terça-feira, 4 de outubro de 2005

Neste dia, em . . .

1969 – Belenenses vence Sevilha por 20-14 em Andebol

As comemorações do Cinquentenário do Belenenses, foram iniciadas a 14 de Junho desse ano e com um vastíssimo programa prolongaram-se até 15 de Dezembro.
Nestas comemorações, bem dignas e demonstrativas do que era o Belenenses, saído recentemente de uma profunda crise que chegou a pôr em causa a sua própria existência, realizaram-se inúmeros torneios e encontros internacionais.

No caso do Andebol realizou-se um Torneio Internacional (envolvendo várias categorias, no Pavilhão da Ajuda) e que viria a ter o Belenenses como vencedor, ao ganhar o jogo com o Sevilha por 20-14.

Alinharam, então, pelo Belenenses: Carrasco (Diamantino), José Manuel, Costeira, Franco, Cascais, Adelino, Casaca, Rocha, R. Lopes e Magalhães.



1977 – Despedida de Godinho

Vitor Manuel da Cruz Godinho. Belenenses desde sempre, despedia-se, nesta data, do Belenenses aos 37 anos de idade.

Godinho decidira continuar a sua carreira como jogador apesar da avançada idade, e fê-lo, acumulando, mais tarde, com o cargo de treinador (e campeão) pelo Sacavenense. Treinou outras equipas como Odivelas, Costa da Caparica e Almada.

Para trás ficavam então 28 anos de actividade sempre dedicada ao futebol no Belenenses. Produto e uma das grandes revelações da escola do Belenenses, lançada por Fernando Riera, onde se iniciou com apenas 9 anos de idade.

Nesta longa carreira dedicada ao Belenenses, Vitor Godinho integrou as equipas de Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores, tornando-se num notável extremo-esquerdo e, mais tarde, médio- esquerdo.

Image hosted by Photobucket.com

Godinho foi colega de equipa de Mourinho, Freitas, Alfredo Murça, Pietra, Calado, Quaresma, Laurindo, Quinito, Luís Carlos, Gonzalez, entre muitas outras glórias do passado.

Foi Internacional Júnior, de Esperanças e, por uma vez, Internacional A, alinhando num encontro de qualificação do Campeonato da Europa 1976, em Chipre.

Mas um dos momentos mais altos da sua carreira terá sido o jogo no Estádio Santiago Bernabéu, para o qual o Belenenses foi convidado, simultaneamente comemorando as bodas de prata do estádio e a despedida de Paco Gento, um dos mais famosos jogadores do Real Madrid de sempre. Apesar da derrota por 2-1, o Belenenses foi fortemente ovacionado pelos 60.000 presentes em consequencia da categoria e correcção demonstrada, tal como o fora 25 anos antes na inauguração do mesmo estádio. O Belenenses apresentou: Mourinho, Parreira, Calado, Freitas e João Cardoso; Quinito, Quaresma e Godinho, Laurindo, Luís Carlos e Gonzalez. Pela equipa madrilena jogou também, nesse dia como convidado, Eusébio.

Vitor Godinho é actualmente Administrador da “os belenenses”, sociedade desportiva de futebol, SAD.