1926 - João da Silva Marques torna-se 1º nadador do Clube a ser Campeão Nacional (200 metros bruços)
João da Silva Marques, de quem já falámos em 19 de Setembro, foi um grande campeão da Natação dos anos 20 e 30.
Chegou a estar seleccionado para participar em Jogos Olímpicos, nos quais só não esteve presente por falta de verbas.
Pode não parecer muito relevante mas o facto é que só cerca de 50 anos depois um nadador português actuaria numas Olimpíadas.
Isto diz tudo sobre o valor deste atleta do Belenenses.
1958 – Festa de Despedida de Georgete Duarte
Com um programa de várias provas de Atletismo e um jogo entre as velhas glórias futebolísticas do Belenenses e do Benfica, o nosso clube prestou a justa homenagem à prestigiosa e campioníssima atleta que foi Georgete Duarte. Já a ela aqui nos referimos em diversas ocasiões.
1958 – Belenenses vence 5-0 em casa do Vitória de Setúbal
À 11ª jornada do Campeonato Nacional de 1958/59, o Belenenses deslocou-se a Setúbal para defrontar o Vitória local e venceu por números concludentes: 5-0 (ver título do jornal “A Bola”).
Mais expressivo ainda seria o triunfo no Restelo, no jogo da 2ª volta: 9-1! Foi um Campeonato em que o Belenenses lutou abertamente com F.C.Porto e Benfica pelo título, acabando em 3º lugar a 3 pontos desses 2 rivais (ver tabelas classificativas e de resultados).
O campeonato poderia mesmo ter ficado na nossa posse, não fora a circunstância de um conjunto de arbitragens anómalas, que nos espoliaram de pontos merecidos, nomeadamente em jogos com o Torreense e o Benfica (este, um verdadeiro escândalo, de que falaremos em 1 de Fevereiro).
Outros tempos... Tempos em que o Belenenses assumia abertamente a luta pelo título (ver extracto do jornal “A Bola” de Janeiro de 1959) e em que o Restelo se enchia.
A este último propósito – e deixando um contributo documental para a história do clube – deixamos 3 fotos de um jogo em que o Belenenses venceu o Vitória de Guimarães por 2-0, no Restelo.
As fotos (em que se vêem os golos do Belenenses e uma jogada de Matateu) mostram as centrais e o Topo Norte quase cheios. O nosso estádio tinha então a lotação oficial de 44.000 pessoas. Terão, deste modo, assistido ao jogo cerca de 35.000 adeptos do Belenenses!