sábado, 31 de dezembro de 2005

Neste dia, em . . .

1960 – Belenenses organiza 1ª corrida de São Silvestre em Portugal

O Belenenses continuava a ser pioneiro: a primeira das, hoje, tão populares corridas de São Silvestre foi organizada pelo nosso clube. Mais um marco notável.

E assim se encerrava o período de ouro do Belenenses. Curiosamente, a primeira parte da História do Belenenses por Acácio Rosa vai de 1919 a 1960. Neste ano, o Belenenses venceu a Taça de Portugal (2-1 sobre o Sporting na final), venceu a Taça de Honra (com uns históricos 5-0 sobre o Benfica), ficou em 3º lugar no Campeonato Nacional (nada de especial então; aliás, continua a ser a posição que mais vezes obtivemos), quebrando a invencibilidade do campeão Benfica, na última jornada, em pleno Estádio da Luz; conquistava vários títulos importantes em diferentes modalidades. Tinha, face ao Sporting, uma proporção de sócios de 3 para 5.

Depois, veio o pesadelo. O Estádio do Restelo passou a ser propriedade da Câmara. Matateu começou a caminhar para o declinar da sua carreira. E muitos pesadelos – entrecortados por espectaculares sobressaltos e reacções – seguiriam nas décadas seguintes, na segunda metade da história do Belenenses.