domingo, 18 de setembro de 2005

INICIATIVA: Um bloguista, uma bandeira

Como diz o refrão da Fúria Azul...

“Tenho todo o orgulho

Sou Belém até morrer”.


Esse orgulho independente dos resultados, embora, como é óbvio, as vitórias - sobretudo as grandes vitórias - nos encham de satisfação, como acabou de acontecer a Penafiel. Para dizer a verdade, uma só coisa belisca realmente esse orgulho: o aspecto desolador das bancadas do Restelo, na maioria dos jogos, nos últimos anos.

Penso que nem sempre se dá, no nosso clube, a devida importância ao factor “casa”. Entretanto, ela é evidente: por alguma razão, salvo raríssimas excepções, os clubes, mesmo quando são da mesma cidade registam muito melhores resultados em casa do que fora. Julgam que os jogadores não se sentem abatidos ou empolgados, respeitadores ou alheios à grandeza do clube, conforme o aspecto das bancadas? Temos a certeza absoluta que sim.

Esperemos que, depois da vitória em Penafiel e da bom futebol praticado, voltem ao Restelo, já no jogo com o Vitória de guimarães.

Hoje, porém, vimos colocar uma sugestão perante os que já costumam ir. O Restelo precisa de mais som – das nossas gargantas e dos nossos aplausos – e também de mais cor
– logicamente, da nossa cor azul.

Esse colorido pode ser dado por cachecóis mas é muito mais impressivo – para todos nós, para os nossos jogadores e para os adversários – se for através de bandeiras. E, infelizmente, também estas se têm sumido do nosso Estádio. Que tal voltar a levá-las connosco?

Por favor, não fiquemos só a pensar. Vamos fazê-lo mesmo: cada um de nós, adquiramos (se não a temos em casa) uma bandeira, levemo-la para os jogos (já para este com o Guimarães), agitemo-la quando as equipas entram em campo, quando marcamos um golo, quando o apoio se faz mais necessário.

Vamos continuar a ser uns tipos que exigem e resmungam umas coisas ou vamos fazer a nossa parte? Guardemos a energia para a apoiar a nossa equipa e dar colorido e alegria ao Restelo, em vez a desperdiçar a assobiar os nossos jogadores ou a insultar adversários!