Ao contrário do que o nome deixará antever, esta competição não foi organizada pelo Sporting Clube de Portugal. Aliás, não podia ter menos a ver, como adiante constatarão.
O nome da competição advém da revista portuense que a promoveu. «Sporting» significa "praticando desporto".
Este foi o segundo troféu conquistado pelo Belenenses. O primeiro foi a Taça “Mutilados da Guerra”.
A Taça foi disputada por três clubes: O Sport Comércio e Salgueiros, o Futebol Clube do Porto e o Clube de Futebol «Os Belenenses» que jogaram entre si a uma mão.
A Taça foi conquistada pelo Belenenses com vitórias em ambos os jogos disputados. O primeiro, com o Salgueiros, foi ganho por esclarecedores 6-0, com três golos em cada parte. Rezam as crónicas de então, que o benevolente árbitro, verificando a esmagadora superioridade do nosso «team», como era então designação comum, decidiu terminar o jogo 7 minutos antes do tempo regulamentar, evitando assim maior desnível no marcador.
O segundo encontro, que apurou o vencedor do troféu, foi novamente disputado no campo da Constituição, com o Futebol Clube do Porto, tendo o Belenenses vencido novamente, embora desta vez com maior dificuldade, por 2-1, num jogo caracterizado como entusiasmante pela imprensa de então que lhe atribuiu indiscutível justiça no resultado.
Esta foi a terceira deslocação do Belenenses à Cidade Invicta.
Como curiosidade refira-se ainda que estes dois jogos foram realizados em dias consecutivos (30 e 31 de Outubro) e que, na viagem de regresso a Lisboa, o Belenenses ainda disputaria no dia seguinte um novo encontro com a equipa aveirense dos Galitos, vencendo de novo, desta vez por 7-1.