quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Distracção? Ignorância? Ou Incompetência?

Sistematicamente nos deparamos com erros no cálculo da classificação no final de cada jornada, em especial se existe mais do que uma equipa com o mesmo número de pontos. Os resultados variam extraordinariamente de um orgão de comunicação social para outro.

Não sendo especialmente preocupante ou de gravidade extrema, especialmente nesta fase do campeonato, não deixa de ser incomodativo do ponto de vista de quem lê, desde que esteja minimamente atento ao fenómeno futebol. Do ponto de vista dos profissionais que produzem este tipo de trabalho parece-me necessário (urgente mesmo) que procedam a uma profunda análise de consciência. Para tantos erros, há para mim três explicações possíveis. As do título do artigo. É que, caso já não se recordem, a missão dos orgãos de comunicação social é informar (implícito está que de forma correcta) e não outra qualquer.

Uma vez que a nossa postura é sempre de tentar ajudar o próximo, vamos tentar contribuir para o esclarecimento de eventuais dúvidas que pelos vistos são patentes nos próprios profissionais da Comunicação Social. Como verão, há várias versões, como se este assunto fosse de interpretação livre. Mas não é. Senão vejamos:

O Regulamento de Competições da LPFP (na sua versão 2005/2006), para as competições profissionais, é muito claro nesta matéria.

Claro que ler isto é uma "chatice", para qualquer um como eu, mas não gostamos de falar de cor e até temos o mínimo de brio naquilo que fazemos. Não obstante não sermos profissionais de Comunicação Social que, esses sim, têm obrigações a cumprir.

Apesar disso, da nossa condição não-profissional, transcrevemos de seguida o Artigo 8.º do mencionado regulamento, nos pontos relevantes ao cálculo da classificação e passamos a explicar.


Regulamento de Competições da LPFP
Artigo 8.º
(Competições por pontos)


1. As competições oficiais por pontos terão obrigatoriamente duas voltas e os participantes encontrar-se-ão todos entre si, uma vez na condição de visitados e outra na de visitantes, nos respectivos estádios, não sendo autorizada a inversão dos jogos.

2. Os jogos a disputar pelos Clubes, na condição de visitados, são obrigatoriamente realizados no estádio por eles indicados no inicio de cada época, sobre o qual detenha título legítimo de utilização, sem prejuízo de, em circunstâncias especiais e de força maior, ser autorizado ou obrigado a jogar noutro estádio. Nas últimas três jornadas, salvo casos de força maior ou por motivos disciplinares, não é permitida a mudança de Estádio.

3. Nas competições disputadas por pontos adoptar-se-á a seguinte tabela:
- VITÓRIA: ..... 3 pontos
- EMPATE:...... 1 ponto
- DERROTA:... 0 pontos

4. Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que, no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) O maior número de vitórias em toda a competição;
f) O maior número de golos marcados em toda a competição.

5. Se, após a aplicação sucessiva dos critérios estabelecidos no número anterior, ainda subsistir situação de igualdade, observar-se-á o seguinte critério de desempate:
a) Se só houver duas equipas empatadas, realizar-se-á um jogo em campo neutro, a designar pela Liga. Se, findo este jogo, se mantiver o empate, proceder-se-á ao desempate de acordo com o estipulado no número 3 do Artigo 7.º do presente Regulamento;
b) Tratando-se de mais de duas equipas em situação de igualdade, realizar-se-á uma competição a uma só volta, em campo neutro, para encontrar o vencedor;
c) Se, finda esta competição, não se encontrar o vencedor e ficarem duas ou mais equipas empatadas, proceder-se-á ao desempate de acordo com os critérios fixados no número 4 deste artigo.


Quanto à aritmética (matemática) simples dada pelo número 4, alínea a) o artigo, parece que a mesma foi inteiramente compreendida por todos. Lá está, tudo somadinho e com os números correctamente calculados. Só que... (há sempre um "só que") na hercúlea tarefa de interpretação da língua materna, alguns meios de informação profissional, deixam muito a desejar. Não é novidade mas há momentos em que se nota sobremaneira. Este é um deles.
O BelenensesSempre, tem objectivos claros e, um deles, é precisamente procurar transmitir notícias ou factos de forma correcta. Por isso mesmo vamos tentar esclarecer.

Vejamos então a aplicação prática do ponto 3 e em especial do ponto 4, nomeadamente nas alíneas a) e d) (que no critério de prioridades nele estabelecido, de mais não necessitamos), quanto à classificação da Liga, finda a 4ª Jornada:

1. Aplicação do ponto 3 do artigo 8.º:
Sporting Rio Ave e Belenenses somam 9 pontos cada, resultantes de 3 vitórias e uma derrota.

2. Aplicação do 4, alínea a) do artigo 8.º:
Seguindo as prioridades em conformidade com o ponto 4, o Sporting apresenta 3 pontos em mini-campeonato a três, pela vitória obtida, Belenenses 0 (zero) pontos pela derrota e Rio-Ave também 0 (zero) pontos visto não ter disputado nenhum jogo com os restantes. Temos assim que o Sporting é o 4º Classificado. Resta descobrir os 5º e 6º classificados. Critério seguinte:

3. Aplicação do 4, alínea d) do artigo 8.º:
Porquê alínea d)? Vejamos...
Entre Rio-Ave e Belenenses neste momento a aplicação das alíneas b) e c) é inconclusiva, dado que estas desempatam apenas segundo critérios que pressupõem disputa de jogos entre ambos os clubes. O que não aconteceu até à 4ª Jornada inclusive.
Somos assim chegados à alínea d). Finalmente. A diferença entre golos marcados e golos sofridos em toda a competição. Dúvidas? É ler o artigo 8 acima transcrito as vezes que forem necessárias.

Assim temos o Belenenses com 10 golos marcados e 4 sofridos (diferença de +6) e Rio Ave com 7 golos marcados e 5 sofridos (diferença de +2).
Ora... como quando eu andei na escola 6 > 2, o Belenenses é o actual 5º classificado e o Rio Ave o 6º e não o contrário.

Permitimo-nos então apresentar restantes os casos observados (correctos e errados):

Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com

O mais grave e preocupante é que a própria Liga Portuguesa de Futebol Profissional padece do mesmo mal, como se pode verificar na própria figura acima.

Que a Matemática é uma disciplina muito mal tratada em Portugal, é sobejamente conhecido. Nem a existência dessa milagrosa ferramenta computacional que é o Microsoft Excel (vende-se com o pacote do Microsoft Office) parece valer a quem tem a ingrata tarefa de informar. Mas, bem vistas as coisas, o Português, especialmente na vertente de interpretação, é bem mais mal-tratado que a Matemática.

Nós, que não somos profissionais, conseguimos chegar a este resultado:

Image hosted by Photobucket.com

Esperamos ter contribuído para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Estamos confiantes de que, de agora em diante, certos erros não se repetirão senão pela terceira hipótese aventada no título do artigo.

Notas do Editor:
1. No nosso entender, o profissionalismo não se mede pela quantidade de jornais vendidos, mede-se pela qualidade do trabalho. Que melhora consideravelmente se despirem a "camisola" clubística à porta do emprego e vestirem a de profissional. Sejam bons profissionais. Deixem para nós, assumidos tendenciosos sem missão social remunerada, a possibilidade de errar deliberadamente e podermos ser fanáticos, facciosos ou meramente ferrenhos adeptos. Antecipadamente gratos.

2. As imagens utilizadas neste artigo foram recolhidas ontem, 20/09/2005. A manipulação feita limita-se à colocação do cabeçalho indicador da origem dos dados por cima da tabela classificativa capturada directamente dos sites Internet de cada das entidades mencionadas, a que foi adicionada a "etiqueta" de "certo" e "errado". Provavelmente ainda hoje e mesmo depois deste artigo será possível continuar a ver estes disparates.

3. Aos profissionais, que conseguiram sê-lo, colocando a Classificação de forma correcta, mesmo contra a sua "camisola" clubística, deixamos um pedido: continuem a pugnar pela qualidade e correcção do trabalho que apresentam ao público. No cenário actual seria impossível não vos dar os nossos sinceros parabens.