quarta-feira, 7 de setembro de 2005

À Hora do Lanche

O Belenenses e a Selecção Nacional de Futebol

Hoje a selecção Portuguesa joga com a sua congénere russa. Como vai sendo hábito nos últimos anos, não temos nenhum jogador entre os seleccionados. É algo que me entristece. Aliás, entre as propostas que já fiz, está a de procurarmos contratar bons jogadores portugueses muito particularmente nas posições onde a Selecção Nacional tiver menos opções. Ao contrário do que se possa pensar, não significa isso estarmos a actuar em função da Selecção mas, sim, do prestígio que confere o factos de aí estarmos representados.

No actual plantel do Belenenses, há somente dois jogadores que já representaram a Selecção A de Portugal: Silas e Romeu (Meyong é internacional pelos Camarões e tudo indica que irá estar no Mundial da Alemanha). Teriam novamente lugar na selecção? Num lugar em que Portugal é carenciado, Romeu seria sempre uma hipótese; mas, no Belenenses, quase não tem jogado, excepto em jogos de preparação (onde, aliás, quase sempre marca o seu golo; gostava de ver a dupla Romeu – Meyong em alguns jogos). Quanto a Silas, penso que sim, que pode justificar uma convocatória. É, sem dúvida, um jogador acima da média.


Depois, há Marco Aurélio que, como ainda há dois dias escrevemos, pode – e deveria – ser seleccionado. E Pelé? Não justificaria uma oportunidade? Enfim, uma eventual progressão de Zé Pedro ou Vasco Faísca será suficiente para chegar a esse patamar? Para mais tarde, fica a hipótese dos jovens talentos, Rolando, Rubén Amorim e Gonçalo Brandão, que esperamos que não se percam.

Gostaria de saber a vossa opinião sincera (não o que gostaríamos): neste momento, justifica-se ou não a chamada de jogadores do Belenenses à Selecção A?