sábado, 22 de julho de 2006

Comunicado oficial sobre a pouca vergonha no "Caso Mateus"

Sobre o chamado “Caso Mateus”, entenderam “Os Belenenses” S.A.D. e o Clube de Futebol “Os Belenenses”, prestarem as seguintes informaçőes:

1. A forma como desde início de Maio decorre o chamado “Caso Mateus” é demonstrativo da total incapacidade dos Órgăos que superintendem o Futebol Nacional.

2. Assistimos durante a ultima semana ŕ utilizaçăo de processos que julgávamos há muito erradicados da Sociedade portuguesa.

3. As manobras vergonhosas, os conluios, os compadrios utilizados durante estes cerca de 2 meses e meio, ficaram totalmente a nu no decorrer desta semana.

4. Os protagonistas deste caso, nomeadamente o Desembargador Gomes da Silva e o Advogado Domingos Lopes, independentemente da sua eventual responsabilidade disciplinar e criminal, demonstraram claramente năo possuírem condiçőes éticas e morais para integrar qualquer cargo a nível nacional de índole desportiva.

5. Na sequęncia da estratégia definida para este caso e já amplamente divulgada, “Os Belenenses” S.A.D. văo, de imediato, informar os Organismos Internacionais dos recentes desenvolvimentos, de modo a habilita-los a intervir em prol da celeridade da decisăo deste caso.

6. Atendendo a que a FIFA tem seguido com muita atençăo a evoluçăo do chamado “Caso Mateus”, certamente irá proceder em conformidade.

7. Em casos semelhantes a FIFA actuou suspendendo a participaçăo dos clubes e das selecçőes dos respectivos países nas competiçőes internacionais.

8. Se tal vier a acontecer “Os Belenenses” SAD năo se sentirăo minimamente responsáveis pelos enormes prejuízos que virăo a ser causados ao Futebol Portuguęs, à sua Federaçăo e clubes.

9. A Responsabilidade caberá, por inteiro, a quem, objectivamente, obstruiu a justiça, alimentando manobras dilatórias, ridículas, tendo em vista o entorpecimento da Justiça.

10. Também săo responsáveis os que, pelos cargos que ocupam, podiam e deviam exigir celeridade neste processo e năo desenvolveram nenhum esforço nesse sentido, continuando a agir como se nada se passasse e que tudo estivesse a ser transparente e claro.


Lisboa, 21 de Julho de 2006

A Administraçăo dos Belenenses SAD

A Direcçăo do Clube de Futebol «Os Belenenses»