segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1989 – Estreia na Taça dos Vencedores das Taças (competição da UEFA)

Foi simultaneamente a nossa estreia nesta Taça e, tristemente, a última vez que o Restelo foi palco de um jogo europeu oficial.

Perante uma assistência ligeiramente inferior a 15.000 pessoas, o Belenenses empatou com 1-1 com o Mónaco. Depois de uma 1ª parte em que dominámos territorialmente mas sem grandes resultados práticos, por falta de vivacidade, o Belenenses entrou com grande fulgor após o Intervalo. Como consequência disso, por volta dos 55 minutos (se a memória não nos falha), inaugurámos o marcador. Foi uma incursão de Chico Faria pela esquerda, com cruzamento rasteiro, a que correspondeu Chiquinho com uma entrada fulgurante e oportuníssima, a fazer o golo. Parafraseando Fernando Pessoa, “abriu-se o Restelo em sons e cores”. Ainda nos recordamos, como se fosse ontem, do brado nas bancadas, da cintilação dos flashes das máquinas fotográficas, das tochas acesas da Fúria Azul. E da alegria, da esperança, do entusiasmo...


Belenenses ao ataque com o perigo a rondar a baliza de Ettori, guardião do Mónaco

Mas o pior veio depois. Veio depois, quando, a 10/12 minutos do fim, o Mónaco, de livre directo, fez o 1-1. Veio depois, quando, na 2ª mão, baqueámos por 3-0, com o Mónaco a fazer os seus 3 golos em 10 minutos desastrosos (para nós). Veio depois, com esta falta, dolorosa, de 16 anos, das noites europeias no Restelo.

Esperamos que regressem já no próximo ano...