sábado, 29 de outubro de 2005

Neste dia, em . . .

1957 – Nasce José António, Capitão da equipa vencedora da Taça de Portugal em 1989

Convidámos para hoje, para este tributo ao Grande Capitão José António, alguém que muito estimamos. Um dedicado e ferrenho Belenense.

A palavra a... Paulo Jesus


José António Prudêncio Conde Bargiela nasceu a 29 de Outubro de 1957 e faleceu a 02 de Junho de 2005. Completaria hoje 48 anos de idade.

Jogou nas camadas jovens do Carcavelos entre 1972 e 1974 e no Benfica entre 1974 e 1977.

Na época de 1977/1978 representou o Benfica como sénior. Entre 1978 e 1983 foi atleta do Estoril, tendo ingressado no Clube de Futebol “Os Belenenses” em 1983 onde terminou a sua carreira como jogador em 1991, passando a desempenhar funções como secretário técnico do clube.

Foi internacional juvenil por 4 vezes, júnior por 6 vezes, esperança por 5 vezes e envergou a camisola da selecção nacional principal por 3 ocasiões, tendo marcado presença no Mundial do México.

Image hosted by Photobucket.com

Foi campeão Nacional da 2ª Divisão na época 1983/1984 e liderou a equipa vencedora da Taça de Portugal na época 1988/1989, títulos conquistados envergando a camisola com a Cruz de Cristo ao peito!


Sabes, Zé?
Um grupo de amigos, que tem um blog sobre o nosso Belenenses pediu-me que escrevesse um artigo para assinalar esta efeméride. Preferia não ter que o fazer sem estares fisicamente entre nós.
Foi um choque enorme a noticia da tua morte!

Escrever sobre ti, é como exprimir os nossos sentimentos sobre o nosso Clube! Que felicidade ter tido um jogador com a tua categoria a representar o nosso Belenenses! Que orgulho em ser do Belenenses!

Sabes? O primeiro jogo que vi no Restelo foi em 1986.
Um Belenenses – Vitória de Guimarães que acabou empatado a zero, numa tarde soalheira! Nesse dia não prestei muita atenção ao jogo! Estava embevecido a contemplar o nosso Estádio, a apreciar a sua beleza, a registar os detalhes de um lugar que pisava pela primeira vez! Perdi-me até um pouco, ouvindo um sócio mais idoso a recordar as nossas velhas glórias: Matateu, Vicente, Yaúca e tantos outros de que ele me foi falando, cheio de orgulho e com uma ponta de nostalgia. Como eu falo agora de ti à minha filha, aos amigos e companheiros de jornadas que nunca te viram jogar!

Voltei mais algumas vezes ao Restelo… e foi nessa vezes que comecei a admirar-te! A forma como comandavas aquela defesa, aquela equipa. A elegância que colocavas em campo, a leitura de jogo, a marcação, o desarme, o passe… eras um jogador muito completo, muito forte! Temido e respeitado pelos adversários! Correcto e leal e por isso admirado pelos árbitros. Líder e amigo, por isso acarinhado e reconhecido pelos colegas.
Foste o primeiro a ser designado pelos adeptos como “Grande Capitão”! Eles idolatravam-te!

Image hosted by Photobucket.com

Mas na minha memória ficaram gravados para a eternidade momentos maravilhosos e repletos de sentimentos que me fizeste viver!
Lembras-te do jogo de Estugarda? Vencemos 1-0 e apurámo-nos para o Mundial do México. No ultimo quarto de hora adivinhava-se o sufoco do futebol aéreo dos “panzeres” germânicos. Então entraste em campo! E que exibição memorável! Recordo-me da imprensa referir que os alemães perguntavam no final quem era aquele careca! E eu respondia-lhes silenciosamente: É o Zé António, do meu Belenenses! O nosso capitão! Grande, Enorme naquele jogo! E quando os amigos se me referiam ao jogo eu respondia, peito inchado, rosto reflectindo orgulho! É do Belenenses!

O outro momento inesquecível foi aquela final da Taça! Colocaste no meu rosto um sorriso radiante sulcado por algumas lágrimas teimosas, de felicidade, quando ergueste aquela taça no Jamor!

Image hosted by Photobucket.com

E que jogo fizeste mais uma vez! Foi o primeiro título que vi o nosso Belenenses vencer! E tu estavas lá, imponente, orgulhoso como todos nós, a erguer aquela Taça de Portugal, tão suada mas tão merecida! Um momento de glória inesquecível! Como no dia seguinte eu acompanhei tudo o que se disse e escreveu sobre esse jogo! Como me senti orgulhoso a receber os parabéns de amigos de outros clubes, como vivi sentimentos indescritíveis em relação aquela equipa que comandavas magistralmente!

Image hosted by Photobucket.com

Olha, Zé! Ainda hoje estive a reler algumas crónicas que guardo religiosamente! E fica-me um nó esquisito na garganta e os olhos turvam… realça-se a nostalgia daqueles momentos lindos! Leio coisas que te dignificam como poucos: “mas o grande senhor do jogo foi o “capitão” do Belenenses, não por ter ido lá acima receber a Taça, não pela careca, mas pelos pés e também pela cabeça, em boa verdade. Razão tinha aquele espectador que, à saída, dizia: O Mozer hoje foi o Zé António!”
E que excelente equipa tinha o Benfica, valorizando ainda mais a nossa vitória e a tua enorme exibição!

E foi à cerca de um ano que tive o prazer de te conhecer pessoalmente! Ainda te lembras? Vieram jogar a Santiago do Cacém! Conversámos pouco, mas senti-me novamente muito orgulhoso pela tua simplicidade, pelo teu sorriso aberto e franco! Pela confiança que emanavas pela responsabilidade do que fazias! A postura humilde própria dos grandes campeões! Aquele aperto de mão forte e convicto que me deste na despedida… e foi mesmo uma despedida embora ainda não o soubéssemos!

Morreste a fazer o que gostavas!
Acredito que continues a jogar! Que estejas junto a outras grandes glórias do nosso Clube de Futebol “Os Belenenses”, envergando a braçadeira com a Cruz de Cristo, nesses campos feitos de nuvens, com balizas construídas de estrelas e bolas de lágrimas de saudades!!
Espera por mim! È que ainda quero voltar a ver-te jogar! Quero sentir novamente a felicidade de te ver erguer a Taça! De te dar mais um aperto de mão!
Até sempre Zé! Até sempre MEU AMIGO!
Ah… e parabéns!


Image hosted by Photobucket.com