domingo, 5 de março de 2006

Rio Ave - BELENENSES: Antevisão

Nota prévia:
Este artigo foi terminado na tarde de 6ª feira. Quando “fôr para o ar”, na madrugada de Domingo, já se terão realizado 4 jogos, 3 dos quais aqui são “previstos” os respectivos resultados. São eles o Guimarães – Setúbal, o Naval - Marítimo e o Estrela da Amadora – Benfica, pelo que terão de acreditar (se quiserem) na seriedade do autor.



Pois é... Esta semana calhou-me a fava.

Face a tudo o que temos assistido, como é possível fazer uma antevisão de um jogo do Belenenses?

Fico-me pelos factos conhecidos? Dou a minha expectiva? Se assim fosse escreveria apenas duas linhas... Algo como:

- Com este tipo de “trabalho” que a equipa faz, com esta equipa “técnica” e com a “pressão” dos dirigentes (todos), perdemos.

- Se nos apresentarmos com a postura do jogo com a Naval, perdemos.

Fechava o “post” e saía.

Ando para aqui eu armado em tanso (leia-se belenenses adepto praticante quinzenal ou às vezes até mais do que isso, sócio e outros nomes que se dão a essa espécie em vias de extinção na tundra resteliana) a pensar que uma equipa profissional só pode apresentar resultados com trabalho fora e dentro do campo? Que passe horas a treinar os tão propalados automatismos, em treinos sectoriais com repetição atrás de repetição até sair como deve ser, com sessões colectivas de estudo das capacidades do adversário dos seus pontos fortes e pontos fracos, para assim melhor os aproveitar? “Cena marada man!” (como diz o António Feio). Aquele Mourinho, ou lá como se chama, espanta-me que com trabalho e método esteja onde esteja... Onde raio estão as folgas no plano dele? E o “Abramas” que lhe apara os golpes? De loucos.

Como está visto que “cenas à coelho” comigo não dá (entrar-sair-e-já-está), decidi demorar-me mais um pouco. Bolas, sou um gajo com imaginação ou dela a presunção.

E eis-me a colocar o turbante e a tentar animar a malta sem recorrer a “populismos” fáceis, “cenas” com bilhas de gás e outras que tais que fazem as delícias de todos de uma maneira geral (e muito bem).

É que colocar o turbante é um direito que me assiste, pelo raciocínio análogo que nos permite considerar Couceiro como treinador de futebol, tornar-me numa espécie de Zandinga (paz à sua alma – representante da única “ciência” que dá o Belenenses como salvável com os actuais métodos de “treino” e de “dirigismo amador/profissional”).

Vamos a isto:

Antes de mais, questiono-me (é o que me resta) se os meninos recebem o vencimento a horas, ou se não? Sempre seria uma boa desculpa. Dava para entender alguma coisa. Sem isso... não consigo. Mas mesmo que fosse verdade saber-se-ia publica e assumidamente? Claro que não. Isso seria, (como diz CPA) quebrar a “Pax Cabraliana, que obriga a não hostilizar o antecessor (o inimigo vive dentro de nós) que fez da estabilidade financeira o seu epíteto/cognome, a coroa de glória. Se é verdadeira ou falsa, sinceramente não sei, mas suspeito.

Se, por absurdo, ou milagre qualquer, extra questões do parágrafo anterior, tenha, mesmo assim, havido um qualquer assomo de profissionalismo à moda do Sado, e os meninos (mais Cou-Cou y sus muchachos) trabalharam a sério esta semana – mais que a habitual meia duzia a 3/4 de dúzia de horas – talvez tenhamos hipoteses de não perder.
Sérios riscos teriam sido corridos de encaixar o planeamento de uma jogada de quatros ou menos passes consecutivos nos seus amendoíns e isso, sabemos todos, poderá causar lesões sérias e irreversiveis num determinado orgão do sistema nervoso central que (verdade seja dita) raramente vemos provas da sua utilização (não sei porquê agora lembrei-me do Paulo Sérgio).
Caso contrário do alto do meu turbante (não explosivo ao contrário das gravuras idiotas), antevejo o seguinte para esta semana

Factos:

O Belenenses joga com o Rio-Ave,

O Estrela da amadora recebe o Benfica,

A Naval recebe o Marítimo

O Guimarães recebe o Setúbal.

O Paços de Ferreira vai a Penafiel

A União de Leiria recebe a Académica

E, por fim, o Gil Vicente vai a Alvalade defrontar o Sporting.


Previsão:

»»» Rio Ave (sem pressão, pois sem treinador) vence Belenenses (sem Silas nem ponta por onde se lhe pegue, mas com nova SAD o que alivia a pressão também):
Rio Ave: 29 pontos
Belenenses: 28 pontos

»»» Estrela da Amadora recebe e perde com o Benfica (lindos meninos)
Estrela da Amadora: 27 pontos
(Quero lá saber dos pontos do Benfica, infelizmente)

»»» Naval recebe e vence o Marítimo (embalado do estimulante administrado no Restelo e sem pressão pois continua sem treinador) o tal clube do Fajardo.
Naval: 27 pontos
Marítimo: 30 pontos

»»» Guimarães recebe e (con)vence o Setúbal, mesmo sem 2 penalties perdoados como na Madeira contra o Nacional. O bruxo é que manda. Estes têm treinador e não só...
Setúbal: 39 pontos
Guimarães: 27 pontos

»»» Paços de Ferreira goleia o Penafiel. De que estavam à espera?
Paços de Ferreira: 29 pontos
Penafiel: 11 pontos

»»» União de Leiria empata com a Académica
União de Leiria: 33 pontos
Académica: 27 pontos

»»» Gil Vicente cheio de benfiqueiros emprestados desunha-se e empata em Alvalade.
Gil Vicente: 28 pontos
(Quero lá saber dos pontos do Sporting, de novo, – infelizmente)


Resultado:

Resumindo classificativamente, teremos no final desta jornada:

Posição / Pontos / Clube

07º 39 Setúbal
08º 33 União de Leiria
09º 30 Marítimo
10º 29 Rio Ave
11º 29 Paços de Ferreira
12º 28 Gil Vicente
13º 28 Belenenses
14º 27 Académica
________________________________
15º 27 Naval
16º 27 Guimarães
17º 27 Estrela da Amadora
18º 11 Penafiel


E para já fico-me por esta cena (jornada). O filme (campeonato) já estamos todos com medo de ver como acabará.

Resta-me apenas este desejo profundo que tenho de ser tão bom nesta “arte” das previsões como Couceiro é treinador.

Se assim for talvez nos salvemos.


Sonhos AZUIS!