sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Os Belenenses - 86 Anos de Sucessos

Cronologia de Feitos, Ano por Ano, desde a Fundação

Esta é uma compilação original, que estava completamente por fazer, de todos os sucessos, feitos e acontecimentos do Belenenses desde a sua Fundação, dispostos cronologicamente, ano por ano. Penso que é uma boa maneira de celebrarmos o nosso aniversário.

O critério utilizado, no que respeita a competições desportivas, foi o seguinte: indicar todos os primeiros ou segundos lugares obtidos em competições nacionais oficiais, tanto no Escalão Sénior como nos antecedentes, com excepção dos Campeonatos Nacionais de Futebol, em que também se dá notícia da obtenção da restante posição no pódio, e da Taça de Portugal em Futebol, em que igualmente se assinala a qualidade de Semifinalista; indicar todos os primeiros ou segundos lugares obtidos em competições regionais oficiais no Escalão Sénior, e só os primeiros lugares nos restantes escalões. Acrescem as referências a participações internacionais de equipas ou atletas do Belenenses, e os factos mais relevantes da sua vida associativa, das suas instalações desportivas, dos praticantes que movimenta e das figuras maiores que o serviram.
Este foi um longo trabalho de pesquisa, recolha e sistematização, que espero seja de valor, como repositório a permanecer para o futuro. Só menos de metade dos factos foi obtida nos inestimáveis livros de Acácio Rosa. Tudo o “resto “advém da nossa memória pessoal, da consulta de milhares de jornais e de muitas horas dispendidas na nossa Sala de Troféus. Neste último âmbito, devo agradecer a gentileza da D.Ana Linheiro e a diligência prévia do então Vice-Presidente (e agora principal dirigente do Clube), Engº Cabral Ferreira.

Esta Cronologia foi inicialmente concebida como uma pequena parte de um projecto muito mais amplo e ambicioso, que seria um filme de cerca de 75 minutos evocativo do passado, presente e futuro do Belenenses, a projectar antes de um jogo de futebol com equipa de prestígio no dia 23 de Setembro de 2006, como forma de celebrar os 50 anos do Estádio do Restelo e todas as muitas efemérides de grande relevo que se celebram em 2006 (ver em “Neste dia”, o que se escreveu a propósito da inauguração do Restelo). Seria algo que nunca foi feito em Portugal, num conceito de Arte integrada, em que som, cor, imagem, palavras e alusões, ajustadas à fracção de segundo, interagiriam para impressionar os espectadores. Além da projecção nesse dia, o respectivo vídeo poderia ser vendido pelos anos fora, contendo o essencial do Belenenses. O Guião existe. Muitos materiais foram recolhidos para o efeito. O projecto foi apresentado à Direcção e disponibilizei-me para facultar quaisquer dados ou informações adicionais que entendessem necessárias, incluindo exemplos (imagens) de trabalhos do género que já realizei. Mas os meses passaram, e nunca tive direito a qualquer resposta, fosse ela qual fosse – talvez por a ideia não ser suficientemente cinzenta...
Pondero, no entanto, a sua eventual publicação futura em livro, com uma gravura alusiva a cada ano, quer o faça com o meu nome real, quer sob o habitual pseudónimo (conforme a legislação de direitos de autor). É esta a razão pela qual fica vedada a reprodução deste trabalho sem a minha autorização prévia.

Admito que haja uma ou outra inexactidão neste trabalho, apesar de todo o cuidado posto na sua elaboração. Agradeço que me façam chegar as eventuais correcções. Por outro lado, é bem provável que os anos de 1995 a 1997 estejam incompletos. Foram estes os anos em que, por motivos pessoais, menos acompanhei a vida do Belenenses, e onde a minha memória tem, portanto mais hiatos; e, ao mesmo tempo, em que inexiste documentação com as necessárias referências. Sem embargo de que ainda investigarei nos jornais “A Bola” e “Record” – como fiz relativamente a muitos outros anos -, desde já agradeço quaisquer informações adicionais.

Nesta cronologia é possível observar o progresso do Belenenses, as suas curvas ora ascendentes, ora descendentes, o pulsar da vida do nosso Clube, a paciência, a resistência, a persistência de todos os que trabalharam para engrandecer o nosso emblema “consagrado e popular”. Muitos estudos e conclusões, julgo eu, se podem fazer a partir dela; mas há uma, somente uma conclusão, que eu quero fazer ressaltar e que julgo estar aqui abundantemente documentada: A IMENSA GRANDEZA DO BELENENSES! Que quem leia isto – alternando cansaço e empolgamento – faça o favor de nunca mais dizer ou deixar entender que o Belenenses não é um Grande. Mais do que grande, O BELENENSES É ENORME!


1919
Fundação do Clube. Primeira Assembleia Geral. Início da actividade no Futebol.


1920
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol. Vitórias nos primeiros jogos com Benfica e Sporting. Conquista da Taça dos Mutilados da Guerra (final, vitória 2-1 sobre o Sporting).


1921
Vitória 2-0 sobre o Sevilha, no 1º jogo internacional de Futebol. 1ª vitória sobre o F.C.Porto (3-0). Augusto Silva ingressa no Belenenses. Conquista da Taça Belenenses / Sporting / Porto, em Futebol. Início de actividade do Atletismo. Belenenses é determinante na constituição da Associação de Atletismo de Lisboa. Início de actividade do Ciclismo.


1922
Primeiro jogador do Belenenses (Alberto Rio) na Selecção Nacional de Futebol (no 2º jogo desta). Conquista da Taça “O Século” em Futebol (final, vitória 2-1 sobre Benfica). Último jogo de Artur José Pereira.

1923
Posse definitiva da imponente Taça dos Mutilados da Guerra em Futebol.

1924
Conquista da Taça Camões, em Futebol (vitória sobre o Sporting, na final).

1925
Vice Campeão de Lisboa em Futebol. Início da actividade da Natação.

1926
Campeão de Lisboa em Futebol. Vice Campeão de Portugal, em Futebol. Campeão de Lisboa de Infantis, em Futebol. Início da actividade do Pólo Aquático. Um dos mais famosos “quartos de hora à Belenenses” (de 1-4 para 5-4 em jogo com Benfica), em Futebol. Início da actividade do Ciclismo Feminino. Primeiro praticante do Belenenses (Severo Tiago) a integrar a Selecção Nacional em Atletismo. Primeiro praticante do Belenenses (Matos Henriques) a bater um Record Nacional de Atletismo. João da Silva Marques vence Travessia do Tejo, em Natação. Posse dos Terrenos das Salésias. Clube tem 1659 sócios.

1927
Campeão de Portugal de Futebol. Vice-Campeão de Lisboa, em Futebol. Pepe marca 2 golos na vitória da selecção nacional sobre a França e é levado em ombros no final. Início da Actividade do Basquetebol. Início da Actividade do Ténis de Mesa. Ciclistas do Belenenses participam na 1ª Volta a Portugal em Bicicleta. Começo das obras de construção do Estádio nas Salésias. Nova sede na Rua da Junqueira. Surgem as 2 primeiras filiais do Belenenses.

1928
O Belenenses é o clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol que brilhou nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, com Augusto Silva, Pepe, César de Matos e Alfredo Ramos. Realiza-se o 1º jogo nas Salésias. Vice-Campeão de Lisboa de Pólo Aquático. António Augusto Carvalho ganha Campeonato Nacional de Fundo, em ciclismo. 1º Jogo de Basquetebol. Início da actividade do Râguebi (1º jogo, vitória 11-0 sobre o Benfica). Início da Actividade do Hóquei em Campo.

1929
Campeão de Portugal em Futebol. Campeão de Lisboa em Futebol. Pepe marca 10 golos num jogo do Campeonato de Lisboa, o que constitui record de todos os Campeonatos. 1º jogo do Belenenses disputado fora de Portugal. O Belenenses passa a ser o clube com mais jogadores representados na selecção nacional de Futebol, o que manterá até 1935. Augusto Silva torna-se Capitão da Selecção Nacional. Vice-Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Masculinas.

1930
Campeão de Lisboa em Futebol, com record de golos marcados num só campeonato. Pepe obtem 36 golos no Campeonato de Lisboa, record de todos os campeonatos. Semifinalista do Campeonato de Portugal, em Futebol.Vitória 3-0 sobre o Real Madrid em Espanha. Abertura de filial em Paris.

1931
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol. Inauguração do corpo central de bancadas no Estádio das Salésias. Abertura de delegação na baixa lisboeta. Clube atinge 2.000 sócios. Morte de Pepe, com funeral acompanhado por muitos milhares de pessoas, entre as quais Zamora, e muitas mensagens de vários países.

1932
Campeão de Lisboa em Futebol. Vice-Campeão de Portugal em Futebol (com vitórias por 6-0 e 9-0 sobre o Sporting nos oitavos de final). Início da actividade do Andebol. João da Silva Marques apurado para os Jogos Olímpicos, em Natação, só não participa por falta de verbas.

1933
Campeão de Portugal em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa em Futebol. Pela 6ª vez consecutiva, melhor ataque do Campeonato de Lisboa de Futebol. Vice Campeão de Lisboa de Râguebi. Clube torna-se Oficial da Ordem da Benemerência. O número de filiais e delegações ascende a 27.

1934
Vice Campeão de Lisboa em Futebol. Campeão Infantil (equivalente a actuais Juniores) de Lisboa, em Futebol. Augusto Silva torna-se o jogador com mais internacionalizações na Selecção de Nacional de Futebol, título que manterá durante 16 anos. Homenagem do Desporto Nacional a Augusto Silva. Mariano Amaro estreia-se no Belenenses. Militão Antunes vence 1º Lisboa-Porto em Ciclismo. Bancadas do Estádio das Salésias são aumentadas. Construção de Pista de Atletismo nas Salésias, a melhor do país. Clube torna-se comendador da Ordem Militar de Cristo. Atinge-se o número de 2.900 sócios.

1935
4º lugar no 1º Campeonato da I Liga de Futebol. Belenenses continua a ser o clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol desde o início da sua actividade. Início da actividade do Basquetebol Feminino. Atinge-se o número de 33 filiais e delegações.

1936
Vice Campeão de Portugal em Futebol. Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino. Campeão de Lisboa de Corta Mato, por Equipas. João da Silva Marques, Recordista Ibérico, em Natação. Joaquim Manique ganha o Campeonato Nacional de Fundo, em Ciclismo. Início de actividade do Hóquei em Campo Feminino. Inauguração da cobertura das bancadas no Estádio das Salésias. Construção do campo de treinos nas Salésias. Clube ultrapassa os 4.000 sócios.

1937
2º Lugar no Campeonato da 1ª Liga de Futebol. Melhor conjunto de pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Semifinalista do Campeonato de Portugal, em Futebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino. Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino. Vice-Campeão de Lisboa em Pólo Aquático. Vice-Campeão de Lisboa em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa em Ténis de Mesa. João da Silva Marques, recordista nacional de 100, 200 e 400 metros bruços. Lucília Silva, Campeã Nacional em Basquetebol e Atletismo. Maria Júlia Silva, Campeã Nacional em Atletismo e Natação. Salésias tornam-se 1º campo relvado de Portugal.

1938
Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino. Início da actividade do Voleibol. O Belenenses é determinante na fundação da Associação de Voleibol de Lisboa. Campeão de Lisboa de Ténis de Mesa. Vice-Campeão de Lisboa em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Corta-Mato por Equipas. Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta Mato. Manuel Nogueira, Campeão de Lisboa de Corta Mato. Manuel Nogueira, Campeão Nacional de 1500 e 5000 metros. Lucília Silva, Campeã Nacional de Atletismo em 3 provas. Atletas do Clube detêm 5 records nacionais de Atletismo. Belenenses ganha a estafeta Cascais-Lisboa em Atletismo. Joaquim Manique, Campeão Nacional de Fundo, em Ciclismo. Estádio das Salésias é pela primeira vez palco de jogo da Selecção Nacional de Futebol, que ali disputará todos os encontros realizados em Portugal até 1942.

1939
Vice-Campeão de Lisboa em Futebol. 4º Lugar no 1º Campeonato Nacional de Futebol. Campeão de Portugal em Basquetebol Masculino. Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino. Campeão de Portugal em Basquetebol Feminino. Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino (3ª vez consecutiva). Campeão Nacional de Corta-Mato por Equipas. Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta Mato. Estádio das Salésias aumenta capacidade para 21.000 pessoas. Final da 1ª Taça de Portugal disputa-se nas Salésias. Clube ultrapassa tem 26 filiais e delegações.

1940
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol. Finalista da Taça de Portugal em Futebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa de Andebol (de 11). Vice-Campeão de Lisboa de Hóquei em Campo. Campeão Nacional e de Lisboa de Corta-Mato por Equipas. Manuel Nogueira, Campeão Nacional de Corta Mato. Manuel Nogueira, Campeão Nacional de 5.000 metros (pela 3ª vez) e 10.000 metros (pela 2ª vez) em Pista. Inicia-se publicação de Boletim mensal. Beneficiação da pista de Atletismo nas Salésias.

1941
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Ataque no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Defesa (2ª vez consecutiva) no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Goal-Average no Campeonato Nacional de Futebol. Finalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão de Lisboa de Andebol (de 11). Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 11). Campeão de Lisboa, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Corta Mato, por Equipas. Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol Masculino. Lucília Silva, Campeã Nacional em 4 diferentes provas de Atletismo. Iluminação do Campo de Basquetebol nas Salésias. Clube tem 33 filiais e delegações. Ultrapassado o número de 400 troféus conquistados.

1942
Vencedor da Taça de Portugal, em Futebol (após 3ª presença consecutiva na Final; Triunfo por 2-0 sobre o Vitória de Guimarães). 3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Campeão de Lisboa em Andebol (3º título consecutivo). Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino. Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi. Festa de homenagem a Artur José Pereira.

1943
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol (4º presença consecutiva no pódio). Melhor Ataque no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Goal-Average no Campeonato Nacional de Futebol. Totalmente vitorioso nos jogos em casa do Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Ataque e melhor Defesa no Campeonato de Lisboa de Futebol. Melhor conjunto de pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Campeão de Lisboa, em Andebol. Vice-Campeão de Portugal, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Râguebi. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. António Pereira Campeão Nacional de 110 metros barreiras pela 3ª vez (2ª consecutiva). Campeão de Lisboa de Basquetebol Feminino. Ana Linheiro vence Prova Paço d’Arcos-Cascais, em Natação. Maria Lopes Mendes vence Travessia do Tejo, em Natação. Morre Artur José Pereira, principal fundador do Belenenses.

1944
Campeão de Lisboa, em Futebol. Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Campeão de Portugal em Equipas Femininas de Atletismo. Campeão de Lisboa em Equipas Femininas de Atletismo. Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi. Ana Linheiro bate 3 Records Nacionais, em Natação. Maria Helena Mendes vence Travessia do Tejo, em Natação. Francelina Moita, recordista ibérica de Lançamento do Dardo. Celebração das Bodas de Prata. Clube tem 36 filiais e delegações, cerca de 5000 sócios e 500 troféus.

1945
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Maior número de golos marcados num só jogo do Campeonato Nacional de Futebol – 15, record que se mantém. 29 golos marcados em 2 jogos seguidos do Campeonato Nacional de Futebol. Campeão de Lisboa em Futebol. Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Vice Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Empate 2-2 em Espanha e vitória por 1-0 nas Salésias, contra o Real Madrid, em Futebol. Campeão Nacional de Basquetebol Masculino. Vencedor da Taça de Portugal, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa, em Râguebi. Campeão de Lisboa, em Ténis de Mesa. Ana Linheiro é Campeã e Recordista Nacional dos 100 metros livres e 100 e 200 metros costas em Natação, e ainda recordista Júnior de 200 metros livres. Ana Linheiro vence Travessia da Póvoa, em Natação. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. 1º Jogo Internacional de Andebol em Portugal tem lugar nas Salésias. Final da Taça de Portugal em Futebol disputa-se nas Salésias pela 5ª vez. Clube atinge 6.800 sócios.

1946
Campeão Nacional de Futebol. Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol. Invicto nos jogos em casa do Campeonato Nacional de Futebol. Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. 6 jogadores do Belenenses presentes na vitória da selecção nacional de Futebol em jogo contra a França. Feliciano é considerado “o melhor defesa central da Europa” pela Imprensa francesa. Campeão de Lisboa em Andebol (de 11). Campeão de Lisboa em Basquetebol Masculino (2ª vez consecutiva). Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol. Vice-Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo em Equipas Femininas. Vice-Campeão de Lisboa em Hóquei em Campo. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. Clube tem cerca de 9.000 sócios. Atinge-se o número de 39 filiais e delegações. Notificação de que terá de deixar as Salésias.

1947
Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol. 5ª vez consecutiva melhor Defesa do Campeonato de Lisboa em Futebol. Campeão Nacional de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa, em Andebol (de 11). Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol. Vice-Campeão de Lisboa em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. O Belenenses é convidado para inaugurar o Estádio do Real Madrid, o clube de Futebol mais bem sucedido de sempre. Direcção lança campanha para se chegar aos 12.000 sócios. O Clube tem 500 atletas e 580 troféus.

1948
3ª Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Melhor Defesa no Campeonato Nacional de Futebol (2ª vez consecutiva). Finalista da Taça de Portugal, em Futebol. Melhor conjunto de Pontos nas 4 Categorias do Campeonato de Lisboa de Futebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Despedida de Mariano Amaro, vítima de doença. Campeão Nacional de Atletismo em Equipas Femininas (ganhando todas as provas). Campeão Nacional em Andebol (de 11). Francelina Moita, Recordista Ibérica de Lançamento do Dardo. Campeão de Lisboa em Andebol de 11 (4ª vez, 2ª consecutiva). Vice-Campeão de Lisboa, em Râguebi. Acácio Rosa, 1º Seleccionador e Treinador da Selecção Nacional de Andebol, presente no Campeonato do Mundo. Ginástica tem 256 praticantes.

1949
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Joaquim Branco, detém 3 Recordes Nacionais e 1 Ibérico de Atletismo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Corta Mato. Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol. Vice-Campeão de Lisboa em Râguebi. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. Construído Ginásio nas Salésias. Construída Pista de Ciclismo nas Salésias, onde se conclui a Volta a Portugal desse ano. Definição do local (uma pedreira) onde viria a ser construído o Estádio do Restelo. Jornal passa de mensal a quinzenal. Clube tem quase 600 praticantes. Tem 43 filiais e delegacões.

1950
Augusto Silva ainda é o mais internacional de todos os jogadores portugueses de Futebol. Vitória por 2-1 sobre o Borússia de Dortmund, em casa deste. Vitória por 4-1 sobre o Deportivo da Corunha. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol. Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol. Clube atinge 761 praticantes. Governo Francês concede medalha de ouro a Acácio Rosa.

1951
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Matateu ingressa no Belenenses, marca 2 golos no 1º jogo oficial (vitória 4-3 sobre Sporting) e é levado em ombros no final (no dia em que o Clube completa 32 anos). O Belenenses é o 2º clube com mais jogadores representados na Selecção Nacional de Futebol desde o início da sua actividade. Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Masculinas. Campeão de Lisboa de Corta Mato, em Equipas Seniores Masculinos. Campeão de Portugal de Corta Mato, em Equipas Seniores Masculinos. Campeão de Portugal de Corta Mato, em Equipas Seniores Femininas. Campeão de Portugal de Corta Mato, em Equipas Juniores Masculinos. Joaquim Branco detém 8 Records Nacionais, em Atletismo. Vice-Campeão de Lisboa em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol (2ª vez consecutiva). Abertura de delegação na Avenida da Liberdade (Lisboa), com serviços médicos e de secretaria. O arquitecto Carlos Ramos é contratado para elaborar o projecto do Estádio do Restelo.

1952
Invicto nos jogos em Casa do Campeonato Nacional de Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Di Pace ingressa no Belenenses. Campeão de Lisboa de Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol (3º título consecutivo). Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol. Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas (6º título e 5º consecutivo). Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Homenagem à atleta Georgete Duarte. Rui Ramos faz 15,54 no triplo salto, 2ª melhor marca europeia e 3ª mundial da época, 3ª europeia de sempre e Record Nacional pelo longo período de 14 anos. Rui Ramos participa nos Jogos Olímpicos, disputando o Triplo Salto (12º lugar). Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. Fundação da Tertúlia do Belenenses no Porto.

1953
3º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Matateu é o melhor marcador no Campeonato Nacional de Futebol. Conquista da Taça “Lisboa” em Futebol, em disputa com Benfica, F.C.Porto e Sporting. Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. 6 Records Nacionais Masculinos e 1 Feminino de Atletismo batidos por atletas do Belenenses durante o ano. Festa de Homenagem a Joaquim Branco. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7). Vice-Campeão de Lisboa em Andebol (de 7). Vice-Campeão de Lisboa em Voleibol Feminino. Começo da construção do Estádio do Restelo. Morre Henrique Costa, o sócio nº 1.

1954
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Vicente ingressa no Belenenses. Fernando Riera torna-se treinador. Festa de despedida de Feliciano. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa de Infantis, em Basquetebol. Vice-Campeão de Lisboa em Voleibol Feminino. Belenenses é sócio fundador da Federação Portuguesa de Badminton. Fernando Stock e Manuel Palma, Campeões Nacionais e Ibéricos de Motorismo. Rui Ramos chega à final de Triplo Salto dos Campeonatos Europeus de Atletismo e é considerado o melhor atleta português pelo jornal “World Sports”. Jornal do Clube é semanal, com 16 páginas. Clube tem 45 filiais.

1955
2º lugar no Campeonato Nacional de Futebol (título perdido a 4 minutos do fim). Matateu é o melhor marcador no Campeonato Nacional de Futebol. Participação na Taça Latina com Milão e Real Madrid e Matateu a ser levado em ombros. Belenenses vence Vasco da Gama por 2-1. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Festa de Homenagem a Serafim das Neves. Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Georgete Duarte, Campeã Nacional de Salto em Comprimento pela 8ª vez consecutiva. Campeão Nacional, em Basquetebol Feminino. Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino. Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol Masculino. Campeão de Lisboa em Râguebi. Lotação das Salésias aumentada em 1.000 lugares para sócios “cativos” (capacidade: 22.000). O número de sócios sobe para cerca de 11.000.

1956
3º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão Nacional de Futebol, em Reservas (Torneio Octogonal da FPF). Vitória 2-0 sobre Stade de Reims, nesse ano finalista da Taça dos Campeões Europeus, em Futebol (o que repetiria 3 anos depois). Campeão de Portugal em Râguebi. Campeão de Lisboa em Râguebi. Campeão de Lisboa em Basquetebol Feminino (2º título consecutivo). Campeão Nacional de Atletismo em Equipas Femininas (8º título e 6º consecutivo). Campeão de Lisboa de Atletismo em Equipas Femininas (12º título e 8º consecutivo). Francelina Moita obtém 8º título nacional de Atletismo, em 3 provas diferentes. Rui Ramos, Campeão Nacional de Triplo Salto pela 3ª vez consecutiva. Campeão de Lisboa de Badminton. Último jogo no Estádio das Salésias. Inauguração do Estádio do Restelo (vitória por 2-1 sobre o Sporting. No 1º jogo oficial, triunfo por 5-1 sobre Vitória de Setúbal). Estandarte do Clube é condecorado com a “Medalha de Mérito Desportivo”. Número de troféus ultrapassa os 1.500. O Clube tem 12 modalidades, 700 praticantes e 14.500 sócios.

1957
3º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Invicto nos jogos em Casa do Campeonato Nacional de Futebol. O Belenenses é o 3º Clube mais representado na Selecção Nacional de Futebol desde o início da sua actividade (desde Abril de 1957 até hoje, mantém o 4º lugar). Vitórias por 2-1 sobre o Newcastle e por 3-1 sobre o Saint’Etienne. Helénio Herrera contratado para treinador. Campeão de Portugal de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa, em Basquetebol Feminino. Campeão de Lisboa, em Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal em Ténis de Mesa. Início da actividade do Hóquei em Patins. É fundada a Casa dos Belenenses de Almada. Morre Octávio Brito. É lançada campanha para atingir 20.000 sócios.

1958
Vitória sobre a selecção do México por 3-0. Vitória sobre o Barcelona por 2-1. Vitória sobre o Valência por 2-1. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol. 1º jogo de Hóquei em Patins. Início da actividade do Ténis. Campeão de Lisboa de Râguebi (3ª vez consecutiva). Primeiros jogos de Râguebi fora de Portugal. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas (13º título). Campeão Nacional de Atletismo, em Equipas Femininas (10º título). Vice-Campeão de Lisboa em Basquetebol. Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol. Vice-Campeão Nacional de Infantis, em Basquetebol. Vice-Campeão de Lisboa, em Andebol (de 7). Cidália Nogueira ganha 6 títulos juniores, em Natação. Despedida de Georgete Duarte: 46 títulos nacionais, recordista e campeã em 10 diferentes provas de Atletismo. Silvério Pereira, presente no Campeonato Mundial de Xadrez. Festa de Homenagem a Di Pace. Há quase 150 praticantes de ginástica. Abre a Casa do Belenenses de Queluz.

1959
3º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Invicto nos jogos em Casa do Campeonato Nacional de Futebol. Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitórias por 1-0 sobre Sporting e Benfica). Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Vencedor da Taça de Portugal em Basquetebol Masculino (vitória sobre o Benfica por 44-42 na Final). Vice-Campeão Nacional de Basquetebol. Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol. Vice-Campeão Nacional de Basquetebol, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal de Râguebi (vitória por 8-3 sobre o Benfica na Final). Campeão Nacional de Ténis de Mesa. Campeão de Lisboa de Ténis de Mesa. Vice-Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Estádio do Restelo esgota lotação pela primeira vez.

1960
Vencedor da Taça de Portugal em Futebol (vitória 2-1 sobre Sporting na Final). 3º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitórias 5-0 sobre Benfica e 2-0 sobre Atlético). Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi. Campeão de Lisboa, em Râguebi. Vice-Campeão de Lisboa, em Basquetebol. Vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol, em Juniores Masculinos. Campeão Nacional de Basquetebol, em Seniores Femininos. Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 7). Vice-Campeão de Lisboa de Andebol (de 11). Campeão de Lisboa de Aspirantes, em Voleibol. Cidália Nogueira vence Travessia do Tejo, em Natação. Cidália Nogueira vence Travessia da Póvoa, em Natação. José de Freitas vence Travessia do Sado, em Natação. Carlos Alberto Vieira vence Travessia da Póvoa, em Natação. José de Freitas bate record de Terreiro do Paço – Cascais, em Natação. Adelaide Patrício, Campeã Nacional de Dardo, Peso e 80 metros barreiras, em Atletismo. Belenenses organizou primeira corrida de S.Silvestre realizada em Portugal. Clube tem 52 Filiais, Núcleos e Delegações. Conquistou 200 títulos Nacionais e 378 de Lisboa, em 12 diferentes modalidades.

1961
Estreia nas Competições Europeias, na Taça das Cidades com Feira, antecessora da Taça UEFA, com empate na Escócia, face ao Hibernian, por 3-3. Semifinalista da Taça de Portugal em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão Nacional de Juniores, em Voleibol. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. Maria Astride Moreira ganha título de “Nadadora Completa”. 1º jogo internacional de Hóquei em Patins (vitória 2-0 sobre Boudans Coutas). “Resgate” do Estádio do Restelo. Morre Francisco Soares da Cunha.

1962
Semifinalista da Taça de Portugal em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Futebol, em Juniores. Na Taça das Cidades com Feira, 2 empates com o Barcelona. 2º lugar no Torneio de Nova Iorque (adversários: MTK, Oviedo, Panathinaikos, Wiener, Elfsborg e América), em Futebol. Campeão Nacional de Juniores, em Voleibol. Campeão de Lisboa, em Râguebi. Vencedor da Taça de Honra de Râguebi. 1ª presença do Hóquei em Patins na 1ª Divisão. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Patins. José de Freitas torna-se Recordista Mundial da Travessia de Gibraltar, em Natação. José de Freiras vence Travessia do Tejo, em Natação. Belenenses vence Travessia do Tejo por Equipas, em Natação. Morre Augusto Silva.

1963
Atinge-se a 2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira, em Futebol. Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão Nacional de Râguebi. Campeão Nacional de Juniores, em Voleibol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Voleibol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7). Campeão Infantil de Lisboa, em Basquetebol. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis. Belenenses vence Travessia do Tejo por Equipas, em Natação. Alfredo José Saraiva torna-se 1º Internacional do Clube em Hóquei em Patins.

1964
Pela 5ª vez consecutiva, semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Vice-Campeão Nacional de Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi (na final, vitória 10-0 sobre Sporting). Campeão Nacional de Juniores em Andebol (de 11). Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7). Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis. Finalista da Taça de Honra, em Hóquei em Patins. Festa de Homenagem a Matateu.

1965
1ª Participação na Taça Ibérica de Râguebi. Vice-Campeão Nacional de Râguebi. Vice.Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Vice-Campeão Nacional de Andebol (de 11). Vice-Campeão de Lisboa de Andebol (de 11). Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 11). Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7). Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7). 3º lugar no Campeonato Nacional de Basquetebol, com mesmos pontos dos 2 primeiros. Campeão Nacional de Infantis, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Infantis, em Basquetebol. Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos. Peggy Brixhe, Campeã Nacional Individual de Ténis. Festa de Homenagem a Mariano Amaro.

1966
Vicente e José Pereira presentes na selecção nacional que alcançou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol. Vicente, que anulou Pélé com toda a lisura, é considerado o “mais elegante defesa do Mundo” pelo jornal inglês Daily Mail. Campeão Nacional de Juniores, em Andebol de 11. Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol de 11 (3ª vez consecutiva). Campeão Nacional de Ténis, em Pares Masculinos. Peggy Brixhe, Campeã Nacional de Ténis. Silvestre Ribeiro vence Travessia do Tejo, em Natação. Despedida de Vicente, vítima de brutal acidente de viação.

1967
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 7). Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol (de 7). Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol (de 7). Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Vencedor da Taça de Honra de Juniores, em Râguebi. Campeão Nacional de Ténis por Equipas. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional Individual de Ténis. Leonor Peralta, Campeã Nacional Individual de Ténis. Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Masculinas. Maria Luísa Flecha Gonçalves, Campeã Nacional de 100 e 200 metros bruços, em Natação. Festa de Homenagem a Vicente. Vicente recebe “Medalha de Mérito Desportivo”, concedida pelo Governo.

1968
Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Futebol. Campeão Nacional de Juniores, em Andebol de 7 (3ª vez consecutiva). Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol de 7 (5ª vez consecutiva). Vitória (30-3) sobre a Selecção de Sevilha, em Râguebi (em jogo disputado em Espanha). Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis. Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis. Reinício da Actividade do Atletismo Feminino.

1969
Vitória na Taça de Honra da AFL, em Futebol. Campeão Nacional de Ténis, por Equipas. Campeão Nacional de Ténis em Pares Homens e Pares Mistos. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional individual de Ténis. Leonor Peralta, Campeã Nacional Individual de Ténis. Campeão Nacional de Juniores em Andebol (de 11). Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas. Reinício da actividade do Hóquei em Campo Feminino. Celebração das Bodas de Ouro, com um programa de 6 meses. Selo e carimbo especial dos CTT evocativo dos 50 anos do Belenenses. Recuperada a posse do Estádio do Restelo, onde volta a ser hasteada a bandeira do Belenenses. Reconstrução da Pista de Atletismo. Inauguração de Sala de Imprensa. Clube tem cerca de 17.000 sócios.

1970
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Vitória na Taça Tejo, em Futebol. Campeão Nacional de Ténis por Equipas. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional individual de Ténis. Leonor Peralta, Campeã Nacional Individual de Ténis. Campeão de Lisboa, em Andebol. Campeão Nacional de Halterofilismo por Equipas. Vitória na Taça de Portugal, em Luta Greco-Romana. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Equipas Femininas de Atletismo. Clube ultrapassa os 19.000 sócios.

1971
Campeão de Lisboa, em Andebol. Campeão Nacional de Juniores, em Andebol. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol. Campeão Nacional de Ténis, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Juvenis de Atletismo, em Equipas Femininas. Vice-Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Halterofilismo. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis. Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis. Maria José Falcão presente no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Clube tem 1.100 praticantes.

1972
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão Nacional de Juniores, em Andebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol. Campeão Nacional de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Infantis, em Ténis de Mesa. Campeão de Lisboa de Infantis, em Ténis de Mesa. Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Equipas Masculinas de Atletismo. Vice-Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Halterofilismo. Campeão Nacional de Juniores, em Halterofilismo. Alfredo Vaz Pinto, Campeão Nacional de Ténis (7º título, 5º consecutivo). Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis. Belenenses é convidado pelo Real Madrid para a Festa deDdespedida de Gento (pentacampeão europeu) e de comemoração das Bodas de Prata do Estádio. Morre Francisco Mega. Inaugurada a Sala de Troféus no Estádio do Restelo. Reconstruída a Bancada Nascente do Estádio do Restelo.

1973
2º lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Belenenses vence o Olympique de Lyon, em França, por 2-0. Campeão Nacional de Râguebi. Campeão Nacional de Ténis, por Equipas. Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis. 1ª Equipa Portuguesa a participar na Taça dos Campeões Europeus de Ténis, atingindo a 2ª eliminatória. Vencedor da Taça Ibérica, em Equipas de Ténis. Campeão Nacional de Juniores, em Andebol (de 11). Campeão Nacional de Juniores, em Ténis de Mesa. Campeão de Lisboa de Juniores, em Ténis de Mesa. Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Ténis de Mesa. Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas Maria José Sobral presente na Taça da Europa de Atletismo, em Juniores. Basquetebol Feminino volta à actividade. Início da actividade do Andebol Feminino. Morrem César de Matos, Rodolfo Faroleiro e João Pedro Mendes. Grande melhoramento da iluminação do Estádio, que se torna uma das melhores da Península Ibérica.

1974
Campeão Nacional de Andebol. Campeão Metropolitano de Andebol. Vencedor da Taça de Portugal de Andebol (na final, vitória 17-14 sobre o Benfica). Estreia na Taça dos Campeões Europeus de Andebol. Campeão Nacional de Ténis, por Equipas. Leonor Peralta, Campeã Nacional de Ténis (13º título). 1ª Equipa Portuguesa a participar na Taça dos Campeões Europeus de Ténis, atingindo a 2ª eliminatória. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Branca Seabra, Campeã Nacional de Corta Mato. Morre o Dr. Silva Rocha, durante longos anos médico do Belenenses e da Selecção Nacional de Futebol.

1975
Vencedor da Taça Intertoto (Série IX), em Futebol. Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juvenis, em Futebol. Vice-Campeão de Lisboa de Iniciados, em Lisboa. Vitória no Torneio de Santander (adversários: Honved e R.Santander). Campeão Nacional de Ténis, por Equipas. Campeão de Lisboa de Andebol Feminino. Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Ténis de Mesa. João Sequeira presente no Campeonatos Mundial de Xadrez, em Juniores. Início das Obras do Pavilhão Gimnodesportivo (actualmente, Pavilhão Acácio Rosa).

1976
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol. Invicto nos jogos em Casa do Campeonato Nacional de Futebol. 2ª Lugar de Série em Taça Internacional (Intertoto) de Futebol. Campeão Nacional de Andebol. Vencedor da Taça de Portugal em Andebol Feminino. Estreia na Taça das Taças, em Andebol Feminino (1º Clube português em competições europeias femininas). Vencedor da Taça de Portugal, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol. Campeão Nacional de Iniciados de Atletismo, em Equipas Masculinas.

1977
Campeão Nacional de Andebol (2ª vez consecutiva). 1ª equipa portuguesa a ganhar fora, e 2ª equipa portuguesa a atingir Oitavos de final em Competições Europeias de Andebol (Taça dos Campeões). Campeão de Lisboa de Juniores, em Equipas Masculinas de Atletismo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi. João Sequeira, Campeão Nacional de Juniores, em Xadrez. Fernando Sequeira e João Sequeira, presentes nos Campeonatos Mundiais de Xadrez, Juniores. Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo (actualmente, Pavilhão Acácio Rosa).

1978
Vencedor da Taça de Portugal em Andebol (triunfo por 33-14 sobre o Oriental, na Final). Vice-Campeão Nacional, em Andebol. Estreia na Taça das Taças, em Andebol. Vice-Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional, em Xadrez. Campeão de Lisboa, em Xadrez. Ginástica ultrapassa 300 participantes. Maria José Falcão presente no Campeonato Europeu de Ginástica Rítmica.

1979
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol Feminino. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores de Atletismo, em Equipas Femininas.. Campeão de Lisboa de Corta Mato Feminino, nos escalões de Seniores, Juniores e Juvenis. Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Juniores Masculinos. Campeão Nacional de Xadrez. Maria José Falcão, presente no Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica. Morre Alberto Rio.

1980
Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Ténis de Mesa, em Juniores Masculinos. Vencedor da Taça de Portugal em Seniores e Juniores Femininos e Juniores Masculinos, em Ténis de Mesa. Campeão Nacional de Xadrez. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha.

1981
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão Nacional de Juvenis, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol. Vice-Campeão Nacional de Juvenis, em Andebol. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol. Vice-Campeão Nacional de Ténis de Mesa. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha. Vencedor da Taça de Portugal de Ginástica, em Equipas Femininas. Maria José Falcão e Cristina Lebre, presentes no Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica. Anabela Fernandes, presente no Campeonato Europeu de Ténis de Mesa.

1982
Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Futebol. Campeão da Zona Sul de Juniores, em Futebol. Vencedor da Taça de Portugal, em Andebol (triunfo por 26-24 sobre o Benfica, na Final). Vencedor da Supertaça, em Andebol. Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol. Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol. Campeão Nacional de Juvenis, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Estreia nas Competições Europeias de Hóquei em Patins. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha. Ana Rute Almeida, Campeã Nacional de Patinagem Artística. Maria José Falcão, Campeã Nacional de Ginástica. Maria João Falcão, Cristina Lebre e Elsa Lebre, presentes no Campeonato Europeus de Ginástica Rítmica. José Pinto, presente nos Campeonatos Europeus de Atletismo. Morre Mário Duarte, um dos fundadores e 1º Guarda Redes do Clube.

1983
Campeão Nacional de Juniores, em Hóquei em Patins. Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol. Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha. José Pinto, presente nos Campeonatos do Mundo de Atletismo. Campeão Nacional de Ginástica Rítmica. Vencedor da Taça de Portugal de Ginástica Rítmica. Cristina Lebre, Margarida Carmo, Maria José Falcão e Ana Cristina Peleira presentes no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Reinicia-se a actividade da Natação. Reinicia-se a actividade do Pólo Aquático.

1984
Campeão de Lisboa de Juvenis, em Futebol. Vitória no Torneio de Marbella (outros participantes: Málaga, Castilla e Leeds). Belenenses vence Vasco da Gama por 3-1. Vice-Campeão Nacional de Andebol. Vencedor da Taça de Portugal, em Andebol (triunfo sobre o Benfica por 20-18, na Final). Vencedor da Supertaça, em Andebol. Campeão Nacional de Juniores, em Basquetebol. Campeão de Lisboa de Juniores, em Basquetebol. Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi. Vice-Campeão Nacional de Juniores de Atletismo, em Equipas Masculinas. Campeão de Lisboa de Atletismo, em Equipas Juniores Masculinas. Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha (5ª vez consecutiva). José Pinto bate o próprio Record Nacional de 50 km Marcha e obtém 2ª melhor marca ibérica. José Pinto participa nos Jogos Olímpicos em Atletismo (8º Lugar nos 50 Km Marcha). Maria José Falcão e Margarida do Carmo participam nos Jogos Olímpicos, em Ginástica Rítmica. Vitória na Taça de Portugal de Ginástica Rítmica. Ginástica tem 400 praticantes. Georgete Duarte é homenageada pela AAL.

1985
Campeão Nacional de Andebol. Vencedor da Supertaça, em Andebol. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol. José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. Vencedor da Taça Ibérica de Veteranos, em Ténis. Estreia na Taça dos Campeões Europeus de Veteranos, em Ténis. Campeão de Lisboa de Infantis, em Hóquei em Campo. Minervina Tomás, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno. Acácio Rosa recebe “Medalha de Mérito Desportivo”, concedida pelo Governo. Início da colocação de cadeiras no Estádio do Restelo. Lotação do Estádio é de 42.000 pessoas.

1986
Finalista da Taça de Portugal, em Futebol. José António, Jorge Martins e Sobrinho, entre os 22 jogadores portugueses presentes na Selecção Nacional, no Campeonato Mundial de Futebol, no México. Vice-Campeão Nacional de Andebol. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Andebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol. Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Infantis, em Hóquei em Campo. José Pinto, presente nos Campeonatos Europeus de Atletismo. Abertura do Bingo.

1987
Finalista da Taça de Portugal, em Andebol. Campeão de Lisboa de Andebol, em Iniciados. Campeão Infantil de Lisboa, em Andebol. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Vencedor do Torneio Nacional de Juvenis, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. Minervina Tomás, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno. Manuel Manteigas, Campeão Nacional de Duatlo. José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha. José Pinto, presente nos Campeonatos do Mundo de Atletismo (pela 2ª vez). José Pinto, presente nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta. José Pinto, presente na Taça do Mundo de Marcha. 1º jogo da Equipa Feminina de Râguebi. Grande Melhoria na Iluminação do Estádio, que se torna uma das 2 melhores de Portugal. Morte de Amaro e de Scopelli.

1988
3º Lugar no Campeonato Nacional de Futebol (18ª presença no pódio). Belenenses elimina da Taça UEFA o Bayer Leverkusen, detentor do Troféu. Belenenses vence Vasco da Gama por 1-0. Vice-Campeão de Lisboa de Iniciados. Finalista da Taça de Portugal em Andebol. Vice-Campeão de Lisboa de Juniores, em Andebol. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol. Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol. Equipa Júnior de Râguebi chega pela 1ª vez à final da Taça Ibérica. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol. Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. Conquista da Taça Ibérica de Ténis, em Veteranos. Vice-Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Finalista da Taça de Portugal, em Hóquei em Campo. Estreia do Hóquei em Campo na Taça das Taças. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Hóquei em Patins (de 6). Campeão Nacional de Marcha em Seniores, Juniores e Juvenis. José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha. José Pinto participa nos Jogos Olímpicos em Atletismo (Marcha). Teresa Ramos, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno. Teresa Ramos participa nos Campeonatos da Europa de Pentatlo Moderno. Início da actividade do Triatlo. Ginástica tem cerca de 800 praticantes.

1989
Vencedor da Taça de Portugal, em Futebol (vitória por 2-1 sobre o Benfica, na Final). Vencedor da Taça de Honra da AFL (vitória por 2-1 sobre o Sporting, na Final). Estreia na Taça das Taças em Futebol. Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi (3ª vez consecutiva). Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Equipa Júnior de Râguebi chega pela 2ª vez consecutiva à final da Taça Ibérica. Vice-Campeão Nacional de Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Finalista da Taça de Portugal, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Vice-Campeão Nacional de Juvenis em Hóquei em Campo. Vice-Campeão de Lisboa de Juvenis em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juvenis, em Andebol. Campeão de Lisboa de Iniciados, em Andebol. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. Teresa Ramos, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno. Teresa Ramos participa nos Campeonatos do Mundo de Pentatlo Moderno. Campeão Nacional de Marcha Atlética, por Equipas. José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha. José Pinto presente na Taça do Mundo de Marcha (pela 2ª vez).

1990
Invicto em Casa no Campeonato Nacional de Futebol. Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. Campeão Nacional de Estrada, em Marcha Atlética. José Pinto, Campeão Nacional de 20 Km Marcha (pela 6ª vez). José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha. José Pinto, presente nos Campeonatos da Europa de Atletismo (3ª vez consecutiva).

1991
Campeão de Lisboa, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. José Pinto, Campeão Nacional de 50 Km Marcha (pela 5ª vez, e 3ª consecutiva). Clube tem 18.000 sócios.

1992
Campeão Nacional de Juniores, em Pólo Aquático. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos. José Pinto, presente nos Jogos Olímpicos pela 3ª vez. Inaugurada a 2ª fase da Sala de Troféus.

1993
Vencedor da Taça de Honra da AFL, em Futebol. Vice-Campeão Europeu de Triatlo, por Equipas. José Mariz, Campeão Europeu de Triatlo. Campeão Nacional de Juniores, em Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Vitória na Taça Ibérica de Râguebi, em Juniores. Campeão Nacional de Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Infantis, em Hóquei em Campo. Campeão de Lisboa de Juniores, em Hóquei de Sala. Estreia na Taça da Europa de Bilhar às Três Tabelas. Campeão Nacional de Ténis, em Veteranos (7ª vez consecutiva). Campeão Nacional de Patinagem Artística, por Equipas. Rita Falcão, Campeã Nacional de Patinagem Livre. José Pedroso, Vice-Campeão Europeu de Lançamento do Martelo, em Veteranos. Joana Serpa, presente nos Campeonatos do Mundo de Ginástica Rítmica. Inauguração das Piscinas. Natação tem mais de 1.000 praticantes. Clube tem 46 Delegações, Filiais e Núcleos.

1994
Campeão Nacional de Andebol. Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. 2ª vitória consecutiva na Taça Ibérica de Râguebi, em Juniores. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Corta Mato.

1995
Finalista da Taça de Portugal em Andebol. Morte de Acácio Rosa.

1996
Clube tem 5.000 praticantes.

1997
Aprovação da constituição da SAD para o Futebol. Cube tem 20.370 sócios.

1998
Vice-Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi. Finalista da Taça de Portugal de Pólo Aquático, em Equipas Femininas. Vice-Campeão de Lisboa de Pólo aquático, em Equipas Femininas. Vice-Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Juniores Femininos. Campeão de Lisboa de Infantis, em Andebol. Teresa Albuquerque, Campeã Nacional de Pentatlo Moderno. Teresa Albuquerque, presente na Taça do Mundo de Pentatlo Moderno. Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Mundiais de Juniores, em Patinagem Artística.Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Europeus de Juniores, em Patinagem Artística. Francis Obikwelu, Medalha de Ouro nos Campeonatos Mundias de Juniores, em Atletismo.

1999
Equipa Júnior de Râguebi vence a Taça Ibérica pela 3ª vez. Campeões Nacionais de Juniores, em Râguebi. Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Râguebi. Vice-Campeões Nacionais de Juvenis, em Râguebi. Vice-Campeão Nacional de Polo Aquático, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Juniores Femininos. Campeão de Lisboa de Hóquei de Sala, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Masculinas. Miguel Casimiro, Campeão Nacional Individual de Triatlo. Carlos Campos, Campeão da Europa de Juvenis, em Pentatlo Moderno. Liliana Andrade, presente nos Campeonatos Europeus de Patinagem Artística. Constituição da SAD para o Futebol. Inaugurada 3ª fase da Sala de Troféus.

2000
Vice-Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Equipas Femininas. Vice-Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Equipas Femininas. Vice-Campeão Nacional de Juniores, em Equipas Masculinas. Campeão Nacional de Pólo Aquático, em Juniores Femininos. Campeão de Lisboa de Pólo Aquático, em Juniores Femininos. Vice-Campeão Nacional de Hóquei em Campo. Campeão Nacional de Hóquei de Sala, em Equipas Femininas. Campeão de Lisboa de Hóquei de Sala, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Duatlo, em Equipas Femininas. Inês Gonçalves, Campeã Nacional de Triatlo. Gabriel Potra conquista a Medalha de Ouro nos Jogos Paraolímpicos de Sidney. Paulo Coelho conquista a medalha de ouro nos 1500 m nos Jogos Paraolímpicos de Sydney. Morre Matateu (cinzas transferidas do Canadá para Lisboa). Ginástica tem 1350 praticantes. Triatlo tem 250 praticantes. Clube tem 54 Delegações, Filiais e Núcleos.

2001
Vencedor da Taça de Portugal em Râguebi. Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno. Carlos Campos, Campeão Europeu de Juniores, em Pentatlo Moderno. Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Femininas.

2002
Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Masculinas. Campeão Nacional de Triatlo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Juvenis de Triatlo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Duatlo, em Equipas Femininas. Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno. Carlos Campos participa no Campeonatos Europeus de Pentatlo Moderno. Carlos Campos, presente no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno. Carlos Campos vence Grupo A da Taça do Mundo de Pentatlo Moderno. Morre Gouveia da Veiga.

2003
Campeão Nacional de Râguebi. Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi. Paulo Coelho, Campeão Europeu de 5000m e Vice-Campeão Europeu de 1500m de Atletismo – invisuais. Campeão Nacional Absoluto e em Seniores de Triatlo, em Equipas Masculinas. Campeão Nacional Absoluto e em Seniores de Triatlo, em Equipas Femininas. Campeão Nacional de Juniores de Triatlo, em Equipas Masculinas. Sarah Verget Moniz, Vice-Campeã Europeia de Juniores Femininos, em Triatlo. Paulo Antunes, medalha de bronze nos Campeonatos Ibero-Americanos de Triatlo. Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno (3ª vez consecutiva). Carlos Campos participa nos Campeonatos Mundiais de Pentatlo Moderno. Vice-Campeão Nacional de Natação, em equipas Femininas. Ana Rita Santos ganha títulos e bate Records nacionais dos 200 metros bruços e 400 metros estilos de Natação em piscina curta. Gabriel Potra, 3 Medalhas de Ouro em Atletismo, nos Campeonatos Europeus de Desporto Adaptado. Paulo Coelho, 1 Medalha de Ouro e 1 Medalha de Prata em Atletismo, nos Campeonatos Europeus de Desporto Adaptado. Colocação de cobertura no Topo Norte do Estádio. Remodelação de Bancada Poente do Estádio. Inauguração de Pista Sintética de Atletismo. Entra on-line o Portal do Clube.

2004
Semifinalista da Taça de Portugal, em Futebol. Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi. Campeão de Lisboa de Iniciados, em Râguebi. Bruno Pais, Campeão Europeu de sub-23, em Triatlo. Bruno Pais, Campeão Nacional de Triatlo. Paulo Coelho, presente nos Jogos ParaOlímpicos. Estreia na Taça FIBA Europa, em Basquetebol. Nadadoras do Belenenses detêm 3 recordes Nacionais absolutos. Carlos Campos, Campeão Nacional de Pentatlo Moderno. Carlos Campos, presente no Campeonato da Europa de Pentatlo Moderno. Reinício da Actividade do Basquetebol Feminino. Reinício da Actividade do Voleibol (Feminino). Inaugurado o 2º Piso da Sala de Troféus. Remodelação da Bancada Nascente do Estádio. Piscinas têm 3.500 utentes regulares. Clube atinge 25.000 sócios. Tem 7.000 praticantes de Desporto. Ultrapassou os 10.000 troféus. Tem 59 filiais, delegações e núcleos.

2005
Campeão Nacional de Juniores, em Andebol. Finalista da Taça de Portugal de Juniores, em Andebol. Campeão Nacional de Seven, em Râguebi. Finalista da Taça de Portugal, em Râguebi. Campeão Nacional de Juvenis, em Râguebi. Vencedor da Taça de Portugal de Juvenis, em Râguebi. Campeão Nacional de Iniciados, em Râguebi (3ª vez consecutiva, sempre invictos). Campeão de Lisboa de Iniciados, em Râguebi. Sebastião Cunha e Diogo Mateus presentes na Selecção Nacional que se sagrou Campeã Europeia de Sevens, em Râguebi. Futsal estreia-se na 1ª Divisão, ao cabo de dois anos de actividade e duas subidas consecutivas. Campeão de Lisboa de Iniciados de Atletismo, em Equipas Masculinas. Campeão de Lisboa de Iniciados de Atletismo, em Equipas Femininas. Daniela Inácio, Campeã Nacional de Aquatlo. Daniela Inácio, presente nos Campeonatos Europeus de Juniores, em Natação. Carlos Campos, Campeão nacional de Pentatlo Moderno pela 5ª vez consecutiva. Carlos Campos, presente no Campeonato da Europa de Pentatlo Moderno. Anais Moniz Campeã individual do Mundo de Juniores, em Triatlo. João Cavaleiro, Bruno Pais e Sarah Moniz presentes no Campeonato do Mundo, em Triatlo. Bruno Pais, João Cavaleiro e Sarah Moniz, presentes no Campeonato da Europa de Elite, em Triatlo. Sarah Moniz, Bruno Pais e João Cavaleiro presentes na Taça do Mundo, em Triatlo. Bruno Pais, conquista medalha de prata no Triatlo Internacional de Makuhari. Sarah Moniz e Anais Moniz integram o trio da Selecção Nacional que obtém medalha de bronze no Campeonato Europeu de Juniores, em Triatlo. Sarah Moniz e Anais Moniz presentes no Campeonato Europeu de Juniores, em Duatlo. 2º Lugar na Taça Lisboa (Belenenses-Benfica-Sporting), vencendo em Basquetebol, Pólo Aquático e Râguebi.