terça-feira, 1 de novembro de 2005

Braga 2 - BELENENSES 0: Crónica e Comentário

Uns TÊM outros NÃO

O jogo em Braga trouxe algumas novidades: além da estreia de José Couceiro, a atitude dos jogadores do Belenenses.

Hoje vimos uma equipa, de azul vestida e de Cruz de Cristo ao peito, correr, pressionar, meter o pé em bolas divididas e com outra, aparente, confiança arriscando nos lances de um para um e nos remates de meia distância.

A primeira parte começou com sinal mais para o Belenenses que, logo aos dois minutos, criou perigo através de Fábio Januário que dentro da área rematou a figura de Paulo Santos depois de excelente jogada individual. Após os 5 minutos iniciais, o Sporting de Braga conseguiu assentar o seu jogo e, no minuto seguinte, após a marcação de um pontapé de canto criou perigo na área de Marco Aurélio, devido a uma primeira falha defensiva. Paulo Jorge cabeceou ao lado.

Dez minutos, depois nova falha defensiva, desta feita com Gaspar no lance, que falhou a intercepção de um cruzamento da esquerda, criando pânico na defesa azul. E, já que, como diz o Provérbio, não há duas sem três, lá apareceu a terceira falha defensiva, que foi fatal para as nossas aspirações. Aos 17 minutos Vasco Faísca faz uma falta desnecessária sobre David, quando Sandro Gaúcho que tinha o lance perfeitamente controlado, e origina um livre no meio do meio campo defensivo azul. O livre foi apontado por Jaime Jr. ao segundo poste, onde apareceu João Tomás de rompante e em salto de peixe a inaugurar o marcador com Amaral a dormir e a esquecer-se da marcação.

Após a obtenção do golo, o Braga começou a praticar o futebol de que gosta, sempre pela certa e numa toada morna, controlando o jogo e momentaneamente a fazer acelerações que apanham a equipa adversaria em contra pé. Foi o que aconteceu aos 24 minutos, quando David aparece isolado frente a Marco Aurélio, após mais uma falha de Vasco Faísca, que não interceptou o cruzamento, e falha por duas vezes a possibilidade de aumentar a vantagem: a primeira devido a excelente defesa de Marco Aurélio e a segunda ao atirar por cima da barra transversal.

O último quarto de hora foi dominado pelo Belenenses embora não tivesse efeitos práticos pois não conseguiu criar oportunidades de golo, apesar de ter tentado por variadas maneiras,tanto pela abertura de espaços nos flancos como por remates de fora da área ou através de futebol directo para Meyong.

A provar isso mesmo, a estatística apontava o Belenenses com mais posse de Bola, mais ataques, cantos e remates do que o Sporting de Braga.

O Mister Couceiro ao intervalo deixou no balneário Zé Pedro e lançou Romeu para dar mais poder de choque e alargar a frente de ataque.

A segunda parte foi mais disputada do que bem jogada. O domínio do jogo continuou a pertencer ao Belenenses mas o controlo do mesmo era do Sporting de Braga.

A meio da segunda parte, e na tentativa de conseguir romper a defensiva arsenalista, nova alteração no conjunto azul: saiu Paulo Sérgio, já a acusar cansaço, e entrou Ahamada, que, apesar de se ter mostrado mais dinâmico do que nos jogos anteriores, continuou a deixar muito a desejar. A 10 minutos do fim saiu Fábio Januário e entrou Ruben Amorim. Foi mais uma troca por troca, porque Fábio Januário já estava muito desgastado fisicamente, o que o fazia perder o discernimento e acabava por anular as jogadas de ataque da sua equipa.No último minuto do tempo de compensação, Sandro Gaúcho, num lance infeliz, colocou a bola no fundo da baliza a guarda de Marco Aurélio.

Em resumo: o Braga TEM uma equipa confiante, madura e com estrelinha de campeão, O Belenenses NÃO TEM. Mas, se continuar a trabalhar como fez hoje em Braga, vamos no bom caminho.


Ficha do Jogo

Braga : Paulo Santos, Abel, Nem, Paulo Jorge e Jorge Luiz; Andrés Madrid, Luís Filipe, Vandinho e Jaime Jr; João Tomás e David.

Belenenses : Marco Aurélio, Amaral, Pelé, Gaspar e Vasco Faísca; Sandro Gaúcho, Pinheiro, Zé Pedro e Fábio Januário; Meyong e Paulo Sérgio.

Substituições : Zé Pedro por Romeu ao intervalo, Ahamada por Paulo Sérgio aos 72 e Ruben Amorim por Fábio Januário aos 80 para o Belenenses e Cesinha por David aos 57, Castanheira por Jaime Jr e Bevaqua por J. Tomás aos 90

Golos
1-0 Aos 17 minutos João Tomás
2-0 Aos 90+3 minutos por Sandro Gaúcho na propria baliza

Disciplina
Cartões Amarelos: Paulo Sérgio (20), Jorge Luiz (35), A. Madrid (67), Vasco Faísca (69) e Luís Filipe (78).


Comentário

José Couceiro leu o jogo tal como eu fiz em casa, substituiu os jogadores que tinha substituido e colocou em campo os que eu colocava, apenas teria feito sair Fabio Januario uns 10 minutos antes.

Vamos acreditar que a atitude que tiveram hoje em campo é para manter.