sábado, 27 de maio de 2006

Neste dia, em . . .

1928 – Estreia em Jogos Olímpicos, com Augusto Silva, Pepe e César de Matos a representar a Selecção Nacional de Futebol. Alfredo Ramos foi também convocado. Pepe bisa na vitória sobre o Chile

Os Jogos Olímpicos de 1928, em que então (diferentemente de agora) participavam os melhores futebolistas do mundo, foi a primeira – e única, até 1966 – grande competição internacional em que a Selecção Portuguesa participou.

Como já referimos várias vezes, o Belenenses foi o clube a dar mais jogadores à Selecção: Augusto Silva, César de Matos, Pepe e Alfredo Ramos (embora este não tenha chegado a jogar. Já agora refira-se que foi ele o marcador do golo decisivo na nossa primeira grande vitória numa prova oficial, o Campeonato de Lisboa de 1926).

Photobucket - Video and Image Hosting

O primeiro jogo teve lugar nesta data. Portugal venceu o Chile por 4-2, depois de termos estado a perder por 0-2. Pepe marcou dois dos nossos golos. Aos 40 minutos, fez o 2-2, correspondendo de forma fulminante a cruzamento do “nosso” César de Matos.

Aos 60 minutos, desta vez de cabeça, José Manuel Soares “Pepe” fez o 3-2.

Photobucket - Video and Image Hosting

O jornal “Os Sports” considerou Pepe “o melhor dos nossos avançados”. Por sua vez, o “Diário de Lisboa”, pela pena de Cândido de Oliveira, escrevia que Pepe “Entre todos, fez uma partida admirável, lutando com uma energia fantástica de princípio ao fim. E foi o grande ‘shootador’ da equipa. Sempre em jogo, quase 50 por cento dos ‘shoots’ ao ‘goal’ do Chile foram lançados por este jogador”.