domingo, 1 de janeiro de 2006

Neste dia, em . . .

1932 – Inicia-se actividade do Andebol

Introduzida no clube pelo grande Acácio Rosa – que viria também a ser o 1º seleccionador nacional –, esta modalidade, sem desprimor para outras, viria a revelar-se, pelos tempos fora, porventura a de maior importância e tradição no Belenenses, a seguir, bem entendido, ao Futebol.

Image hosted by Photobucket.com

É facto geralmente reconhecido e não contestado que o Belenenses tem mesmo a melhor e mais poderosa escola andebolística do país.

Na memória do autor destas linhas estão indelevelmente gravados os vibrantes duelos entre o Belenenses e o Sporting, no início da década de 70, para os Campeonatos Nacionais e de Lisboa. Eram jogos de intensa rivalidade, discutidos palmo a palmo e apaixonadamente seguidos pela massa adepta dos dois clubes, sendo a nossa muito maior do que é hoje. Note-se que, então, os sucessos em outras modalidades não serviam para menorizar a importância fundamental do Futebol, como paliativo para os (eventuais) insucessos da modalidade que está no próprio nome do clube.

Em 74 anos de actividade, o Belenenses acumulou um palmarés realmente impressionante:

6 Campeonatos Nacionais (1 deles, na variante de 11)
1 Campeonato Metropolitano
4 Taças de Portugal
2 Supertaças
9 Campeonatos de Lisboa (5 deles, variante de 11)
9 Campeonatos Nacionais de Juniores (3 deles, variante de 11)
1 Campeonato Nacional de Juvenis
11 Campeonatos de Lisboa, em Juniores (3 deles, variante de 11)
5 Campeonatos de Lisboa, em Juvenis
1 Campeonatos de Lisboa, em Iniciados
1 Campeonato de Lisboa, em Infantis
1 Taça de Portugal, no Sector Feminino
1 Campeonato de Lisboa, no Sector Feminino
1 Campeonato de Lisboa, em Juniores Femininos

Image hosted by Photobucket.com

Os Campeonatos Seniores foram ganhos em 1948 (Andebol de 11), em 1974, 1976, 1977, 1985 e 1994.

Existe alguma esperança – embora não se ignorem as dificuldades – de que este ano se conquiste mais um Campeonato.

As Taças de Portugal foram vencidas em 1974, 1978, 1982 e 1984 (Sector Masculino) e em 1976 (Sector Feminino).

O primeiro jogo, disputado em 1932 – então na única variante existente, a de Onze -, foi com o Benfica, e o Belenenses estreou-se auspiciosamente vencendo por 4-0. Seguiu-se a 1ª participação no Campeonato de Lisboa, onde nos quedámos pelo 4º lugar. Nesta competição, a primeiras das 9 vitórias que obtivemos foi em 1940.

Image hosted by Photobucket.com

Acrescem ainda várias participações europeias, nas diferentes Taças. Neste âmbito, o Belenenses foi a primeira Equipa Nacional a ganhar um jogo fora em competições europeias e foi, igualmente, a primeira Equipa Feminina Portuguesa a participar em tais competições.



1945 – Realiza-se nas Salésias o 1º jogo internacional de Andebol em Portugal

As Salésias punham o Belenenses, em muitos aspectos, como detentor do melhor complexo desportivo de Portugal, tanto em Futebol, como em outras modalidades, como em dimensões e nas condições gerais de que o público beneficiava.

Foi pois naturalmente que o nosso Parque Desportivo acolheu o 1º jogo internacional de Andebol efectuado em Portugal, entre as Selecções de Lisboa (comandada por Acácio Rosa) e de Madrid.