terça-feira, 11 de outubro de 2005

Neste dia, em...

1962 – Empate 1-1 em Barcelona em jogo a contar para a Taça das Cidades com Feira

Foi a primeira das 3 vezes que nos saiu o Barcelona em competições europeias de futebol. Das 3 vezes fizemos boa figura mas das três vezes fomos eliminados. E, já agora, fomos sempre eliminados somente pela diferença de um golo e com bastante malapata. Das duas últimas vezes, “tramaram-nos” golos sofridos nos últimos minutos; nesta primeira vez, foi necessário recorrer a um 3º jogo, em casa do adversário.

Bom, mas vamos à história de 1962. Na primeira mão, disputada em 3 de Outubro no Restelo, perante grande assistência, o Belenenses e o Barcelona empataram 1-1. Ainda na primeira parte, os catalães adiantaram-se no marcador mas Estevão repôs o empate.

As coisas pareciam difíceis. No entanto, apesar da gravíssima crise financeira que o assolava, o Belenenses ainda tinha uma excelente equipa (onde pontificavam, nomeadamente, José Pereira, Vicente, Yaúca e o lesionado Matateu, já com 35 anos de idade), muita alma e muita garra; e, assim, o Belenenses bateu-se com muita valentia e categoria em Barcelona, empatando novamente por 1-1, com golo de Peres (que, mais tarde, com grande desgosto dos adeptos do Belenenses, ao acabar o seu contrato, saiu para o Sporting).

Image hosted by Photobucket.com

Mergulhado numa terrível situação financeira e patrimonial – com o problema do Estádio do Restelo, então resgatado pela Câmara, a quem pagávamos um arrendamento altíssimo, brutal -, a nossa Direcção aceitou disputar o jogo de desempate em Barcelona, a troco da quantia (para a época, muito, muito elevada) de 500 contos.

Mesmo assim, o Belenenses jogou taco a taco esse 3º jogo, disputado em 31 de Outubro. Por duas vezes esteve em desvantagem e recuperou, com golos de Palico. Muito perto do termo do encontro, o Barcelona fez o 3-2 final. Na altura, o técnico catalão, Kubala (que também seria treinador da selecção espanhola durante muitos anos) afirmou: “Os brasileiros do Belenenses [Osvaldo e Palico] são dois grandes jogadores em qualquer parte do mundo e eu gostaria de os ter no Barcelona”.

Fazemos votos para que no mais curto espaço de tempo voltemos às noites europeias e, já agora, que o Barcelona só nos saia nas meias-finais...