sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
Conforme já aqui referimos na semana passada, esta semana cobrimos uma jornada dupla, resultante da compensação prévia pela paragem prolongada para o período de Natal e Ano Novo e que acontece para as duas ligas profissionais portuguesas.

Em jogo a contar para a 15ª Jornada, realizada no passado fim-de-semana, o Varzim recebeu e venceu a Ovarense por 3-1. Segunda as crónicas disponíveis o jogo foi fraco na generalidade muito por força de alguma poupança efectuada pelo técnico poveiro, Horácio Gonçalves, que deixou de fora algumas das peças normalmente titulares.
Não foi esse, porém, o caso de Eliseu, que alinhou a titular durante 80 minutos, tendo sido então substituído, com o resultado em 2-0, para a entrada do ponta-de-lança Costé, num momento em que o Varzim tinha superioridade numérica em função das expulsões de dois jogadores da Ovarense. Eliseu ficou com o registo disciplinar limpo nesta partida.

No final da 15ª jornada o Varzim recolocou-se na 10ª posição com 19 pontos (os mesmos que o 9º) e a 8 pontos dos lugares de subida ao campeonato principal.

Para a 16ª jornada, o Varzim deslocou-se aos Açores, para defrontar a equipa do Sta. Clara – o então 11º classificado com os mesmo pontos que o Varzim, obtendo um empate a duas bolas.

Neste encontro Eliseu alinhou durante os 90 minutos, contribuindo significativamente para o resultado positivo alcançado pela equipa varzinista. Marcou o primeiro golo do encontro aos 18 minutos.
Após este encontro o Varzim encontra-se na 9ª posição, com 20 pontos e a 10 da zona de promoção.

Na próxima jornada, a 17ª que se realiza apenas a 8 de Janeiro do próximo ano, o Varzim recebe a formação do Feirense, actualmente na 12ª posição com 18 pontos.

Como sempre, muita da informação para a produção desta secção sobre o Eliseu, foi obtida no site varzinista Preto no Branco.



Jorge Tavares
Na 12ª jornada o Olivais e Moscavide recebeu no seu terreno o líder da Série D da 2ª Divisão Nacional – o Operário.
O jogo saldou-se num empate a duas bolas.

Jorge Tavares não foi utilizado neste jogo e não nos foi possível apurar as razões da sua ausência.

O Olivais e Moscavide mantém-se no 4º posto agora a 4 pontos do 1º classificado – o Louletano.
Na próxima jornada, que se realiza apenas a 8 de Janeiro, o Olivais e Moscavide desloca-se a Torres Vedras para defrontar o actual 12º classificado – o Torreense (com 14 pontos).



Gonçalo Brandão
A equipa de reservas do Charlton Athletic deslocou-se ao terreno do Norwich City e voltou a vencer e novamente por um resultado concludente 3-0.

Gonçalo Brandão não alinhou nesta partida. Desconhecemos as razões exactas embora notemos que houve, um pouco à imagem do que já tinha sucedido na jornada anterior, uma utilização anormal de muitos jogadores da primeira equipa do Charlton.

Dia 9 de Janeiro dar-se-á o regresso à competição, entretanto interrompida com as festas de Natal e Ano Novo. Nessa altura o Charlton, actualmente em 3º na tabela classificativa, receberá o Chelsea, o 5º com menos um jogo disputado e menos 4 pontos.



Comentário
Está a chegar a hora da verdade. Para Gonçalo Brandão aperta o cerco quanto a uma eventual contratação definitiva pelo Charlton, sendo certo que tem vindo a ser utilizado com regularidade e de forma a que possamos assegurar que a sua polivalência é apreciada, além de muito utilizada. Excepção feita ao último jogo, como vimos anteriormente.

A vantagem desta eventual venda é óbvia. Possibilita um encaixe financeiro razoável pela venda de um jogador. Apesar que o valor não ser excepcional, é necessário levar em conta a idade e experiência do Gonçalo.

Não deixa, porém de ser uma lança em África face ao que um verdadeiro departamento de formação deveria produzir...

Este possível encaixe proporcionaria assim a possibilidade de acabar com as desculpas esfarrapadas que levam (NÃO LEVAM NADA!) ao recurso a empréstimos feudais para reforço da equipa principal de futebol do Belenenses.
Com de 850.000 € (170.000 Contos) é possível manter a dignidade. Haja jogadores referenciados (QUE HÁ!) e haja capacidade para utilizar um departamento (de prospecção) que existe e trabalha.


Quanto a Eliseu...
... é impossível não desejar o seu regresso. Tanto mais que não foi uma das situações que me agradasse (a sua saída em Julho), especialmente porque sempre me pareceu um dos muitos casos de birra carvalhiana e de não o saber colocar ou utilizar na posição em que mais rende – Extremo ou Avançado.
Precisamos de um jogador com estas características. As mesmas que dispensámos e emprestámos a um clube (o Varzim) que muito o tem apreciado e utilizado. É frequentemente considerado o melhor em campo como têm podido verificar pelos relatórios que nesta rubrica apresentamos semanalmente.

No entanto, ressalvo algo que para mim há um princípio fundamental: apenas equaciono o seu regresso imediato no caso de este ter sido previamente considerado no contrato que foi lavrado com o Varzim.
Não considero leal nem correcto para uma instituição que merece todo o nosso respeito, forçar o seu regresso. Seria um comportamento com o qual me parece que a maioria dos Belenenses não se identificaria por mais que a necessidade se agudize.
Apesar de tudo há outras necessidades mais prementes noutros sectores.


Finalmente, esta rubrica despede-se até à segunda semana do Ano Novo, ou seja após a jornada de 7 e 8 de Janeiro, em que todos os campeonatos em que estão envolvidos os nossos jogadores regressam à competição. Até lá ficam os votos de um Feliz Natal e Bom Ano Novo.