quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Neste dia, em . . .

1929 – Pepe marca 10 golos num só jogo do Campeonato de Lisboa

Gostávamos de começar por dizer que estas efemérides não são (só) para fazer história pela história. São escritas a título exemplar. Neste caso, o nosso grito, para emproados pagos a peso de ouro, é: ponham os olhos no Pepe e tenham vergonha na cara!

Agora bem: nesta data, com apenas 20 anos de idade, Pepe estabeleceu aquele que é, ainda, o recorde português de golos marcados num só jogo oficial: dez! Foi num jogo contra o Bom Sucesso, para o Campeonato de Lisboa, que o Belenenses venceu por 12-1: Se alguém quiser deslustrar este feito dizendo que o Bom Sucesso era uma equipa fraquinha, fazemos só notar que, a jogar em casa, Benfica e Sporting só lhes ganharam por 3-1 e 2-0, respectivamente (ver tabela de resultados)...

Image hosted by Photobucket.com

No final desse Campeonato, o Belenenses arrebatou o título pela 3ª vez, e 2ª consecutiva, com o melhor ataque e o melhor goal-average. E a que distância fomos o melhor ataque! O Benfica, 2º melhor, marcou 40; o Belenenses marcou praticamente o dobro, ou seja, 77 (ver tabela classificativa)! Desses 77 golos, 46 tiveram a assinatura de José Manuel Soares “Pepe” (melhor score de todos os Campeonatos de Lisboa, a média de 4,3 golos por jogo)!

E agora, permitam-nos a reflexão. Em vida de Pepe, em 7 Campeonatos de Lisboa, o Belenenses ganhou 4. Ele morreu aos 23 anos. Poderia jogar, no mínimo, mais 10. Quantos desses 10 campeonatos de Lisboa não teríamos ganho?

Mas vamos mais longe: e Campeonatos Nacionais e/ou da I Liga? Imaginemos que Pepe jogava até 1942/43. O Belenenses só por um triz não ganhou os Campeonatos Nacionais(ou de I Liga) de 34/35, 36/37 e 42/43. Se calhar, com a mais valia que era o Pepe, teríamos mais 3 Campeonatos Nacionais.

E por fim, com o Pepe vivo, teríamos perdido as finais do Campeonato de Portugal de 31/32 e 35/36? É bem provável que não.

Sem essa fatalidade que foi a morte-do-imortal-Pepe, talvez o Belenenses tivesse, no seu palmarés, 4 Campeonatos Nacionais, 5 Campeonatos de Portugal e uns 12 Campeonatos de Lisboa...



1944 – Nasce Godinho

Ainda há poucos dias atrás, mais concretamente a 4 de Outubro, nos referimos a Godinho ao passar o aniversário da sua despedida enquanto jogador do Belenenses.

Image hosted by Photobucket.com

Não nos iremos, por isso, repetir. Limitamo-nos, desta vez, a assinalar a passagem de mais um aniversário do seu nascimento.