domingo, 25 de setembro de 2005

Neste dia, em . . .

1921 – Início da actividade do Ciclismo

Logo a seguir ao Futebol e ao Atletismo, o Ciclismo foi a terceira modalidade a iniciar-se no Belenenses (nota: em 1926, começou igualmente a sua actividade o Ciclismo Feminino). Curiosamente, nunca conseguimos grandes feitos na modalidade, apesar da popularidade que em determinado momento conheceu o carinhosamente denominado “Zé da Burra”, com a sua luta titânica e desafortunada. Registo, ainda assim, para um 6º lugar de Militão Antunes numa Volta a Portugal; para os Campeonatos Nacionais de Fundo ganhos por António Augusto Carvalho e Joaquim Manique em 1928, e em 1936 e 1938, respectivamente; e para a vitória de Militão Antunes no primeiro Lisboa-Porto (prova que disfrutou de enorme popularidade), em 1934.


1956 – Inauguração da iluminação do Estádio do Restelo

Dois dias depois da inauguração do Estádio, foi a vez da sua instalação luminosa. Houve uma grande parada de atletas mas o prato forte da noite foi o jogo entre o Belenenses e o Stade de Reims, que teve início às 22 horas. Sobre a força e valor do nosso adversário, fala eloquentemente o facto de, pouco meses antes, ter sido finalista da Taça do Campeões Europeus, proeza que repetiu em 1959. Foi também várias vezes Campeão de França e finalista da Taça Latina de 1955. Ora, sobre esta poderosa equipa, obteve o Belenenses, naquela noite, uma concludente vitória por 2-0. Os golos foram de Miranda e Matateu. A crónica do jornal “A Bola” (ver gravuras) dá nota de uma grande exibição de toda a equipa e de um especial fulgor de Matateu, Vicente e Di Pace. Realce também para Miranda: ele, no Restelo, obteve o primeiro golo num treino; o primeiro golo num jogo; o primeiro golo num desafio à noite.

Image hosted by Photobucket.com

Assistiram ao jogo 25.000 pessoas, apesar dos preços muito elevados. Note-se que, mais ou menos na mesma altura, o Sporting realizou 3 jogos nocturnos contra equipas estrangeiras de renome no seu também recém-inaugurado Estádio de Alvalade, e a média de público não foi superior à do Belenenses. Outros tempos, de facto...