domingo, 29 de janeiro de 2006

A Crónica do Jogo - BELENENSES - 5 Penafiel - 0

VITÓRIA FÁCIL DE GARRA E QUERER

Quem hoje foi ao Restelo, apesar da neve, chuva e frio, viu uma tarde de futebol à moda antiga. Boa exibição da nossa equipa, bom futebol e golos, muitos golos.

Frente à equipa mais fraca do Campeonato, o que às vezes traz complicações aos nossos jogadores, o Belenenses, tal como na 1ª volta, dominou totalmente o jogo, marcou 5 golos, apresentou lances de excelente futebol e ainda teve tempo de falhar algumas ocasiões de baliza aberta.

Surpreendeu José Couceiro com a equipa inicial, ao apresentar Rui Jorge, que reforço!, desviando Sousa para o lado direito e saindo Amaral, colocando Fábio a fechar o lado direito do meio-campo em tarefas mais defensivas do que o habitual, descaindo Ruben Amorim para o lado esquerdo, Silas como condutor de jogo e Ahamada finalmente na posição em que mais rende, como 2º avançado, entrando tanto pelas laterais como pelo meio. E que jogo fez Ahamada!

Foi com toda a naturalidade que o Belenenses chegou ao 1-0. Desmarcação de Ahamada pelo lado direito e remate rasteiro à saída do guarda-redes contrário. Pouco tempo depois o Belenenses chegava ao segundo golo com um remate de cabeça de Rolando, na seuência de um canto. Nesta fase do jogo só se via a equipa azul em campo, e mesmo após a obtenção de dois golos, continuou a atacar à procura de mais.

Até que, quando nada o faria prever, o jogo estava a ser muito bem disputado, lealmente por todos os jogadores, apesar da chuva que caía incessantemente, o árbitro resolveu expulsar Sandro com a amostragem de dois cartões amarelos, em outras tantas faltas a meio-campo perfeitamente inofensivas.

Nem assim o sentido de jogou mudou e até ao intervalo Romeu finalmente marcou o golo que há já tanto tempo procurava, e merecia, com um golpe de cabeça oportuníssimo na sequência de outro canto.

Ao intervalo, a perder por 3 golos e com mais um homem em campo o treinador do Penafiel fez as três substituições de uma assentada, mas era claramente o Belenenses que mandava no jogo. E após um excelente passe a desmarcar Romeu, este perde muito tempo à frente do guarda-redes, surge mais uma vez Ahamada de trás a fazer o quarto golo. Protestaram os durienses, sendo Odaír expulso, calculo que por palavras dirigidas ao árbitro. Com dez homens de cada lado, teve então o Penafiel a sua melhor fase do jogo, com dez minutos em que fez alguns remates perigosos à nossa baliza.

No entanto em mais um rápido contra-ataque o Belenenses chegaria ao 5-0, mais uma vez por Ahamada, após excelente jogada e passe de Silas.

Até final, após Couceiro fazer as 3 substituições com o intuito de refrescar a equipa e dar mais minutos de jogo a outras unidades, o Belenenses levantou o pé do acelerador e passou a controlar o jogo mais a meio-campo.

Notas de registo, para além dos 5 golos, infelizmente já pouco habituais no Restelo, o facto de o Belenenses quase 2 anos depois ter voltado a ter um defesa esquerdo de raíz, que fez logo uma diferença enorme como se viu com a entrada de Vasco Faísca, e para a explosão de Ahamada, ao nível do jogador que foi campeão francês pelo Nantes e que nos faz pensar que podemos contar com um fora de série até final do Campeonato.

Quanto ao árbitro, para quê complicar num jogo em que todos foram de uma correcção notável? Sandro faz duas faltas em disputa de bola, a meio-campo e é expulso. Porquê? Não vimos ali má intenção, vimos incompetência mesmo.

Análise individual dos nossos jogadores:

Marco Aurélio – 3.
Tarde calma do nosso Imperador que respondeu sempre positivamente quando a isso foi chamado.

Sousa – 3. Não foi o Sousa da semana passada em Leiria. Podia ter apoiado um pouco mais o ataque, em especial na 2ª parte, altura em que passou a jogar como médio/extremo direito.

Rolando – 4. Seguro a defender, com uma ou outra pequena falha. Golo pleno de oportunidade.

Pelé – 4. Muito seguro também a defender e a incorporar-se em tarefas ofensivas.

Rui Jorge – 5. Excelente jogo. Talvez por há muito não vermos um defesa esquerdo de qualidade no Belenenses, fez logo uma diferença enorme. Centros teleguiados para a cabeça dos avançados, excelente posicionamento defensivo, quem diria que este homem não competia há 8 meses ao mais alto nível! Grande contratação. Viu-se a diferença quando Faisca entrou para o seu lugar.

Sandro – 3. O meio-campo era todo dele, mas depois do 1º amarelo e de ter visto a “pinta” do árbitro, devia ter tido mais cuidado nas entradas à bola. No entanto foi muito mal expulso.

Ruben Amorim – 3. Bons pés e hoje, finalmente, boa condição física. No entanto a 1ª parte foi fraca, tendo subido de rendimento na 2ª metade.

Fábio Januário – 4. A surpresa da equipa inicial. Descaído sobre a direita em tarefas mais defensivas, teve um enorme pulmão enquanto durou. Ressentiu-se fisicamente e foi bem substituído.

Silas – 5. Hoje libertou-se do lado esquerdo e andou pelo campo inteiro como condutor de jogo. E encheu o campo, tanto a atacar como a defender. É este o Silas que o Belenenses precisa.

Ahamada – 5. O melhor em campo. Jogando fiinalmente como 2º avançado, tanto à esquerda como à direita, fez alarde da sua enorme velocidade e capacidade de drible. Grande jogo, ao nível do grande jogador que é, coroado com 3 golos.

Romeu – 4. Lutador incansável, apontou finalmente o 1º golo ao serviço do Belenenses. Jogou, fez jogar e mostrou que se pode contar com ele até ao fim do campeonato.

Vasco Faísca – 1. Entrou para o lugar de Rui Jorge e infelizmente fez logo questão de mostrar o porquê da contratação do nº 23. Pouco confiante a defender, não sobe, decididamente não é defesa esquerdo. Que tal uma oportunidade a central?

Pinheiro – 2. Substituiu Fábio para refrescar o meio-campo. Ainda teve tempo para algumas arrancadas em direcção à baliza contrária e dois remates

Dady – 1. Jogou 15 minutos, mas teve a tarefa ingrata de substituir Ahamada. Ao contrário de Leiria, hoje não conseguiu entrar no jogo.

José Couceiro – 4. Equipa bem montada de acordo com as características do adversário. Substituições pouco conseguidas, especialmente as entradas de Faísca e de Dady. Realce pela coragem de finalmente tirar Paulo Sérgio da equipa e de o jogo fluir logo melhor.