terça-feira, 25 de outubro de 2005

Opção de Alto Risco

Após mais uma derrota na passada Sexta-feira e mais uma exibição deprimente da nossa equipa de futebol, que tiveram o condão de unir a maioria da (pouquíssima) massa associativa, que ainda se desloca ao Restelo para assistir a espectáculos tão deprimentes, na necessidade de uma tomada de posição firme, enérgica e rápida, sobre tudo o que se passa à volta do nosso futebol, tomou a nossa SAD a opção de nada fazer, por enquanto, e de se juntar a toda a equipa, técnica e jogadores, numa tentativa desesperada de tentar disfarçar uma crise incontornável de liderança, resultados, fio de jogo e, quem sabe, da própria sobrevivência do Clube, enquanto baluarte do futebol nacional.

Esta é, para mim, uma opção, não de alto, mas de altíssimo risco!

Porque o que aqui está em causa não é uma simples análise às 8 jornadas até agora disputadas do Campeonato Nacional. O ano passado o treinador então contratado tentou impingir-nos, num trabalho suposto a médio e longo prazo, um ano zero, ou ano -1, como se o Belenenses já na altura não tivesse 85 anos de história brilhante, que não seria mais do que uma desculpabilização para o que viesse a suceder ao longo dessa época. O que se assistiu foi a uma época triste, sem garra, sem nenhuma criação de base estrutural ou competitiva, conforme se veio a confirmar no final da época com a saída de 19 jogadores do plantel principal ao longo do ano.

Passado esse ano, dito para afastar traumas, que pelos vistos, se existiam, não foram de forma nenhuma afastados, antes pelo contrário, foi então planificada uma época com tempo, ponderação e satisfazendo quase na íntegra os pedidos do sr. treinador.

Muitos de nós poderemos ter opiniões individuais sobre jogadores ou táctica a utilizar, uma coisa é indesmentível, este plantel foi feito ao gosto e medida do sr. treinador.

Estava ele no princípio da época satisfeito e até dia 31 de Agosto não ouvimos da boca dele nenhuma queixa sobre o plantel, antes pelo contrário. No dia 21 de Outubro, 51 dias passados, sem qualquer lesão, castigo ou impedimento que o justifique, vem reclamar por reforços em Janeiro, porque o plantel está desiquilibrado e é curto!

O que aqui está verdadeiramente em causa é uma análise fria aos números e qualidade futebolística apresentados por este treinador. À redução galopante das assistências no Estádio do Restelo.

Estamos em 13º lugar, com os pés na água, para onde facilmente saltaremos na próxima jornada, se se mantiverem a qualidade e os resultados apresentados nos últimos 4 jogos. Amanhã para a Taça vamos ter um jogo difícil, muito difícil. A Direcção e SAD, à revelia do treinador, e muito bem, fizeram ver no princípio da época que também a Taça era uma prioridade.

Ao manter este treinador à frente da equipa, nos próximos dois jogos, pelo menos, ou até ver, a Direcção faz uma opção de altíssimo risco. Faz depender a época deste treinador, arrisca em 2 jogos 6,5 milhões de Euros de orçamento e colam-se a um treinador com perfil de derrotado, incapaz de assumir para si próprio a sua quota-parte de responsabilidade e já muito afastado da maioria da massa associativa (veja-se inquéritos realizados no Blog do Pedro Lourenço).

Se ganharmos amanhã, como todos nós esperamos e desejamos, não faremos mais do que a nossa obrigação.

E se perdermos? Carvalhal já não perde, já perdeu tudo o que tinha a perder, pelo menos para os sócios e adeptos. E não são estes o verdadeiro motor e a alma de um clube? Espera-se por outra derrota em Braga ou por nova aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, desta vez em Belém? Muda-se de treinador entre Quinta-feira e Segunda? Continua tudo na mesma?

Saberá a Direcção resposta para alguma destas perguntas?

Ao manter este treinador, Direcção e SAD colam-se a ele. Sem nada mais poderem fazer, a não ser rezar. Que o milagre apareça. Que o milagre aconteça! Direcção e SAD estão nas mãos do treinador. À espera que ele seja nos próximos dois jogos aquilo que não foi nos 42 anteriores, salvo raríssimas excepções.

Vamos então todos esperar que amanhã aconteça aquilo que todos queremos e que todos desejamos. Que aconteça aquilo que nos move enquanto adeptos do nosso Clube. Que nos leva ao Restelo, seja em que dia e a que hora for. Que leva muitos a ver jogos fora, muitas vezes com enormes sacrifícios!

Vamos então esperar que a opção tomada pela Direcção tenha sido a mais correcta.

Vamos então esperar o milagre!

QUE O BELENENSES GANHE!