segunda-feira, 31 de outubro de 2005

À Hora do Lanche

Começar de Novo

José Couceiro estreia-se hoje à frente da equipa do Belenenses.

Já aqui, no meu caso estritamente pessoal, formulámos a nossa discordância com a sua contratação. De resto, fizemo-lo muito antes ao principal responsável do clube. Aproveito para esclarecer um aspecto que parece estar confundido nas noções de democracia de alguns. A Direcção do clube e os responsáveis da SAD têm toda a legitimidade para escolher e contratar um treinador. Isso não significa que não tenhamos o direito de emitir a nossa opinião. A Assembleia da República, eleita por voto popular, tem legitimidade para aprovar leis. Mas os cidadãos têm, em todo o momento, o direito de emitir a sua opinião de concordância ou discordância. A democracia não é uma ditadura da maioria (ainda que eleita). Nem o facto de se emitir opinião implica que alguém, por isso, queira ou seja obrigado a candidatar-se seja ao que for. Caso contrário, os milhões de portugueses que emitem opiniões sobre a acção governativa teriam que se candidatar em eleições.

Outro esclarecimento a prestar, é este: a partir do momento em que Couceiro foi escolhido para treinador do Belenenses, desejamos-lhe as maiores felicidades. Incondicionalmente, como seria com qualquer outro treinador. Talvez isto não possa ser compreendido pelos que estão sempre contra ou pelos que – conheço muitos – são sempre defensores acérrimos de qualquer Direcção seja ela qual for (e seus críticos implacáveis quando ela cessa funções). Por mim, adepto do Belenenses e não da Direcção ou Oposição X ou Y, nem do treinador A ou do jogador B, peço meças, a quem quer que seja, se alguém deseja mais intensamente do que eu o triunfo das nossas cores, seja em que circunstância for, ou se alguém presta um apoio mais activo e entusiástico às nossas equipas.

O último mês foi verdadeiramente desastroso. Uma série de derrotas colocou-nos fora da Taça de Portugal e atirou-nos dos lugares de topo para as últimas posições do Campeonato. A vinda de um novo treinador, contudo, dá-nos a oportunidade de começar de novo!

Ainda vamos a tempo de chegar a lugares cimeiros? Faltam ainda 26 jornadas. Na 9º e 10º jornadas jogamos consecutivamente em casa. É uma oportunidade de reverter a situação.

E o jogo de hoje, em casa do Braga, surpreendente comandante isolado e invicto do Campeonato? Na verdade, pode constituir uma grande oportunidade. José Couceiro está, neste jogo, numa excelente posição. Se perdermos, ninguém no seu juízo perfeito lhe poderá assacar as culpas da derrota de uma equipa em que pegou há escassos 3 dias. No entanto, se ganhar, não se lhe poderão negar os méritos de um choque táctico-psicológico nos jogadores. E uma vitória seria um tónico excelente para o que vem em seguida, nomeadamente os tais dois jogos consecutivos em casa.

Assim sendo, justifica-se e espera-se uma atitude audaz da nossa equipa. Temos pouco a perder, e muito a ganhar. Força, rapazes, coragem, mister, e boa sorte! São os nossos profundos e sinceros votos...