sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Balanço Mensal: Agosto 2005

Esta rubrica, tem como objectivo fazer um curto balanço mensal, como o próprio nome indica, do comportamento da nossa equipa durante o mês, ou meses, em análise.

Desta forma analisaremos as subidas e descidas relativas das classificações parciais, contabilizando também, mês a mês, os parciais de classificação para as provas europeias e despromoção.
No final do Campeonato será possível analisar os dados num todo e verificar dados como a produtividade e oscilações classificativas. Por exemplo, saberemos quem mais tempo esteve em lugar de acesso a competições europeias e nos de descida.


Belenenses em Agosto

Durante o mês de Agosto disputaram-se apenas dois jogos. Neste período e muito por força da sempre difícil deslocação a Alvalade na primeira jornada, o Belenenses quedou-se num 7º Lugar. Portanto fora dos lugares que permitiriam atingir o objectivo declarado inicialmente. Claro que a uma distância pontual irrisória como seria de esperar.
Nas duas partidas disputadas o Belenenses registou uma derrota por 2-1, no terreno do Sporting, e uma vitória caseira na recepção ao União de Leiria, por 3-1.

Neste mês, registámos o 2º melhor ataque, com 4 golos, em igualdade com F.C. Porto, Sporting e Naval. Em relação a defesa é que já não estivemos tão bem, ficando-nos por ser a 3ª pior defesa, com 3 golos, em igualdade com o Marítimo, Naval e Penafiel. Assim sendo, a diferença entre os marcados e sofridos (1 golo), fez com que nos situássemos no 6º lugar em ex-aequo com a Naval e Nacional, equipas que estão a fazer um excelente inicio de campeonato e a exceder as expectativas, especialmente a turma da Figueira da Foz.


Classificação em Agosto

L.C. Campeão - Rio Ave
L.C. 2º – Gil Vicente
L.C. 3º (Pré-Elim.) - Sporting
Taça UEFA 4º – FC Porto
Taça UEFA 5º – Braga
Taça UEFA 6º – Nacional (Ver Nota no final)

Descida á Liga de Honra
15º – Marítimo
16º – U. Leiria
17º – Guimarães
18º – Penafiel


Nota: Assumimos nestas classificações parciais a qualificação do 6º classificado para a Taça UEFA, apesar desta vaga se destinar ao vencedor da Taça de Portugal. Caso este já esteja apurado para a Liga dos Campeões, a vaga será destinada ao finalista vencido. Dando-se o caso de os finalistas da Taça já estejam apurados para as competições europeias, será então o 6º classificado o representante na Taça UEFA.