domingo, 23 de outubro de 2005

Neste dia, em . . .

1999 – Inaugurada 3ª fase da Sala de Troféus

Era nesta data inaugurada a terceira e última fase da Sala de Troféus, que é mantida e cuidada com muito carinho e dedicação pela inexcedível D. Ana Linheiro Mendes, grande atleta e grande Belenenses.

Actualmente a Sala de Troféus (Sala Manuel Bulhosa) aproveita o espaço ocupado anteriormente por um corredor da bancada poente e um grupo de três antigos camarotes que não possuíam visibilidade aceitável para o relvado. Foi adicionado um novo piso, duplicando a área útil. Este possui uma parede em vidro que constitui um observatório privilegiado para o interior do Estádio de Restelo.

Image hosted by Photobucket.com

Este local constitui o que devia ser um ponto de passagem «obrigatória».

Se outros clubes e seus adeptos se orgulham e vangloriam dos seus feitos, materializados em taças, porque razão não haverão os Belenenses de ser orgulhosos de igual modo de um tão vasto e riquíssimo espólio documental e de taças conquistadas, honrando tão rica história visitando-o frequentemente?

São mais de 10.000 troféus a assinalar a grandeza do Belenenses!



2000 – Gabriel Potra conquista Medalha de Ouro nos 200 metros dos Jogos Paraolímpicos de Sidney

Portugal esteve representado (e muito bem) nos Jogos Paralímpicos de Sidney 2000. A delegação portuguesa, constituída por 53 atletas, foi fortemente medalhada.

Gabrial Potra, atleta do Belenenses na modalidade de Desporto Adaptado, venceu nesta competição várias medalhas, tendo o seu maior feito individual a conquista desta Medalha de Ouro nos 200m (B2).

Image hosted by Photobucket.com

O nosso atleta viria também a conquistar, nesta competição, a Medalha de Bronze nos 100 metros da mesma categoria. Viria também a repetir a conquista de uma Medalha de Ouro participando também na estafeta 4x400 metros com outros três atletas.

A extraordinária prestação desta delegação, em que se inseria outro atleta Belenense medalhado (Paulo Coelho, como veremos uns dias mais adiante), mereceu inclusive um voto de louvor, uma saudação, por parte do parlamento português.

Mais recentemente, nos Campeonatos Mundiais de 2002 - em Julho, na localidade francesa de Lille - Gabriel Potra conquistou 3 Medalhas de Ouro, tendo inclusive batido o recorde mundial de 400 metros ( cat.T12 ) com o tempo de 48´62, acumulando com a melhor marca de sempre nos 200 metros (22´38) obtida em Lisboa no ano de 1999.



2004 – Regresso do Voleibol Feminino à competição

Após longa ausência de 35 anos, o Voleibol de alta competição volta ao Belenenses, agora no feminino.

O voleibol foi introduzido no Belenenses em 1938 pela mão de Acácio Rosa, durante a presidência de Coelho da Fonseca.
Como em muitas outras modalidades, também nesta o Belenenses foi pioneiro, liderando a fundação da Associação de Voleibol de Lisboa, cujo primeiro Presidente foi um conhecido sócio de então - Fernando Lago.

De entre os nomes que mais marcaram o voleibol do Belenenses, destaca-se Nuno Mota, 26 vezes internacional, jogador e técnico que com a sua extraordinária dedicação coleccionou títulos, especialmente em escalões de formação.

Durante a sua prática, o Belenenses coleccionou títulos nacionais de juniores em 1960/61, 1961/62 e 1962/93. Até que, em 1969, a modalidade foi suspensa.

Image hosted by Photobucket.com

Logo na época do seu regresso esta equipa viria a sagrar-se Campeã Regional.

Saúda-se assim o seu regresso nesta data, formulando o desejo que se possa manter pujante por muitos e longos anos.