quarta-feira, 12 de abril de 2006

Os Mais e os Menos da Semana Azul

Mais uma rubrica a chegar ao fim, tal a quantidade de sinais negativos que nas últimas semanas tínhamos vindo a atribuir. Nem as vitórias em Basquete e em Futsal conseguem atenuar minimamente a humilhação sofrida na Madeira. Resta, como já vem sendo hábito nas últimas épocas, “acreditar”, não sei em quê, talvez nos resultados dos outros, como há duas épocas, porque se ficamos à espera dos “nossos”...

Deixo-vos aqui umas notas soltas para reflexão.

Humilhação na Madeira. Numa altura decisiva, voltámos a fraquejar. Não há qualquer tipo de responsabilização a estes “profissionais” que jogam quando querem e se querem.

Liquidação Total. Pague um e leve cinco, ou dez, conforme o freguês. Loja dos trezentos? Saldos chineses? Não! O Belenenses. Depois de 11 meses sem nada fazer (se excptuarmos uma QSU, remake de 17 quotas suplementares agrafadas, em versão autocolante) eis que no desespero surgem as malfadadas “borlas e acompanhantes”, solução velha e estafada. É o “canto do cisne” de um vazio de ideias e acções que nos acompanha há anos (décadas?) e que nos leva a ser a chacota do mundo futebolístico. Ah, o Belenenses não ganha no Restelo ao Setúbal há oito anos.

Jesualdo Ferreira. Volta-se a falar com insistência na hipóteses do actual treinador do Braga vir a ser o treinador do Belenenses na próxima época, se ficarmos na 1ª Divisão, presumo eu. Trata-se de mais um erro, enorme erro. Vem aí mais um ano zero, mudança de 60 ou 70% do plantel, com os resultados que se têm visto nas últimas épocas. É minha opinião que a aposta mais acertada será num treinador estrangeiro, sem os vícios habituais do futebol português, sem os discursos dos “grandes” e com um plantel organizado pelo Clube. Assim, vem mais um contentor de jogadores à medida do treinador, para se chegar a Janeiro e mudar tudo. Constata-se o erro e insiste-se no mesmo.

Basquetebol e Futsal. As alegrias do fim-de-semana.

Rui Casaca. Mais uma vez passa incólume a qualquer situação difícil na equipa. Já vamos no 5º treinador (Manuel José, Bogicevic, Inácio, Carvalhal e Couceiro) e o “Director-Geral” passa incólume, e calado, a três épocas futebolísticas desastrosas, sempre com mais derrotas que vitórias, com duas delas na luta pela manutenção. Porquê? Quem protege esta personagem? Até quando?

9 de Abril de 2005. Fez no passado Domingo um ano que se realizaram as eleições no Belenenses. Não é hora para balanços. É hora de salvar, mais uma vez, a equipa da descida. No fim da época falaremos sobre este assunto.

Jogadores e Treinador. Mais que uma nota, UM APELO. Já nem digo por vocês. Já nem digo por nós. Já nem digo pelo Clube. A tudo isto vocês têm demonstrado uma enorme indiferença durante toda a época. Pelos vossa Honra, pela vossa Dignidade, pelos vossos Filhos:

JOGUEM, LUTEM E GANHEM!

P.S.: Oh Zé Júlio, importas-te de repetir??? "Esta não é a altura para apontar uma pistola à cabeça de alguém ou encontrar culpados. Temos de estar unidos e, no final da época, então sim, há questões internas que têm de ser resolvidas, que não passam necessariamente pelo técnico, jogadores ou dirigentes!"