quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Balanço Mensal: Setembro 2005

Esta rubrica, tem como objectivo fazer um curto balanço mensal, como o próprio nome indica, do comportamento da nossa equipa durante o mês, ou meses, em análise.

Desta forma analisaremos as subidas e descidas relativas das classificações parciais, contabilizando também, mês a mês, os parciais de classificação para as provas europeias e despromoção.
No final do Campeonato será possível analisar os dados num todo e verificar dados como a produtividade e oscilações classificativas. Por exemplo, saberemos quem mais tempo esteve em lugar de acesso a competições europeias e nos de descida.


Belenenses em Setembro

Durante o mês de Setembro realizaram-se quatro jornadas. Neste período actuamos dois jogos em casa e dois fora, um deles novamente no terreno de um dos crónicos candidatos ao titulo, o F.C. Porto. O Belenenses neste mini-campeonato desceu uma posição em relação ao mês anterior, ficamos em 8º lugar, lugar repartido também pelo Paços de Ferreira e Sporting com 6 pontos. Novamente ficamos fora dos lugares europeus, neste mês ficamos a dois pontos do nosso objectivo muito por força da inesperada derrota caseira com o Estrela da Amadora.

O mês de Setembro começou muitíssimo bem com a excelente vitoria alcançada em Penafiel por três golos sem resposta, seguindo-se a recepção ao Vitória de Guimarães, jogo que até começou mal, mas com mais três golos marcados vencemos novamente. Após duas vitorias seguidas sofremos a primeira derrota no mês, foi no Estadio do Dragão, e para terminar o mês ainda pior, apareceu a inesperada derrota no Restelo frente ao Estrela. Nos quatro jogos do mês de Setembro vencemos dois e perdemos outros dois, uma vitória em casa e outra fora tal como as derrotas.

Neste mês, registámos o 4º melhor ataque, com 6 golos, em igualdade com o Paços de Ferreira. Em relação a defesa fomos a 8ª melhor defesa, com 5 golos sofridos, em igualdade com a Académica, Marítimo, Naval e Boavista. Assim sendo, a diferença entre os marcados e sofridos foi novamente de 1 golo tal como no mês anterior. Na tabela referente à diferença de golos ficamos colocados também no 8º lugar.

Em relação a disciplina, fomos a 10ª equipa que menos cartões amarelos viu, 11 no total, em igualdade com a Naval. Em relação aos vermelhos continuamos limpos, como já se tinha verificado no anterior mês. A média de cartões amarelos baixou em relação ao mês de anterior, 3,75 (Agosto) para 2.75 no mês de Setembro.


Classificação em Setembro

L.C. Campeão - Nacional 10 pontos
L.C. 2º – Benfica 9 pontos
L.C. 3º (Pré-Elim.) - Setúbal 9 pontos
Taça UEFA 4º – FC Porto 8 pontos
Taça UEFA 5º – Boavista 8 pontos
Taça UEFA 6º – Braga 8 pontos (Ver Nota no final)

Descida á Liga de Honra
15º – Gil Vicente 3 pontos
16º – Marítimo 3 pontos
17º – U. Leiria 2 pontos
18º – Penafiel 1 ponto

Nota: Assumimos nestas classificações parciais a qualificação do 6º classificado para a Taça UEFA, apesar desta vaga se destinar ao vencedor da Taça de Portugal. Caso este já esteja apurado para a Liga dos Campeões, a vaga será destinada ao finalista vencido. Dando-se o caso de os finalistas da Taça já estejam apurados para as competições europeias, será então o 6º classificado o representante na Taça UEFA.