sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1919 – Fundação

O momento único e irrepetível, o da fundação. E está tudo dito! Resta acrescentar que nos sentimos gratos por ser do Belenenses – sim, felizmente que somos do Belenenses! – e que esta data será assinalada, aqui, pela lista integral de todos os feitos relevantes do clube ao longo dos 86 anos de história que hoje se completam.

Image hosted by Photobucket.com


1951 – Estreia de Matateu em jogos oficiais pelo Belenenses

Uma semana depois da sua estreia num jogo particular com o F.C.Porto, Matateu vestiu a camisola do Belenenses pela primeira vez num jogo oficial, o de abertura do Campeonato de 1951/52. E começou de maneira auspiciosa: num jogo vibrante, com sucessivas alternâncias no marcador – e grande, embora sadia, rivalidade nas bancadas, segundo ouvi de quem estava lá -, Matateu assinou os dois últimos golos que nos deram a vitória por 4-3. No final do jogo, eufóricos e empolgados, os adeptos do Belenenses invadiram o terreno de jogo e carregaram Matateu em ombros (facto documentado na edição de “A Bola” de 24/9/51, que reproduzimos: um inestimável testemunho com 54 anos...). Disse-se, então, que fora a primeira vez que, em Portugal, homens de raça branca tinham carregado em triunfo um homem de raça preta, confirmando que o Belenenses era – e é - um clube de virtudes (envergonhe-se, pois, a minoria, de qualquer maneira existente, que se dedica a apupos racistas nos jogos. Que tal guardar as energias para algo mais nobre e mais útil?).

Image hosted by Photobucket.com

Esta vitória e esta grande exibição de Matateu foi ainda mais valorizada por ter sido obtida contra o melhor Sporting de sempre, no seu auge, com o grande Azevedo e os Cinco Violinos, a meio de quatro títulos consecutivos. Com efeito, o Sporting fora o Campeão da época anterior, voltou a ser campeão nesta temporada – embora em luta taco a taco com o Benfica, o Porto e o Belenenses até ao fim - e ainda ganhou os dois títulos seguintes. Mas, naquela tarde, em que comemorávamos o 32º aniversário, o Sporting teve que se vergar a Matateu e ao Belenenses.

A partir desse dia, Matateu construiu uma carreira fabulosa, rodeando-se de uma aura lendária, e tornando-se o jogador mais popular de Portugal durante uma década – aquele que todos os “miúdos” queriam “ser” nas suas jogatanas de rua. Ele era o homem das fintas em meio palmo de terreno, o homens dos golos de ângulo impossível, o terror dos Guarda-Redes (que, muitas vezes, eram projectados baliza dentro com a bola, tal a força do remate), a alegria dos Belenenses (e, muitas vezes, dos portugueses, na Selecção Nacional), o único e incomparável Matateu!

Juntamente com Eusébio e Figo, Matateu integra o trio maior do futebol portugês de sempre e ninguém o ultrapassou em capacidade de finta na grande área e em potência de remate (já com 60 anos, num jogo a brincar, no Canadá, uma bola, por si rematada, saiu ao lado da baliza e foi embater, num café distante, num senhor que teve de ser transportado para o hospital!). Nem houve nunca uma dupla de irmãos com o valor somado de Matateu e Vicente!

É nosso e é único, Matateu!



1952 – Inaugurada Sala de Troféus nas Salésias

Ao celebrar o seu 33º aniversário, o Belenenses continuava a crescer em estruturas. O número de troféus já existente – que superava o milhar – justificava plenamente este espaço. Hoje, são dez vezes mais, embora devamos reconhecer que a maior parte dos mais relevantes, nomeadamente em Futebol, já tinham sido conquistados nesta data.


1956 – Inauguração do Estádio do Restelo (capacidade inicial: 44000 espectadores)

Foi um dos maiores dias da história do Belenenses. No próximo ano, refira-se, passam 50 anos sobre a inauguração do Restelo e ainda: 85 anos do primeiro jogo internacional do Belenenses (contra o Sevilha); 80 anos de posse do terreno das Salésias, onde veio a ser o primeiro estádio relvado e coberto de Portugal; 80 anos da conquista do 1º Campeonato de Lisboa; 80 anos do 1º célebre “quarto de hora à Belenenses”, que transformou a desvantagem de 1-4 numa vitória por 5-4 sobre o Benfica; 75 anos da morte de Pepe, símbolo imperecível do clube; 65 anos da conquista da 1ª Taça de Portugal; 60 anos da vitória no Campeonato Nacional de Futebol; 55 anos da chegada ao clube do nosso grande jogador Matateu; 50 anos da despedida das Salésias; 45 anos da primeira participação em competições europeias de Futebol; 45 anos do resgate do Estádio do Restelo; 40 anos da brilhante presença de Vicente e José Pereira no Campeonato Mundial de 1966; 40 anos da despedida de Vicente, o homem que “anulou” Pélé, com inexcedível correcção; 30 Anos da Conquista do 2º Campeonato Nacional de Andebol (masculinos), da 1ª Taça de Portugal em Andebol (Femininos) e do Campeonato Nacional de Iniciados, em Futebol; 20 anos da morte de Mariano Amaro, o grande capitão; 15 anos da reconquista definitiva da propriedade do Estádio do Restelo; 5 anos do início das obras de remodelação do Restelo). É pena que não haja uma celebração condigna – para o que, atempadamente até foram apresentadas propostas.

Em 1956, os jornais tratavam o Belenenses com respeito. Por isso, para ilustrar o que foi aquele maravilhoso dia 23 de Setembro, servir-nos-emos de excertos do jornal “A Bola”, de cuja edição também se reproduzem imagens. Deve salientar-se que a força e popularidade que o nosso clube detinha então fizeram com que durante uma semana as primeiras páginas fossem quase exclusivamente (num caso, mesmo totalmente) dedicadas ao Belenenses. E alguns dos textos revestiam-se de grande beleza e significado.

Na edição de 24 de Setembro de 1956 (nº1535), assim escrevia Vítor Santos, nas páginas 1 e 4:

“E ficou tudo azul! (...)

Ele ali estava, o azul portentoso na bandeirinha amorosamente colocada na varanda florida e nas trapeira velhinha, alcandorada no beiral escuro, carregado de tempo. Ele ali estava, o azul teimoso, no quadrinho ingénuo, de figuras recortadas à tesoura e coladas pela família (...). Ele ali estava, o azul ‘terrível’, na bandeira a esvoaçar, na colcha brilhante (tirada da arca e de alecrim perfumada), no galhardete, no mastro, no gradeamento, no letreiro, na saudação, em tudo o que Belém trouxe para a rua no dia festa da grande do Belenenses, menina dos olhos daquela gente briosa, honrada e digna (...)

Tudo azul! (...)

O Belenenses, na data festiva da inauguração do seu maravilhoso Estádio do Restelo, esgotou o azul. Ficou todo ali, em centenas de trajos e lenços e colchas e gravatas de cor azul, azul vivo, azul vivo e mais ‘terrível’ que nunca, a meter-se pelos olhos da gente. Foi uma inundação lenta, progressiva, paciente mas esmagadora. A cor rainha, dominadora, ditatorial, entrava pelos olhos, inundava as almas, enciumava os estranhos, apaixonava os da família.

E que grande família aquela que pôs, logo de manhã, todo Belém em festa, indiferente à chuva, gozando-a mesmo, como bofetada de quem quer saber se gostam mesmo dele, a sério, a valer, verdade, verdadinha...

Depois o dia escorreu, num ápice, que um dia de festa leva metade do tempo a passar. E quando chegou a hora da festa, da verdadeira festa, a cor obsidiante conquistara tudo (...)

Todo o azul alfacinha estava ali, em mil camisolas berrantes, sangradas com a Cruz de Cristo, como se cada uma delas tivesse precisado de mostrar, no sangue vermelho e capitoso dos peitos que as cingiam, a sinceridade da sua fé e da sua mística.

(...)

Foi lindo! Já sentiramos a alegria e a emoção daquela gente quando percorremos becos e travessas empedradas de colchas e bandeiras ao vento, grinaldas rendilhadas, flores mais vivas da água da chuva teimosa e desmancha-prazeres.

Mas quando, às 15.30, um morteiro estoirou nos ares, anunciando a chegada do Presidente da República, e o dique da emoção se despedaçou, fazendo soltar dos peitos gritos reprimidos, alegrias incontíveis, ternuras conservada a tanto custo, no mais íntimo de cada um, é que se viu bem o que representava “aquilo” para a gente do Belenenses.

Não era o Estádio em si, aquela maravilhosa jóia arquitectónica debruçada sobre o Tejo; não era a grandeza daquele ‘monumento’ de cimento e de pedra, lindo nas suas linhas harmoniosas e suaves, de bela concepção helénica; não era o enriquecimento material do património do clube que, nascido há 37 anos no areal da ‘praia’, ali estava agora, estuante de vida e de querer. Era, sim, a mística da colectividade que se sentia pairar por sobre as cabeças, ciciando a epopeia de uma família – todo um passado de alegrias e tristezas, felicidades e infortúnios, risos e choros.

E não houve olhos de gente ‘azul’ onde não aflorasse uma lágrima salgada de emoção e ternura. Vimo-las borbulhar, como fio de água na nascente, na face carcomida de certo velho, cabeça branca da neve do tempo, pele morena tisnada de mil sóis; vimo-las, gotas de cristal, na carita de uma criança loura e branca; vimo-las a escorrer pela cara de homens fortes, curtidos nas andanças da vida, mas ali feitos miúdos, sensíveis, ternos, mesmo tímidos e meigos, como meninos de escola

(...) Atroaram os ares o rufar dos tambores e a estridência das cornetas. Batiam-se palmas, gritavam-se vivas, explodiam saudações e incitamentos (...)”.

E terminando, falando da sua saída do Estádio, descendo por Belém e seguindo até à Praça Afonso de Albuquerque (onde nasceu o Belenenses), concluiu Vítor Santos:

“De uma varanda engalanada, dois bocados de trapo branco e letras azuis diziam-nos adeus. Lemos as palavras ali pintadas por mãos pobres, sinceras e dignas. Diziam isto:

- Glória aos obreiros do Estádio! Belém! Belém! Belém!

Parecia que nos tinham gritado aos ouvidos aquelas palavras. E, a caminho da Baixa, o motor do carro, as árvores, as casas de Lisboa, o céu, o Tejo, tudo nos gritava:

Belém! Belém! Belém!”

Na página 4 do mesmo jornal, num espaço dedicado a entrevistas, podemos ler: “Jornada de vibração e de euforia. De exaltação clubística (...) Jornada que fez transbordar de alegria os corações de todos os belenenses e que os fez vibrar de emoção.

Por isso, vimos lágrimas em muitos olhos. Ouvimos as vozes que se embargavam nas gargantas, mas quedando-se ali aprisionadas numa emoção incontida.

Como aconteceu, por exemplo, com Francisco Mega, um dos nomes mais ligados à vida do Belenenses [foi um grande Presidente do nosso clube, em 3 ocasiões, num total de 9 anos]. (...) ouvimos-lhe a voz. Trémula. A custo, conseguiu dizer:

- Estou radiante...É um dos momentos mais felizes da minha vida...

Levantámos então os olhos para ele e vimo-lo chorar. (...) Um abraço daquele homem que uma alegria grande vencia, selou a entrevista.

Francisco Mega dissera mais do que poderiam tê-lo feito mil palavras”.

Na página 5 da mesma edição, de um artigo com o título “Das Salésias ao Restelo”, reproduzimos os seguintes excertos:
“As cerimónias de inauguração do Estádio do Restelo principiaram logo de manhã, como estava anunciado. E nem a chuva que caiu até cerca do meio dia ofuscou o brilho duma jornada que ficará assinalada na história do Belenenses como uma jornada inesquecível para a grande ‘família azul’; nem serviu para afastar a enorme falange de adeptos do clube que, desde as primeiras horas, começou a encher as ruas dos bairros de Belém, Junqueira e imediações, para não perder um só dos actos que serviram para festejar o grande acontecimento.

O ciclo das solenidades principiou com o último acto oficial nas Salésias: a homenagem que se prestou a José Manuel Soares (...)
Procedeu, depois, ao arrear da bandeira, o presidente da Direcção [Major Pascoal Rodrigues] do Belenenses (...) e fez dela entrega ao atleta olímpico Rui Ramos, entre calorosos aplausos da enorme assistência que nas Salésias presenciou o acto.
Organizou-se em seguida um extenso cortejo, seguindo à frente aquele atleta a transportar a bandeira numa salva de prata, acompanhado pelos membros da secção de cicloturismo do Belenenses e representantes das secções de andebol, atletismo, voleibol, hóquei, futebol, ténis de mesa, badminton, campismo, natação, ginástica e basquetebol.
O cortejo seguiu pela Rua das Casas do Trabalho, Rua da Junqueira, Rua Direita de Belém, Travessa das Linheiras, Rua Vieira Portuense (onde fez uma pequena paragem em frente da primeira sede do clube) e continuou pela Travessa da Praça, Largo de Belém, Rua dos Jerónimos e Avenida do Restelo, até parar junto do novo estádio.

Na última parte do percurso, a multidão engrossou, vitoriando os componentes do cortejo.
A cerimónia que se seguiu, o hastear da bandeira pelo Dr. Santos Pinto [na altura Presidente da AG], no mastro de honra, deu lugar a grandes manifestações de entusiasmo, ouvindo-se, com insistência, o buzinar dos automóveis que pejavam as artérias que circundam o estádio”.

As páginas 5 e 7 dão conta da grande parada que houve na pista ao redor do Estádio, onde “200 clubes com cerca de 3.500 atletas prestaram a sua homenagem ao Belenenses”. Números reveladores... O Belenenses de então, digno e altaneiro, que nunca calava a sua voz quando era injustiçado ou o tentavam subalternizar, nem por isso (ou talvez por isso mesmo...) deixava de merecer um extraordinário respeito. Saliente-se que houve desfiles mais ou menos semelhantes na inauguração das Antas, da Luz e de Alvalade, mas nenhum atingiu os números do Belenenses (já agora, o Belenenses foi o clube com mais atletas representados em Alvalade, com excepção, como é óbvio, do clube da casa)! Entre esses 3.500 atletas, 650 eram do Belenenses! Impressionante!
Depois da descrição pormenorizada do desfile, podemos ler a dado passo:
“E para terminar, sob verdadeira tempestade de aplausos, começaram a desfilar os atletas do Belenenses. (..)
Foi um dos grandes momentos da festa, que serviu para que o Belenenses pudesse mostrar a falange de atletas de que dispõe para cumprir a sua alta missão de clube desportivo.
Lentamente, todas as secções desfilaram perante o público e a todas foi dispensado o mesmo carinho e o mesmo carinho e o mesmo entusiasmo”.

Image hosted by Photobucket.com

A culminar o programa do dia, realizou-se um jogo de futebol entre o Belenenses e o Sporting, que vencemos por 2-1, com golos de Miranda e Matateu. Como também se assinalava nojornal “A Bola”, pôs-se assim termo à tradição de os clubes anfitriões perderem os jogos de inauguração dos seus Estádios.