – das nossas gargantas e dos nossos aplausos – e também de mais cor
– logicamente, da nossa cor azul.
Esse colorido pode ser dado por cachecóis mas é muito mais impressivo – para todos nós, para os nossos jogadores e para os adversários – se for através de bandeiras. E, infelizmente, também estas se têm sumido do nosso Estádio. Que tal voltar a levá-las connosco?

Segundo as nossas contas, entre 200 e 300 bloguistas perambulam diariamente pela blogosfera azul. Já pensaram que, se cada um deles passasse a levar uma bandeira para os jogos, ficariam muito mais coloridas e bonitas as bancadas dos sócios?
Por favor, não fiquemos só a pensar. Vamos fazê-lo mesmo: cada um de nós, frequentadores dos blogs, adquiramos (se não a temos em casa) uma bandeira, levemo-la para os jogos, agitemo-la quando as equipas entram em campo, quando marcamos um golo, quando o apoio se faz mais necessário.
Vamos continuar a ser uns tipos que exigem e resmungam umas coisas ou vamos fazer a nossa parte? Vamos a factos: proponho que cada um que queira participar, o afirme nos comentários...e o cumpra.

Vamos começar já no jogo com o União de Leiria. No entanto, como somos teimosos – e está muita gente em férias – voltaremos a isto, até surtir os efeitos que temos o DEVER de criar.

Gostamos do Belenenses ou não? Vamos ver...