quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
Na 18ª jornada (e primeira da segunda volta da Liga de Honra volta, o Varzim recebeu o Maia, até então 11º classificado com 20 pontos, empatanto a zero bolas. Foi um jogo muito pobre muito por força do estado do terreno inicialmente encharcado e que, poucos minutos depois do início do jogo estava transformado num batatal lamacento.

Logicamente que desta forma houve poucas oportunidades de golo.

De Eliseu sabe-se apenas que alinhou durante 45 minutos (a primeira parte) e que não recebeu qualquer punição disciplinar. Sabendo que Eliseu é um jogador mais tecnicista e velocista não será difícil entender as razões da sua saída sem sem por lesão sofrida que, tanto quanto sabemos, não ocorreu.

O Varzim mantém-se na 9ª posição com 24 pontos, mantendo também os 10 pontos de distância da zona de promoção (sobem apenas 2 clubes à principal liga do futebol português e a apenas 5 pontos da zona de despromoção (descem 6 equipas à Segunda Divisão Nacional).

Na próxima jornada, a 19ª, o Varzim desloca-se à Covilhã para defrontar o Sporting local, o actual 6º classificado com 28 pontos (mais 4 que o Varzim).
Covilhã, curiosamente a mesma cidade de que é natural Carlos Xistra, o árbitro nomeado para o Varzim - Maia do passado fim-de-semana e que expulsou dois jogadores do Varzim perto do fim da partida e mostrou o 5º amarelo a outro. Curiosidades...

Eliseu esteve ontem, infelizmente, na ordem do dia através de uma notícia publicada no jornal “O Jogo":
"Entretanto, foi apanhado nas malhas do doping no final do encontro com o Moreirense, a contar para a 11ª jornada, e esta segunda-feira a Comissão Nacional de Anti-Dopagem realizou a contra-análise do teste.
No caso de se confirmar a existência da substância proibida, o avançado varzinista cumprirá um castigo nunca inferior a seis meses, regressando à competição apenas na próxima temporada.
Recorde-se que este é o terceiro caso de doping a afectar o Varzim nos últimos dois anos, depois de Mendonça, há duas épocas, e de Coste, na última temporada.
"

Isto é algo que me preocupa e entristece bastante. O Eliseu é jogador do Belenenses. Aqui jogou julgo que 3 épocas sem que nada lhe tenha sido detectado.
Não sendo um caso isolado em jogadores do Varzim, como é referido, há aqui algo estranho. Sem que com isto esteja a insinuar comportamentos menos correctos por parte de um clube, como o Varzim, instituição quase centenária que me merece o maior respeito.
Todos sabemos que tudo o que actualmente rodeia o doping e o que está em causa, em que vários atletas são injustamente tratados como faltosos e afinal o uso da substância não foi feito conscientemente, o que em nada impede o manchar do seu registo ou o castigo e consequente afastamento da competição.
Esperamos, no entanto sem grande esperança pois tal raramente acontece, que a contra-análise não confirme o primeiro valor. Pelo menos que seja possível detectar a origem da substância proibida e assim contribuir para o esclarecimento do caso.

Acompanharemos com atenção os próximos desenvolvimentos deste caso. Independentemente do resultado e dos contornos, Eliseu merece toda a minha solidariedade porque é, antes de tudo, um ser humano. Força Eliseu!



Jorge Tavares
O Olivais e Moscavide, na 14ª jornada disputada no passado domingo, recebeu o Odivelas (treinado pelo “nosso” Rui Gregório), o então 11º classificado, tendo saído derrotado por 0 - 2.

O jornal “A Bola” refere:
Surpreendida pelo golo madrugador do Odivelas, a equipa da casa de imediato tentou reagir, perdendo algumas oportunidades. A segunda parte foi marcada por um equilíbrio, apenas desfeito pelo segundo dos forasteiros. O golo de honra do Olivais e Moscavide aceitava-se bem. ”.

Jorge Tavares esteve novamente ausente do onze inicial e dos suplentes utilizados. Não temos indicação sobre se terá estado no banco ou se não foi sequer convocado.

O Olivais e Moscavide caiu para o 5º lugar, com os mesmos 24 pontos, a 5 pontos do líder que continua a ser o Louletano.

Na próxima jornada, que se realiza a 22 de Janeiro, o Olivais e Moscavide desloca-se a Setúbal para defrontar a equipa B do Vitória, actualmente classificada na 12º posição com 16 pontos.

Caso alguém tenha informações sobre a situação do Jorge Tavares agradecemos que nos comuniquem de forma a partilhá-la com todos os leitores.



Gonçalo Brandão
O jogo aprazado para esta 2ª feira, frente ao Watford, foi adiado.
Assim Gonçalo não esteve em acção, nem foi detectada sobre ele qualquer notícia, quer internamente quer internacionalmente.

Aguardam-se notícias resultantes das negociações que deverão estar em curso entre os responsáveis dos dois clubes, em virtude do recentemente anunciado. Ou seja, que o Charlton teria solicitado ao Belenenses que alargasse o prazo para aquisição imediata do passe do jogador.

O próximo jogo do Charlton, nas liga de reservas, está marcado para a próxima 2ª feira às 19h00. O Charlton receberá então o Southampton, sendo que o jogo não será disputado no “The Valley” como habitualmente acontece, mas sim em Welling.



Comentário

A prospecção
Estar de olho nestes não significa não estar de olho em mais ninguém.

Obviamente que não nos referimos a esta rúbrica em particular mas antes aos jogadores que estão a ser seguidos no âmbito das funções atribuídas ao Gabinete de Prospecção recém revitalizado e actualmente sob a orientação de Tuck.

Tuck é um homem conhecedor do meio. Futebolista recém-retirado da competição, aliás mal, pois na época transacta bem falta fez e nesta também, terá uma rede de contactos apreciável. Isto no mercado nacional. No internacional contará com outro tipo de “apoios”.

Perguntarão: Mas porque vem isto a propósito? Vem a propósito da contratação anunciada a semana passada de Dady. Foi publicamente referido que este é o primeiro jogador contratado fruto do trabalho do gabinete de prospecção após algum tempo de observação.

Claro que o Dady apenas jogou alguns minutos, não tem experiência de primeira divisão, etc, etc.. Face ao que temos visto de muito do que cá temos, sinto-me tentado a dizer – ainda bem que não!
Precisamos exactamente disto, de sangue novo. De jogadores que tendo os predicados técnicos e físicos necessários, possuam igualmente uma grande disponibilidade de trabalho e uma ambição de singrarem na carreira. Que é exactamente o oposto de outros que chegam ao Belenenses parecendo que para cumprir tempo até terminarem a carreira e de forma cómoda.

Por isso felicitamos o que parece ter sido um bom trabalho de prospecção, num sector da equipa que estava especialmente necessitado. Outros há na mesma situação, agora o tempo o dirá se há também a correspondente verba necessária à sua contratação.

A este gabinete de prospecção e seus colaboradores, e ao Tuck em especial, desejo as melhores felicidades. E, especialmente, que não lhe entupam o caudal de trabalho. Que a SAD se dote de meios técnicos de observação do que chega proposto pelo gabinete de forma a que possamos continuar a rejuvenescer um plantel idoso. Não em idade. Em atitude.


Uma (rara) postura profissional e de respeito pelos adeptos

Vem a propósito da última frase do ponto anterior – Atitude. E vem também a propósito do que algumas alterações felizes ao modo como é gerida e disponibilizada a informação no Site Oficial.

Independentemente de tudo o que é necessário fazer, e mesmo construir do zero, no que respeita a outros canais de propaganda e comunicação do Belenenses e, não desdenhando, saber que o site é lido por uma quantidade residual de Belenenses face ao universo total de Belenenses, não posso deixar de reparar em algumas diferenças recentes que considero bastante positivas.

Sintetizando-as:

- a criação de banners apelativos referentes a serviços prestados pelo Clube. No caso o Bingo e o sempre apelativo valor actual do prémio acumulado. Chama a atenção.

- o maior destaque, também pela criação de banners apelativos, dado aos preços dos bilhetes para os jogos no Restelo.

- a criação de mais conteúdos sobre o futebol, apesar do longo caminho ainda a percorrer. Isto inclui a publicação de informação sobre as actividades e resultados dos escalões de formação (futebol juvenil), a publicação do programa de trabalhos da equipa principal e, ainda a rubrica de Flash-Interview.

É exactamente nesta última que li esta semana o Rui Ferreira demonstrar fora do campo a mesma postura profissional que demonstra em campo. Aguerrida, aberta, franca e honesta. Também Marco Aurélio enfrentou os seus erros de peito aberto o que está de acordo com a sua postura inatacável, que para mim é apenas uma das muitas razões para o admirar como atleta e como homem público ou figura pública.

Passo a citar Rui Ferreira:
Rui Ferreira: «Temos de reflectir porque entramos assim nos jogos...»

P: Qual a sua análise a este jogo com o Sporting?

R: Na primeira parte não entrámos da melhor maneira, mas na segunda parte parte entrámos muito melhor que o Sporting. Não tivemos a sorte do jogo, pois se tivéssemos concretizado o penalty, penso que ganharíamos o jogo.
Temos é de reflectir e perceber porque é que entramos assim nos jogos.
Temos de entrar nos jogos à imagem do que fizemos na segunda parte, e não entrar em campo «a ver o que vai dar».
Os adeptos devem saber que queremos dar a volta por cima e que queremos jogar sempre como jogámos a segunda parte. Sabemos a tristeza dos adeptos, e acreditem que também estamos muito tristes.


P: O adversário desta noite merecia o receio que demonstrámos inicialmente?

R: Nem o Sporting, nem ninguém. Não podemos entrar receosos, contra nenhum adversário, na nossa casa! Não sei, às vezes são circunstâncias do próprio jogo, que nos levam a recuar um bocadinho, e se calhar também estávamos apreensivos na sequência do resultado contra o Gil Vicente. Mas, de facto, o receio que demonstrámos ajudou o Sporting a crescer. Agora, quero deixar muito claro aos adeptos que estamos muito tristes e muito empenhados, e confiantes, que vamos «dar a volta a isto».


P: Satisfeito com a sua exibição?

R: Procuro sempre dar o máximo e o melhor, mas, naturalmente, troco uma boa exibição minha pelo triunfo da minha equipa.


Simples não é? Rui Ferreira, homem correcto e vivido, jogador de futebol, entende o que sente o adepto. Lembra-vos alguém? Por antítese, claro.