sábado, 4 de março de 2006

Dossier Meyong - Comunicado da SAD Demissionária

Publicado hoje, 3 de Março de 2006, pelas 21h, no Site Oficial.

A Administração demissionária de «Os Belenenses» - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD fez chegar ao portal oficial um comunicado elaborado no passado dia 2 de Março que pelas razões conhecidas só agora foi possível tornar público.

COMUNICADO


Considerando as notícias que recentemente têm vindo a público relativamente à transferência do atleta Meyong para o Lokomotiv de Moscovo e atentas as declarações públicas dos agentes FIFA Olivier Sylvan e Paulo Teixeira, entendeu a Administração demissionária de «Os Belenenses» SAD emitir os seguintes esclarecimentos:

1. Como consequência da excelente época efectuada até ao início de Janeiro e da performance de grande notoriedade internacional realizada na última edição da CAN – disputada, como é do conhecimento público, no Egipto entre os meses de Janeiro e Fevereiro – o atleta de «Os Belenenses», SAD Albert Meyong Ze passou a estar referenciado por inúmeros clubes e empresários.

2. Por força do constrangimento de abertura do mercado foram surgindo vários contactos de clubes interessados, todos eles localizados em países onde ainda existia a possibilidade de registar a inscrição imediata do atleta.

3. «Os Belenenses», SAD receberam um primeiro contacto de um clube da Arábia Saudita, com o qual chegou a haver uma plataforma de acordo, que nunca chegou a ser desenvolvida devido à recusa do jogador em exercer a sua profissão naquele país, recusa essa que foi compreendida e aceite pela Administração.

4. Posteriormente, no dia 10 de Fevereiro, teve lugar uma reunião entre a Administração de «Os Belenenses» SAD e os representantes mandatados do Lokomotiv de Moscovo, Srs. Olivier Sylvan e Louis de Vries, na qual foi transmitida a intenção deste clube em chegar a acordo com vista à contratação imediata do jogador Meyong. O mandato do Lokomotiv de Moscovo, assinado pelo seu presidente, foi apresentado e a Administração conserva em seu poder a respectiva cópia.

5. Após ter sido informada por aqueles agentes e pelo próprio atleta de que ambas as partes teriam já chegado a um acordo prévio – nomeadamente no que diz respeito à assunção do atleta em jogar no campeonato russo e a um eventual acerto em relação aos salários a auferir – a Administração de «Os Belenenses» SAD, em conjunto com o Presidente do Clube, iniciou o processo negocial com vista a definir as condições em que procederia à transferência dos direitos de representação desportiva do jogador para o Lokomotiv de Moscovo, tendo logrado chegar a um entendimento no dia 11 de Fevereiro.

6. Pelas 23h30 do dia 11 de Fevereiro, quando estavam a ser ultimados todos os pormenores com vista a concretizar aquela transferência, a Administração d´«Os Belenenses» foi surpreendida com a informação de que o agente do jogador, Sr. Paulo Teixeira, não estaria a par daquele processo negocial e que o mesmo deveria ter a sua intervenção, sem a qual o jogador não daria o seu aval.

7. Após reuniões realizadas já na madrugada do dia 12 de Fevereiro, devido à incompatibilidade das posições assumidas pelos representantes do jogador e do Lokomotiv de Moscovo, frustrou-se a concretização imediata daquela transferência.

8. Apesar daquela circunstância, por subsistir interesse de todas as partes em concretizar o referido negócio, continuaram a ter lugar diversos contactos negociais, desta feita sob a condução do Sr. Paulo Teixeira que, para o efeito, apresentou um novo mandato do Lokomotiv, em papel timbrado do clube, mas com a assinatura de um outro elemento – o Chairman. A cópia deste segundo mandato encontra-se também na posse da administração.

9. «Os Belenenses» SAD rejeita liminarmente discutir em público qualquer pormenor relativo ao processo negocial supra-mencionado, por entender que os mesmos se revestem de carácter confidencial. De qualquer forma, não podemos deixar de repudiar a forma insidiosa e leviana como o Sr. Paulo Teixeira veiculou os valores das eventuais negociações tentando demonstrar que a Administração da SAD e o presidente do Clube teriam agido de forma dolosa acordando aparentemente um valor que lesaria os interesses da SAD. Gostaríamos, assim, de reiterar que o suposto acordo de 2.5 milhões de euros apresentado pelo agente do atleta no seu comunicado era um valor ilíquido, ao qual, efectuadas as deduções – comissões, Fundo de Solidariedade da FIFA, etc. – acabava por representar um valor da ordem de grandeza do acordo inicial.

10.
Apesar daquela posição, lamenta-se e estranha-se que os agentes envolvidos no processo negocial supra-mencionado, ao invés de preservarem a confidencialidade devida pela natureza dos respectivos mandatos, tivessem procurado dirimir em público questiúnculas de carácter pessoal, que prejudicaram o objectivo a que, aparentemente, se propuseram e que em nada os dignifica.

11. Lastima-se igualmente a forma incorrecta, bem como a falta de rigor e verdade, com que o agente do atleta se pronunciou sobre alguns aspectos das negociações até então mantidas, colocando em risco a transferência do seu representado, em prejuízo do próprio.

12. A Administração de «Os Belenenses» SAD reitera, para finalizar, que nunca pretendeu fazer um negócio que não servisse os soberanos interesses da Sociedade Anónima Desportiva. A eventual transferência de um activo de «Os Belenenses» SAD terá sempre de salvaguardar os interesses da Sociedade Desportiva e nunca dos agentes envolvidos. Nessa circunstância, o aparecimento de dois mandatos provenientes do mesmo clube aconselharam, por prudência e bom senso, que as negociações tivessem de ser suspensas.

13. O atleta Meyong manter-se-á no quadro de atletas profissionais de «Os Belenenses» SAD e, como grande profissional que é, dará o seu contributo para os jogos do Campeonato que ainda restam.

Lisboa, 2 de Março de 2006.

A administração de «Os Belenenses» SAD,

José Carlos Barros Rodrigues
Jaime Fernandes Monteiro
Vítor Godinho