terça-feira, 9 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

Ante-scriptum: É sob pesado luto que publicamos este artigo que descreve a história de um Belenenses não correspondente com a realidade actual.



1948 – Festa de despedida de Rómulo Trindade (bicampeão nacional de Basquetebol)

Não é possível falar no Basquetebol do Belenenses e não falar nesse grande jogador que foi Rómulo Vinagre Trindade.

Foram vinte anos consecutivos de camisola azul ao peito. Rómulo Trindade veio para o Belenenses com apenas 13 anos, na época de 1928/29, alinhando nos infantis (designado actualmente por juniores). Na época seguinte, alinhou pela segunda equipa mais importante – a de Reservas – já a sénior. Não foi surpresa mas não deixou de ser um feito assinalável que diz bem da sua qualidade como jogador o ter alinhado aos 15 anos nas Primeiras Categorias.

O seu amor ao Clube fê-lo alinhar noutras modalidades, pois “Queria ser útil, queria um «Belenenses» maior que os maiores clubes”. Fez parte da equipa infantil de futebol e foi contemporâneo de Rafael (Campeão em 1946). Também no Ténis de Mesa Rómulo Trindade se destacou. Primeiro como atleta, sagrando-se várias vezes Campeão de Lisboa. Mais tarde como dirigente dessa modalidade foi responsável pela remodelação da secção sagrando-se Campeão em todos os passos que nos guiaram à Primeira Divisão.

Servem estes exemplos meramente para enquadrar a realidade dessa época. É inequívoco que o amor de Rómulo ao Clube era enorme, mas a sua modalidade de eleição, em que foi o expoente máximo na prática foi o Basquetebol. Aí sagrou-se Bicampeão Nacional e, numa época em que os encontros internacionais rareavam foi seleccionado para representar a Selecção de Lisboa. Foi dirigente da secção feminina de Basquetebol que a certo momento foi apelidada de – A Invencível – em que pontificavam nomes como Cremilda Lima Rosa, Hermengarda Lima, Maria Júlia, Maria de Lourdes Rio, Isaura Duran, etc.

Pelo seu inexcedível contributo ao Belenenses recebeu as medalhas de Assiduidade Desportiva, Mérito e Valor Desportivo (atribuídas em 1946) e a de Dedicação (em 1947). Foi também designado Sócio de Mérito.

Abandonava a prática desportiva, aos 33 anos, recebendo do Clube a devida festa de despedida em sua homenagem. Neste dia, em 1948. Desde então, o Belenenses não mais conquistaria títulos no principal escalão masculino.



2002 - Carlos Campos vence o Grupo A da Taça do Mundo de Pentatlo Moderno

Referimo-nos já a Carlos Campos, em 23 de Abril. Relembramos apenas, nesta ocasião, que Carlos Campos foi Campeão Nacional de Pentatlo Moderno no período de 2000 a 2005 e Campeão Europeu de Juniores em 2001.

O Belenenses é hoje, indiscutivelmente, um dos expoentes máximos do Pentatlo Moderno nacional e no seu quadro de penta-atletas, sem desprimor para os restantes, Carlos Campos destacou-se largamente ao sagrar-se, novamente em 2005, Campeão Nacional Absoluto e Vencedor da Taça de Portugal, liderando o ranking nacional.

A nível internacional Carlos Campos integrou o grupo de atletas pré-seleccionados para os Jogos Olímpicos de 2004, tendo participado também no Campeonato da Europa de Seniores e Final da Taça do Mundo.
É precisamente desta última competição a etapa que neste dia assinalamos. Uma das que conduziu Carlos Campos à Final da Taça do Mundo, realizada em Budapeste, em que se viria a classificar-se na 22ª posição, ainda melhor que a obtida (26ª posição) pouco antes no Campeonato da Europa de Seniores e que decorrera previamente.

No final de 2002, Carlos Campos ocupava o 55º lugar do ranking mundial.