quarta-feira, 5 de abril de 2006

Os Mais e os Menos da Semana Azul

Esta semana fica marcada pela total e absoluta falência das “borlas” e dos “acompanhantes” aos jogos no Estádio do Restelo. Já estava mais do que provado, mas o que se passou no Sábado fez ver a toda ao Universo Azul o quão errada e injusta é esta situação. Pessoas de condição económica precária, que a maior parte das vezes fazem grandes sacríficios para se manterem sócias do Belenenses e pagarem os seus cativos, vêem-se humilhadas e insultadas em sua própria casa, na sua própria bancada, por adeptos adversários, que ainda por cima pagam menos do que eles. Diminui de dia para dia o número de sócios do Belenenses e o que faz esta Direcção? Prejudica os sócios e fá-los pensar muito seriamente se compensa continuar este autêntico masoquismo que é ser sócio e adepto do Belenenses.

O Belenenses foi altamente prejudicado pela arbitragem no último jogo com o Benfica. José Couceiro foi o primeiro a dizê-lo logo na Conferência após o jogo. Vi e ouvi alguns reputados jornalistas da nossa praça a afirmar o mesmo, João Querido Manha (TVI) e Rui Santos (SIC Notícias). Jorge Coroado arrasou completamente uma arbitragem deplorável. Que fez a nossa SAD? A nossa Direcção? O “nosso” Director-Geral? Nada! Mudos e quedos, como se nada fosse com eles, ou como se tudo fosse absolutamente normal! Apenas um comunicado 48 horas depois. Porquê? Não acharam a arbitragem vergonhosa? Parece que sim, porque em circuito fechado (site oficial) está lá uma crítica. Então, terá sido por ser contra o Benfica? Estranho, muito estranho...


O Râguebi júnior azul sagrou-se Campeão Nacional. Parabéns aos nossos jovens atletas. Em séniores, perdemos pela segunda vez, mas continuamos fortes candidatos ao título.

Em Andebol apurámo-nos para as meias-finais do “play-off”.



Os Mais da Semana

(+) Campeões Nacionais juniores de Râguebi. Parabéns rapazes.

(+) Segunda vitória em Andebol frente ao V. Setúbal e apuramento para as meias-finais. Só com portugueses na equipa é um caso a meditar.



Os Menos da Semana

(-) “Escort Club”. Clube de Acompanhantes. Promiscuidade total. A quem interessa esta promiscuidade? No Sábado o Restelo parecia uma casa de alterne. Modelo falido! Não há imaginação para mais?

(-) A Direcção faz apelos aos sócios para comparecerem e apoiarem o Belenenses nesta altura difícil. Os sócios comparecem, dentro das suas possibilidades. Mas a figura hierárquica nº 1 do Clube, não responde a esse apelo! Porquê? Num ano de mandato, deu posse à Direcção e Conselho Fiscal e presidiu a uma AG para votação do orçamento. Fraca representatividade do Clube. Num jogo em que esteve presente o presidente da C. M. Lisboa e o seleccionador nacional, entre outras figuras, com o presidente da Direcção no banco de suplentes, Machado Rodrigues não aparece. Gosta de Futebol? Gosta de ser presidente da AG do C. F. “Os Belenenses”? O que lá está a fazer então?

(-) O Belenenses foi escandalosamente espoliado pela arbitragem no jogo de Sábado. 48 horas depois surge um comunicado no site oficial, com palavras muito brandas, pecando por defeito (fala em dois penalties, quando são três mais do que óbvios) e nem sequer referindo o nome do adversário. Fraca defesa da honra.

(-) Mais uma derrota em futebol, com erros infantis de uma equipa que não teve capacidade psicológica para conseguir segurar um resultado positivo que cedo conquistou. Fomos roubados pela arbitragem, é mais do que certo, mas exigia-se mais atitude competitiva. A 2ª Divisão continua muito perto.

(-) Quanto ganha e que faz Rui Casaca na SAD do Belenenses? Nada, está provado. Mais uma vez o Belenenses foi espoliado e ele nada disse! Será por ter salários em atraso? Então coitado, nunca deve ter recebido um salário desde que está no Belenenses. É que... nunca falou!

(-) Mais uma derrota do Basquetebol em altura decisiva. Os projectos constroem-se com vitórias e destroem-se com derrotas. Resta aguardar agora pelo Campeonato.

(-) Na secção “O Pato” do jornal “O Jogo”, do passado Sábado, secção de “fofoquices” sobre futebol, vinha escrito que na próxima temporada José Couceiro passaria para a Administração da SAD e Jesualdo Ferreira seria o futuro treinador do Belenenses. Quanto à 1ª parte da notícia, apesar de achar que o lugar ideal de Couceiro é na SAD, como já defendi há dois anos, não creio que nesta altura ele abandone a carreira de treinador que pretende continuar. Quanto à informação de que Jesualdo Ferreira será o futuro treinador, parece-me mais um passo atrás. Sem menosprezo pelo trabalho desenvolvido em Braga, penso que nesta altura será um treinador estrangeiro a solução ideal para o Belenenses.

(-) É verdade que Mora (32 anos em Junho) e Zé Gomes (30 anos em Setembro), do Rio Ave, já estão contratados para a próxima época?

Até para a semana.