quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1958 – Festa de Homenagem a Di Pace

Um dia depois de completar 32 anos, teve Di Pace uma justa festa de homenagem, um costume nos tempos em que os jogadores amavam verdadeiramente a camisola que envergavam.
Recentemente, voltou a receber a homenagem informal de todos nós, quando esteve em Portugal, em Maio de 2004. Um grande senhor!



2001 – Belenenses vence Sporting por 3-0

(Infelizmente), poucos saberão que o Belenenses conta, no seu historial, retumbantes vitórias futebolísticas sobre o Sporting. Entre outros exemplos, recordemos o Campeonato de Portugal de 1932, em que vencemos o Sporting por 6-0 (fora) e, depois, por 9-0 (casa); o Campeonato Nacional de 1940/41, em que ganhámos por 5-1, ou o de 42/43, em que ganhámos por 5-0; mais tarde, no Campeonato de 1967/68, outra vitória estrondosa, por 4-0.
Mas quase todos se recordam da última vitória folgada sobre os nossos velhos rivais verde-brancos: foi logo numa das primeiras jornadas de um Campeonato, que o Sporting até acabou por ganhar, e num jogo que começou mal, com um penalty contra nós que o grande Marco Aurélio deteve. Depois, fomos nós a facturar (e com Neca em grande plano)...
Lembremos que, nesse mesmo Campeonato, vencemos igualmente por 3-0 o F.C.Porto. No final, obtivemos um 5º lugar que, ironicamente, não deu acesso a competições europeias.