terça-feira, 27 de dezembro de 2005

O Fim da Ilusão

O título desta peça pode significar apenas o fim da minha ilusão. Ou, com sorte, o fim da de muitos que, como eu, olhavam para a bancada de sócios e em algumas situações lhes parecia relativamente bem composta. Adiante perceberão ao que me refiro.

Após muitos jogos em que chego a horas (30 minutos antes) e assisto à entrada da equipa, empunhando agitadamente a bandeira enquanto, atrapalhadamente, tento aplaudir ao mesmo tempo e vendo perto mãos desocupadas e nada preocupadas com o que eu me preocupo - as tais múmias - decidi fazer algo diferente no último jogo no Restelo, com o Paços de Ferreira. Um Sábado às 16h00. Uma tarde soalheira embora fria.

Marimbei-me para os meus habituais rituais que incluem a obrigatoriedade de ouvir constituição das equipas, de assistir ao início da partida, etc. e fiz algo que andava há muito para fazer.

Muni-me da minha máquina fotográfica e, aproveitando a possibilidade esta época dada aos sócios de assistir aos jogos da Bancada Norte - Superior, fui até lá dar uma vista de olhos. Assim como quem não quer a coisa...


Image hosted by Photobucket.com

De facto, que paisagem assombrosa, então num dia de Sol. O pior é o resto...

Uma dúvida me assaltava há muito tempo. Como será a vista para a bancada dos sócios e o seu preenchimento quando a observamos praticamente encostados à Bancada Nascente?

Ajudando a adensar este "mistério", o facto de raramente vermos filmagens dessa perspectiva, excepto em resumos televisivos de jogos não transmitidos na TV. Como foi, aliás o caso deste jogo.

Nem vou referir o quanto acho errado atribuir as culpas desta situação apenas ao momento negativo da equipa. Era uma tarde soalheira de final de Outono e não houve transmissão televisiva.

Cenário perfeito. Tudo se conjugava para pelo menos obter uma “excelente” assistência de cerca de 2.000 a 3.000 pessoas, o tal "Belém-residual" a que já me referi algumas vezes.

O registo fotográfico que vos deixo patenteia bem o "estado a que isto chegou". Cada um que interprete como quiser e arranje as desculpas que bem entender. Mas aqui ficam as imagens, nuas e cruas.


Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com


Image hosted by Photobucket.com

Quero referir que em algumas fotografias manuseei a luz à posteriori, na totalidade ou apenas em secções como será bem visível, no sentido de lhes quebrar o efeito contra-luz resultante de estar a fotografar para Poente às 16h de um dia de quase-Inverno. Exactamente, contra o Sol.
A névoa que algumas das fotos apresentam resulta da rega do relvado que ocorreu cerca de 5 a 10 minutos antes de se iniciar a partida.

Após a tomada das fotografias, escusado seria dizer que já após o início da partida (como está patente nas próprias fotos), dirigi-me finalmente ao meu lugar na Bancada Poente - Superior (cativos).

Pelo caminho ainda encontrei a sempre simpática D. Ana Linheiro que fazia pequena manutenção na sua viatura (de capôt aberto) - mulher d'armas. Constatando o óbvio - a sua presença no exterior do Estádio - perguntei-lhe:
"Já não aguenta ver isto, não é?".
"Há muito tempo que não" - respondeu-me. Despedi-me rapidamente e galguei as escadas de acesso ao meu sector (4).
Estava muito curioso em verificar se era mais um daqueles dias de esvaziamento óbvio visível também da própria bancada ou se seria daqueles em que esta até nem me parece mal composta ou dos piores dias. Depois de do outro lado, pensei que fosse um daqueles dias tipo Estrela da Amadora. Não era...

Como calculava, era um dos dias em que me parecia razoavelmente preenchida.
Aliás, até parecia muito razoavelmente composta. Razoavelmente para o actual estado de coisas, o que será sempre o mesmo que dizer: a vergonha do costume.

Claro que se percebiam clareiras, obviamente que sim. Mas se não tivesse vindo de onde vim, pressupunha um preenchimento pelo menos na ordem dos 30 a 40%. Novamente, pura ilusão, tanto mais que essa taxa de ocupação corresponderia a um número entre 2.100 e 2.800 pessoas só nessa bancada.
Nem pensar! Especialmente depois de ver as fotos anteriores. Não é preciso torniquetes para ver isto nem para o mais empedernido defensor dos ditos. Note-se que eu até gostava de ter os tais torniquetes e respectivos meios informáticos de suporte. Mas primeiro teríamos de garantir que os ditos não emperrariam por falta de rotação em quantidade adequada. Ainda enferrujava, ou qualquer coisa parecida, por falta de uso suficiente.

Com tudo isto já não vou em grupos se me disserem "Ah, e tal... devem estar entre 2.000 e 3.000 pessoas no total do Estadio".

Não me canso de repetir isto. Como é possível ter dos melhores, senão mesmo os melhores, preços da Liga, em que o preço mais barato são 7,50€... e NINGUÉM SABER???.

A Bancada Norte (vulgarmente conhecido por "Topo Norte") tem uma vista espectacular sobre o campo de jogo e restante do Estádio e é tão amplo (é mesmo a maior bancada do estádio - cerca de 7.500 espectadores sentados com o anel inferior) que permite nos seus extremos, ou seja, encostado a uma das bancadas laterais, ver o campo praticamente na perpendicular ao eixo das balizas. Ainda por cima é coberto.

Já sei. É mais fácil não fazer nada e encolher os ombros e desculparmo-nos com a TV, com o mau momento da equipa, com o clima, com o vento, etc., etc.. em vez de cansarmos as nossas cabecinhas "louras" a magicar estratégias e a implementar politicas de comunicação e marketing que nos permitam chegar "lá" e inverter o ciclo.

Caso estejam interessados em fazer contagens manuais, com esta qualidade de fotografia é complicado. Por isso deixo-vos uma pequena nota das capacidades de ocupação das bancadas de forma a que em termos percentuais calculem aproximadamente a ocupação desse dia com base nas fotos que vos deixo. Esta nota é baseada num artigo feito pelo Eduardo Torres há cerca de dois anos atrás. Desde aí o Estádio não sofreu alterações de configuração.


Estádio do Restelo
Lotação Original: cerca de 42.000 lugares.

Lotação Actual:
Existem cerca de 21.500 cadeiras (o que não corresponde necessariamente à lotação total. A distribuição actual das cadeiras é a seguinte:

Bancada Norte
Superior - cerca de 5.450
Inferior - cerca de 2.050.
Total: cerca de 7.500

Bancada Poente
Superior (cativos): um pouco menos de 4.800
Inferior (geral): perto de 2.200
Total: cerca de 7.000

Bancada Nascente (Central + Lateral)
Anel Superior: um pouco mais de 4.800
Anel Inferior: perto de 2.200
Total: cerca de 7.000

A estas 21.500 cadeiras, acrescem ainda:

5.500 - 5 filas sem cadeiras do nível inferior em todas as 3 bancadas referidas.
1.000 - 3 filas sem cadeiras no topo da Bancada Norte - Superior.
500 a 700 - Camarotes
2.000 a 3.000 - Bancada Sul, do Lado Tejo, (não tem cadeiras)


TOTAL CAPACIDADE ESTÁDIO: Entre 30.500 a 31.700 Lugares.
Daqui tiramos que descontando a actual indisponibilidade da Bancada Sul temos uma capacidade no máximo a rondar os 30.000 lugares.


Face às contas que fiz, com base nas imagens que a seguir apresento, não estariam no Estádio mais do que entre 900 e 1.100 espectadores no total, na seguinte distribuição:

Bancada Poente (Sócios)
Cerca de 10 a 12% de ocupação, o que corresponderá aproximadamente a um Total de 700 a 850 pessoas.

Bancada Norte (só superior esteve aberta ao público)

Cerca de 30 pessoas - público em geral
33 elementos da Fúria Azul (!!!!!!!!)
Total: 60 a 65 pessoas

Bancada Nascente
Cerca de 150 a 200 pessoas


Apenas para terminar...
A minha ilusão óptica morreu nesse dia. Providencio um melhor sistema de contagem mental ajustado que está agora o meu azimute.


Image hosted by Photobucket.com

Peço desculpa pela repetição desta foto... É que a mim chocam-me estas imagens da própria bancada dos sócios. E sempre chocarão sem qualquer atenuante possível. A vós não?