quinta-feira, 17 de agosto de 2006

«BELENENSES SEMPRE»: O FINAL

Conforme há muito estava determinado, ao perfazer um ano, chega ao fim este espaço. Julgamos que se escreveu com bastante quantidade e qualidade sobre o presente, o passado e o futuro do BELENENSES – milhares de páginas originais (quase dois milhões de caracteres), além de mais de mil imagens e o filme “BELÉM ATÉ MORRER” (no topo da coluna da esquerda, na página), esboço de algo muito maior e melhor. Infelizmente, os factos deram-nos razão muitas vezes, demasiadas vezes. Oxalá tal não tivesse acontecido. Seja como for, cumpriu-se o que havia a cumprir.


Saímos, assim, definitivamente, de um meio onde (lamentavelmente) o verdadeiro amor pelo BELENENSES e a inteligência para distinguir, escasseiam muito; e onde abunda a vulgaridade, a sacanice, o desrespeito (até, e sobretudo, pelo Clube), a invejazinha, a baixeza mais vil e, acima de tudo, muita vaidade: uma vaidade parva e balofa. Como dizia George Bernard Shaw: "Never wrestle with a pig. You get dirty and besides the pig likes it". É por isso que a essa gente serve um BELENENSES pequenininho (para nele se destacarem e fingirem grandes), é por isso que não os aflige a sangria de sócios e assistências, é por isso que destilam fel ao ver o seu reino de mediocridade posto em causa, é por isso que cantavam felizes da vida enquanto o BELENENSES agonizava e caminhava para o abismo - da despromoção e não só – e se insultavam os que, angustiados, tentavam alertar. Infelizmente, há também quem tenha a memória curta. Por isso, já nem se reage aos maiores vexames e aplaudem-se os obreiros das nossas desgraças.


A muitos desses, agradecemos que nos esqueçam, porque também alguns de nós os preferimos esquecer, até os podemos voltar a olhar imaginando, querendo acreditar, que são belenenses dignos.


Ressalvamos e saudamos as devidas, embora relativamente raras, excepções: os verdadeiros amigos e, sobretudo - porque estamos num clube de futebol e não num clube de chá das cinco –, os que verdadeiramente amam o BELENENSES, os que verdadeiramente têm capacidade para ver e fazer, os que têm coragem, os que são dignos e coerentes (mesmo que pensem diferentemente de nós), os que não confundem alma e lama, apesar de as duas palavras se escreverem com as mesmas letras. E agradecemos os comentários de incentivo, nomeadamente os muitos que foram enviados por e-mail, tal como agradecemos as cerca de 200 mil visitas registas durante um ano.


Não obstante o que dissemos acima, há outro BELENENSES, com maior vínculo clubístico e com maior valor e autenticidade, que não se conforma nem se compraz com a decadência. Há um BELENENSES para além das “estrelas” da blogosfera (estranho nome).


Há um BELENENSES de gente que põe acima das suas pequenas pessoas o bem e a dignidade do Clube. Nele e por ele, a luta nunca cessará. Pelo contrário, haverá de ser muito mais forte e eficaz. Os meios é que podem não ser estes. E há muitos outros, muitos mesmo!

Na lama, nunca mais; pela Alma do BELENENSES, SEMPRE!