quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Neste dia, em . . .

1944 – Belenenses vence, pela 1ª vez, Campeonato Nacional de Atletismo, em equipas femininas

Nestes Campeonatos Femininos de Atletismo, conquistados por 13 vezes pelo Belenenses, destacou-se ao longo da sua história a grande atleta que foi Georgete Duarte. Um nome escrito a letras de ouro, não só na história do Belenenses mas também do desporto feminino em Portugal.
Durante a sua carreira de mais de uma década, Georgete Duarte conquistou nada mais nada menos do que 46 títulos nacionais, tendo sido inclusive recordista nacional em dez diferentes provas.
Ainda há não muito tempo foi possivel revê-la na inauguração da pista de atletismo do Estádio do Restelo.Fica ainda como imagem inesquecível, autêntico ex-libris do seu perfil de atleta do Belenenses, a maneira elegante como, ornada de grande quantidade de medalhas, marchava no grande desfile de milhares de desportistas organizado para as celebrações pela inauguração do estádio do restelo em 1956. Juntamente com ela iam outras figuras de extraordinário relevo na história do clube, como o olímpico Rui Ramos, o grande jogador e treinador Augusto Silva e (a transportar a bandeira) Francisco José Pereira, co-fundador do Clube e irmão de Artur José Pereira.