quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1956 – O Estádio do Restelo é apresentado à Imprensa

Dois dias antes da inauguração do Estádio do Restelo, a imprensa foi convidada para uma visita guiada ao recinto. As honras da casa foram feitas pelo Capitão Francisco Soares da Cunha, “o homem do Estádio” (e Presidente do Clube em 1957).

Image hosted by Photobucket.com

Na véspera, na edição de 20 de Setembro do jornal “A Bola”, aqui reproduzida, Francisco Soares da Cunha dava uma notável entevista, onde se mostra à evidência o seu talento, a sua natureza empreendedora, a sua visão de futuro (por exemplo: embora ainda não existisse televisão, já estavam instalações preparadas para quando houvesse). Nessa entrevista, fala-se, nomeadamente, da excelência da construção, das (para a época) magníficas instalações luminosas e sonorosas, da lotação do Estádio, com 44.000 lugares (tanto ou mais que Alvalade, antes de fechado, e que a luz, então sem 3º Anel), dos planos totalmente definidos para instalar a cobertura do Topo Norte (houve que esperar quase 50 anos) e para fechar o Topo Sul, com uma bancada superior, que elevaria a lotação para 62.000 pessoas, da cidade desportiva que se programava, etc.

Image hosted by Photobucket.com

A imprensa deu grande relevo a esta visita, como se mostra pela capa e interior do jornal “A Bola” de 22 de Setembro, que também se reproduz, como documento de valor histórico e bem significativo da força que tinha o nosso clube.

Image hosted by Photobucket.com


1958 – Inaugurada a Casa do Belenenses de Queluz

Na 2ª metade dos anos 50, duas poderosas Casas Belenenses, cheias de adeptos, surgiram à volta de Lisboa: a de Almada e esta de Queluz. A de Almada, infelizmente, já fechou; a de Queluz continua a subsistir, e oxalá se possa revitalizar. Homenageando os fundadores desta Casa, devemos salientar a excelência das instalações e o cuidado posto na decoração, cheia de signos belenenses!


1969 – Belenenses vence Selecção de Sevilha em Atletismo

Este encontro incluiu-se nas celebrações das Bodas de Ouro do Clube, as quais se prolongaram por 6 meses! Curiosamente, o anterior Presidente, Sequeira Nunes, foi um dos organizadores.
A vitória do Belenenses foi significativa. Tínhamos tido grandes atletas nas décadas de 40 e 50 (e uma Equipa Feminina que, então, foi 10 vezes Campeã Nacional). Depois, vieram tempos de bem menos fulgor, verificando-se um ressurgimento justamente no fim dos anos 60 e prolongando-se pelos anos 70. Nos anos 80 e começo de 90, tivemos José Pinto a brilhar. Seguiu-se novo obscurecimento, havendo agora algumas promessas nas camadas jovens.