domingo, 19 de fevereiro de 2006

Neste dia, em . . .

1957 – Belenenses vence Newcastle por 2-1

Nesta data o Belenenses recebia e vencia, no recém inaugurado Estádio do Restelo, o Newcastle, por 2-1.
Não se julgue que o Newcastle era uma equipa inglesa qualquer. Não era.

Image hosting by Photobucket

O Newcastle United atravessava, aliás, um dos melhores momentos da sua história. Uma década de ouro consolidada pela conquista, na década de 50, de 3 Taças de Inglaterra (1951, 1952 e 1955).

É um clube com tradição em Inglaterra com um total de 6 vitórias na Taça de Inglaterra e 4 Campeonatos Nacionais a que juntou, em 1969 a sua única conquista internacional – a Taça das Cidades com Feira, que se viria a designar mais tarde como Taça UEFA.

Image hosting by Photobucket

Era por isso uma equipa com categoria a que o Belenenses venceu. Nela pontificavam nomes que marcaram uma época em Inglaterra, como Bobby Mitchell ou Milburn.

No Belenenses, como sabemos, alinhavam nomes como José Pereira, Carlos Silva, Vicente, Di Pace, Dimas e Matateu, entre outros.
No final dessa época de 1956/57, o Belenenses classificou-se na terceira posição do Campeonato, atrás de Benfica e Porto, primeiro e segundo classificados respectivamente, e à frente do Sporting.

Uma curiosidade a rodear este encontro. Encontrava-se ancorado em Lisboa desde a manhã do dia anterior ( 2ª feira), o Iate real inglês – Britannia, que trouxe a Lisboa, na sua primeira visita oficial a Portugal, enquanto tal, a Raínha Isabel II de Inglaterra.

Estiveram, por isso, a assistir ao jogo, além de muitos ingleses radicados em Portugal, muitos ingleses que faziam parte da tripulação e comitiva do Britannia.

Note-se, aliás que a Rainha de Inglaterra visitou o Estádio do Restelo - o que mostra o conceito em que o nosso estádio era tido. De resto, os jogadores do Newcastle confessaram-se maravilhados com o Restelo...