sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Neste dia, em . . .

1945 – Belenenses ganha ao Sporting por 4-2 para o Campeonato de Lisboa (de que foi vencedor)

Este jogo, disputado nas Salésias, foi muito importante, porque o Belenenses venceu o Campeonato com 3 pontos de avanço sobre o Sporting.
Se o resultado tivesse sido inverso, o conquistador do Campeonato teria sido o nosso adversário desta data.
Já agora fica a nota de que, no jogo da 1ª volta, em casa do Sporting, o resultado foi um empate a 2 golos (ver tabela de resultados e classificação).


Image hosted by Photobucket.com
Final do último jogo do Campeonato de Lisboa em 1945.
Os nossos bravos jogadores, encharcados em lágrimas e suor, recebem a consagração como Campeões.
Uma bela foto! Que os nossos actuais futebolistas ponham os olhos naqueles grandes campeões!

Esta época de 1945/46 foi de ouro para o Belenenses que, a este 6º Campeonato de Lisboa juntou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A esta distância, pode parecer estranho mas, na altura, os dois acontecimentos tiveram quase a mesma importância. Isso mostra o valor e o prestígio da meia dúzia de Campeonatos de Lisboa conquistados pelo nosso clube.


1959 – Matateu, ao serviço da Selecção Nacional de Futebol, marca 2 golos à França

Foi o 104º jogo da Selecção Portuguesa. Em Paris, a França venceu Portugal por 5-3.
No Onze Nacional, mostrando o valor do futebol do nosso clube, estavam presentes três jogadores do Belenenses: Yaúca (que se estreou), Vicente e Matateu. Este último, confirmando uma vez mais a sua grande classe internacional, marcou dois dos golos de Portugal, no dia em que envergou pela 24ª vez a camisola das quinas.
Repetiu assim o feito do nosso Pepe que, em jogos disputados em 1927 e 1930, também marcara, em qualquer dos encontros, 2 golos à França – só que, então, Portugal vencera os gauleses por, respectivamente, 4-0 e 2-0.