Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.
Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.
Resumo da semana (4 de Novembro a 10 de Novembro)
Esta semana jogaram todos, um venceu, outro empatou e outro perdeu.
Eliseu
O Varzim recebeu no seu terreno o Desportivo de Chaves e não consegui arrecadar os três pontos. O resultado manteve-se inalterável durante os 90 minutos. Eliseu foi titular e completou o tempo todo, tendo sido nomeado o melhor em campo pelo Blog http://varzinistas.blogspot.com.
Jorge Tavares
Este fim de semana que passou a equipa onde actua Jorge Tavares, o Olivais e Moscavide, recebeu e venceu a equipa B do Benfica por 1-0. Jorge Tavares entrou no decorrer da segunda parte, mais precisamente aos 68 minutos de jogo.
Gonçalo Brandão
A equipa de reservas do Charlton Athletics conheceu ontem o amargo sabor da derrota pela primeira vez esta época. O Arsenal não teve contemplações e "despachou" o Charlton por três a zero. O nosso Gonçalo cumpriu os noventa minutos actuando no lado esquerdo da defesa.
Anteontem, o jornal "A Bola" trazia a seguinte notícia acerca do Gonçalo:
Charlton deve exercer direito de opção. Brandão vale 800 mil euros
O Belenenses pode ter um Natal mais recheado, caso, como tudo indica, o Charlton exerça o direito de opção sobre o jovem Gonçalo Brandão, o que tem de acontecer até 31 de Dezembro, embora os ingleses possam definir a situação mais cedo, sabendo eles que, para isso, têm de desembolsar 800 mil euros.
Embora ainda não tenha actuado pela primeira equipa do clube esta época em jogos oficiais — já jogou, porém, vários particulares —, certo é que Gonçalo Brandão tem sido presença assídua na equipa de reservas, que, curiosamente, lidera este campeonato. O seu empenho no trabalho diário, assim como os registos nos jogos, têm impressionado o manager do clube, Alan Curbishley, e os seus 18 anos levam os ingleses a catalogar Gonçalo Brandão como uma aposta segura.
A sua polivalência, de resto, também é, naturalmente, levada em conta, sabendo-se que Gonçalo Brandão, apesar de defesa-central, actua igualmente a lateral-esquerdo. Em Inglaterra, de resto, o jogador tem sido utilizado em ambas as posições.