sexta-feira, 30 de setembro de 2005

BELENENSES - E. Amadora: Estatística, Convocatória, Nomeações. Antevisão

Estatística

É curto o historial de encontros entre Belenenses e Estrela da Amadora. Apenas se encontraram no escalão principal em 11 épocas. Nos jogos no Restelo, o Belenenses venceu em apenas 55% das ocasiões, o que é manifestamente pouco para a diferença de historial existente entre as duas equipas. Pode por isso dizer-se que o Estrela normalmente não é um adversário fácil e em 45% dos encontros (praticamente metade) nos incomoda bastante em casa, roubando-nos pontos. Resumindo:

Jogos: 11, Vitórias: 6, Empates: 3, Derrotas: 2, Golos Marc.: 16 , Golos Sofr.: 10


O primeiro encontro entre as duas equipas, no escalão principal realizou-se na época de 1988/89, época em que o Belenenses viria a conquistar a sua última Taça de Portugal.

Histórico completo de resultados:

1988/89 - V 1-0, 1989/90 - V 2-1, 1990/91 - V 2-1, 1993/94 - V 2-1, 1994/95 - E 0-0,
1995/96 - V 4-1, 1996/97 - E 0-0, 1997/98 - D 0-2, 1999/00 - E 1-1, 2000/01 - D 0-3,
2003/04 – V 4-0


Registam-se resultados bastante equilibrados com empates e vitórias caseiras nos primeiros anos e, a partir de 1997/98, o aparecimento dos resultados mais desnivelados. Por exemplo, derrota por 3-0 no penúltimo encontro e vitória Belenense por 4-0 na última época em que o Estrela da Amadora jogou no escalão principal.



Belenenses: Jogadores Convocados

Guarda-Redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.
Defesas: Amaral, Pelé, Gaspar, Vasco Faísca e Sousa.
Médios: Rui Ferreira, Sandro, Ricardo Araújo, Ruben Amorim, Pinheiro, José Pedro e Silas,
Avançados: Fábio Januário, Paulo Sérgio, Romeu e Meyong

Ficaram de fora da convocatória: Djurdjevic e Rolando, por lesão e Ahamada, Carlos Alves e Marco Pinto por opção técnica.

Relativamente à última convocatória, regista-se a saída de Ahamada para a entrada de Ricardo Araújo.

Equipa provável: Marco Aurélio; Amaral, Pelé, Gaspar, Vasco Faísca; Sandro e Pinheiro; Paulo Sérgio, José Pedro, Silas; Meyong. Em 4-2-3-1.



Arbitragem: Nomeações

No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:

Árbitro: Hélio Santos (A.F. Lisboa)
Árbitros Assistentes: Carlos Carmo (A.F. Lisboa) e Carlos Santos (A.F. Setúbal)
Observador: Natálio Silva (este nome recorda-me Leiria na época passada ou estarei enganado?)
Delegados: Ismael Baltasar, Paulino Carvalho e Francisco Freitas.



Antevisão da Partida

Confesso que esta partida me causa alguma apreensão. Não por duvidar do valor da equipa. Nem por receio de um certo nervosismo que possamos apresentar inicialmente, resultante de uma exibição menos conseguida no Porto. Nem é caso disso.
Refiro-me à arbitragem. Este árbitro é o mesmo do “Estoril” – Benfica da época passada. E esse foi um jogo que me ficou na lembrança pelas razões que são do conhecimento geral. Mas pode ser que me engane e desta vez até haja uma arbitragem isenta. Aguardamos.

A equipa do Estrela da Amadora é uma equipa relativamente jovem, com 19 jogadores (!!!) emprestados sendo que alguns terão alguma qualidade.
Vi partes consideráveis do seu jogo inicial, no Estádio do Dragão, e sinceramente trouxeram bastante mais dificuldades ao jogo portista do que nós a semana passada. Jogam muito fechados mas pressionam bastante e saem muito rápido para o contra-ataque.
Temos toda a obrigação de ter a iniciativa do jogo, até porque o que se passou com o Vitória de Guimarães não se deverá permitir. Acima de tudo teremos de ser muito inteligentes na gestão do jogo como já demonstrámos ser em 3 jogos (correspondentes a outras tantas vitórias), especialmente em Penafiel, naquela que para mim foi de longe a mais segura e constante exibição da equipa esta época.

Será necessário manter uma concentração absoluta. Escorregadelas em casa com este nível de aspirações podem ser fatais. É só olhar para a constância daquele que para mim é o paradigma actual da organização de jogo que actua com o nosso nível (pelo menos teórico) de objectivos – o S.C. Braga.

Não são favas contadas, coisa que já nem há. E estou em crer que a recuperação física e psicológica dos jogadores estará mais que feita. Não há qualquer razão para a equipa se apresente instável ou beliscada na sua coesão. Pessoalmente, acho que a poderíamos já ter mais 2 pontos, resultantes de outros tantos empates em Alvalade e Dragão. No primeiro jogo com o ponto a fugir por manifesta infelicidade de quem raramente é infeliz.

Espero por isso um jogo aguerrido e da nossa parte bem pensado, mas indubitavelmente vitorioso. Para continuarmos no topo da classificação sempre e nos lugares que dão acesso às competições europeias, apesar de muitos incapazes em matemática (e não só) continuarem a errar na elaboração da tabela classificativa em vários meios de comunicação e entidades responsáveis. Alguns dos quais (situação impensável e de longe a mais grave) os mais altos responsáveis pelas competições profissionais em Portugal. Esperemos que pelo menos no final as saibam fazer.


Ao final da tarde de amanhã, como é hábito, o BelenensesSempre voltará a colocar no ar a rúbrica DESABAFÓRUM, onde poderá desabafar as suas ansiedades, deixar prognósticos, discutir com quem estiver online as incidências do jogo e os desabafos no final para aqueles que não puderem deslocar-se ao Restelo.

Ainda no final da noite, contamos colocar a "reportagem" e análise à partida bem como a classificação por nós atribuída a cada jogador.



UM ADEPTO, UMA BANDEIRA!

Como diz o refrão da Fúria Azul...
“Tenho todo o orgulho, sou Belém até morrer”.


Image hosted by Photobucket.com

Esse orgulho independente dos resultados só é beliscado pelo aspecto desolador das bancadas do Restelo, na maioria dos jogos, nos últimos anos.
Julgam que os jogadores não se sentem abatidos ou empolgados, respeitadores ou alheios à grandeza do clube, conforme o aspecto das bancadas? Temos a certeza absoluta que sim.

Hoje, porém, vimos colocar uma sugestão perante os que já costumam ir. O Restelo precisa de mais som – das nossas gargantas e dos nossos aplausos – e também de mais cor – logicamente, da nossa cor azul. Esse colorido pode ser dado por cachecóis mas é muito mais impressivo – para todos nós, para os nossos jogadores e para os adversários – se for através de bandeiras. E, infelizmente, também estas se têm sumido do nosso Estádio.

Que tal voltar a levá-las connosco? Por favor, não fiquemos só a pensar. Vamos fazê-lo mesmo: cada um de nós, adquiramos (se não a temos em casa) uma bandeira, levemo-la para os jogos (já para este com o Estrela da Amadora), agitemo-la quando as equipas entram em campo, quando marcamos um golo, quando o apoio se faz mais necessário.

Vamos continuar a ser uns tipos que exigem e resmungam umas coisas, vamos encolher os ombros numa atitude comodista, ou vamos fazer a nossa parte?

Guardemos a energia para a apoiar a nossa equipa e dar colorido e alegria ao Restelo, em vez a desperdiçar a assobiar os nossos jogadores ou a insultar adversários!