quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Revista da Imprensa Desportiva

Na “ressaca” de mais uma vitória, a terceira consecutiva, facto que não se verificava há mais de 3 anos, o Belenenses prossegue a sua preparação do jogo do próximo Sábado, no Estádio do Dragão, frente ao F.C.Porto. Vai ser um jogo difícil, em que não podemos embandeirar em euforias, mas com a consciência que podemos ir lá disputar o jogo, e, acima de tudo, disputar os 3 pontos da vitória.

“A Bola” de hoje dá conta dessa preparação, com o nosso capitão Marco Aurélio ciente das dificuldades, mas também confiante na obtenção de um bom resultado. "Vai ser um jogo difícil, o FC Porto tem uma grande equipa, mas vamos fazer o nosso jogo. O objectivo do Belenenses é jogar cada vez melhor, porém não nos podemos deixar levar pela euforia [deste início de campeonato]", observa. Três vitórias consecutivas catapultaram o Belenenses de Carlos Carvalhal para o topo, com estatuto acrescido de melhor marcador da prova. Nova vitória é o que perspectiva, depois do desaire inicial frente ao Sporting. "Todos os jogos são para vencer. Temos de dar o melhor dentro de campo para sair com uma vitória", assume Marco Aurélio, desejoso de não ter pela frente qualquer jogador portista isolado: "Não gostaria de enfrentar nenhum deles".

O “Record” hoje, na sua versão on-line, tem uma entrevista com Sousa, o nosso lateral direito que ainda não se estreou neste campeonato. O Belenenses chega ao Dragão com o estatuto de melhor ataque da Liga, com dez golos, contra quatro sofridos. Para levarem de vencida os líderes da prova, os azuis do Restelo têm como principal cartão de visita o avançado Meyong que tem estado de pontaria afinada.

A par da mais-valia do letal camaronês possuem o importante “know-how” de quem por lá já passou como são os casos do subcapitão Sousa, de Gaspar ou de Romeu. Destes três jogadores, apenas Sousa ainda não se estreou na competição, algo que o camisola 16 diz “estar a encarar com tranquilidade”.

O lateral refere, confiante: “Infelizmente, ainda não me estreei. Mas, estou bem fisicamente, e sei que a minha hora de jogar vai chegar. O plantel é curtinho e, mais tarde ou mais cedo, todos os jogadores vão ter a sua oportunidade para jogar.”

Sobre a possibilidade de ser já esta jornada refere, sem rodeios: “Seria excelente. Sem querer desrespeitar os outros adversários, alinhar ante os grandes é sempre mais interessante para nós enquanto atletas. Se acontecer estarei preparado para dar o meu melhor.”

Questionado sobre o facto de poder ser uma mais-valia por ser um dos azuis do Restelo que já representou o FC Porto alerta: “Este é um Porto completamente diferente do que existia naquela altura. No entanto, posso dizer que está forte e neste momento é o líder do campeonato. Mas, estamos a um ponto de diferença o que também quer dizer alguma coisa. Vejo o Belenenses forte e concretizador, o que fará com que este seja um jogo muito bem disputado.”

Já no tocante ao segredo para derrotar o FC Porto dispara: “A arma é o trabalho. Quanto ao resto, cabe ao treinador colocar a equipa que considerar a que melhor poderá desempenhar a estratégia por si delineada para atingir a vitória.”


“O Jogo” é o diário desportivo que mais espaço dedica ao Belenenses, como, aliás, já vem sendo um hábito. Destaque para uma entrevista a Silas. Silas falhou o jogo inaugural, em Alvalade, por castigo disciplinar, mas regressou em grande nas três jogadas sequentes, ao apontar dois jogos e registando exibições de encher o olho... ao adepto belenense. À beira de mais uma partida oficial, e logo na casa do FC Porto, o jogador transpira confiança e ambição. "Temos pela frente mais um jogo em calendário, e no nosso espírito só paira a conquista dos três pontos."

O nome do adversário não causa receios ao médio fantasista, que no entanto espera por uma partida de ataque, de parte a parte. "Somos uma equipa ofensiva, tal como é a do FC Porto, portanto tudo indica que temos um bom espectáculo em perspectiva. Agora, e em termos teóricos, o favoritismo recai no adversário, não só pela sua valia, mas porque vai actuar no seu reduto e diante dos seus apaniguados. Mas o FC Porto que saiba que não vamos alterar a nossa filosofia de jogo e que vamos entrar para ganhar, como sempre o fazemos, aliás. Mas eu até aprecio o FC Porto, porque é uma equipa que nunca deixa de actuar também ao ataque", elogiou o atleta.

O Belenenses começou a temporada a perder na casa de um grande (o Sporting). Uma fatalidade de que Silas não deseja repetição. "Cada jogo tem a sua história. Hoje, a equipa está mais forte que em Alvalade, por estar mais entrosada, por ter mais trabalho de conjunto. É normal que assim aconteça. Mas isso não quer dizer que não possamos perder", justificou, para logo acrescentar: "Mas, para mim, empatar é um mau resultado, no Dragão ou em outro lado qualquer."


Realce também para uma entrevista a Marco Aurélio. Marco Aurélio não falha um jogo para o Campeonato Nacional "só" há cinco temporadas. É caso para dizer que até chateia... os adversários do Belenenses, que têm pela frente um obstáculo com nome de imperador (de Roma) e que esta temporada mantém o estatuto de titularíssimo das redes belenenses. Quatro jogos, três vitórias e um punhado de excelentes intervenções, que possibilitam ao atleta de 35 anos sonhar com mais épocas de glória.

E ao quinto jogo surge uma visita ao Dragão, reduto do todo-poderoso FC Porto. Marco Aurélio faz a devida vénia, mas acredita que o "seu" Belenenses se vai manter no trilho dos sucessos. "Este é um daqueles jogos em que não basta saber jogar bem, pois existem outros factores que podem determinar o desfecho. Será, portanto, um jogo muito difícil, no qual tentaremos pôr em prática aquilo que sabemos. O nosso objectivo é jogar melhor em cada partida em que participamos." Este início fulgurante não provoca alucinações aos jogadores. "Estamos bem acordados e não embarcamos em euforias, até porque estamos perante uma jornada onde o anfitrião é favorito à vitória."

O empate até pode ser um resultado "menos mau", na óptica do guarda-redes do Belenenses. "Qualquer equipa que tenha ambição entra em campo para ganhar. Desta feita, o empate poderá ser um bom resultado consoante aquilo que se for passando no terreno do jogo, mas só no apito afinal é que poderemos analisar isso."


Na continuação da preparação da equipa constata-se que Djurdjevic continua lesionado. O sérvio Djurdjevic é a única "baixa" confirmada para a deslocação ao Porto, onde o Belenenses defronta, no sábado, o FC Porto. O defesa/médio esquerdo tarda em recuperar de uma contractura na coxa esquerda e poderá, eventualmente, ser opção para a recepção ao Estrela da Amadora, a contar para a 6.ª ronda. Em relação ao dia de ontem no Restelo, o treinador Carlos Carvalhal "poupou" os titulares a trabalhos forçados e ministrou uma "tareia" aos restantes elementos, que se dedicaram a um jogo no campo secundário do Restelo. Para hoje está marcada nova sessão, desta feita às 10 horas, mas à porta fechada, de modo a preparar a fórmula secreta para atacar o dragão. A seguir ao treino, pelas 12 horas, realiza-se a habitual conferência de imprensa com a presença do treinador, que analisará a deslocação do Belenenses ao Porto.