quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Nós somos... Belenenses Sempre!

Apresentação

Chegámos. Aqui estamos: um blog a mais, que pretendemos que não seja, apenas, mais um blog.

Não vimos rivalizar com nenhuns outros blogues azuis, desde logo porque esse seria um desígnio mesquinho mas, sobretudo, porque se pressupõe que, de uma forma ou outra, todos vivem do Belenenses e para o Belenenses.

Entretanto, como é natural, tem este espaço a sua natureza e a sua tónica muito próprias: não é ele um blog somente de notícias ou de revista da imprensa, embora não as ignore, antes as comente e interprete; não é um blog especializado em altas teorias de gestão, embora as pondere como meios de fazer um Belenenses mais forte; não é um blog que viva do passado, embora reverencie os fundamentos da nossa grandeza e projecte no presente e no futuro a luz dos exemplos, dos grandes feitos e dos grandes vultos que construíram a lenda azul, a Alma do Belenenses; não é um blog parado no momento presente, embora não o negligencie, antes o viva intensamente, porque é ele a realidade de que partimos e que, com as nossas sugestões, críticas ou reparos – sempre construtivos -, queremos contribuir para melhorar; não é um blog de fantasias quiméricas, embora não desistamos de sonhar e de dar todo o contributo possível para um futuro maior.


O banco de jardim em que nasceu o Belenenses


É, pois, um pouco de tudo isso; mas é, sobremaneira, um espaço livre e plural, sem donos nem censuras, onde se afirma e preconiza - intransigentemente – UM BELENENSES À BELENENSES (sem misturas com animais ao peito), onde não se admitam visões menorizantes do nosso clube, onde se defende e justifica a sua grandeza. É um espaço com alma, inflamado, vivo, empolgado e – esperamos – empolgante e contagiante, sem cinzentismos nem meias tintas, amassado em paixão – e, contudo, lúcido, reflectido, interveniente, construtivo, com iniciativas e sugestões. É um espaço todo ele norteado pela ideia de um Belenenses forte, grande, altaneiro, independente, orgulhoso e participado – porque o Belenenses somos nós, todos os que o amamos.

Quaisquer comentários serão bem-vindos se vierem por bem. Virão por bem os que concordarem com as opiniões aqui expressas e, sobretudo, os que manifestando o seu acordo, se disponham a colaborar construtivamente nas sugestões de trabalho que serão propostas em prol do “Belém”. Virão igualmente por bem os que, discordando, sejam reflectidos, construtivos, sem intenção de provocar, de pavonear vaidades ou dirimir rivalidades. Serão muito apreciados os que, qualquer que seja a posição que apresentem, a saibam justificar e fundamentar e, se possível, acrescentar algo mais.

Desde já chamamos a atenção e pedimos a compreensão para a natureza de alguns dos nossos comentários: seremos desassombrados e afirmativos, talvez mesmo contundentes – e, por vezes, apaixonados – na defesa do que consideramos princípios sagrados de belenensismo. Esperamos que, por isso não nos levem a mal: é que, se o Belenenses somos todos nós, é igualmente verdade, por outro lado, que o Belenenses é muito maior e mais importante do que qualquer um de nós.