quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Neste dia, em . . .

1921 – Artur José Pereira, Francisco José Pereira e Alberto Rio, convocados para o 1º jogo da Selecção Nacional de Futebol

Ainda há pouco, a propósito do nascimento de Artur José Pereira, nos tinhamos referido a esta convocatória para o primeiro jogo da Selecção Nacional e ao caso gerado em volta dos três jogadores do Belenenses seleccionados.

Valemo-nos de novo dos escritos de Acácio Rosa que, no seu livro Factos Nomes e Números, 1919-1960, relata o acontecimento e transcreve a carta que os três jogadores então enviaram aos responsáveis da Associação de Futebol de Lisboa. Uma carta irónica e bem indiciadora do tipo de postura e de honra dos Belenenses de então.

Jogadores do “Belenenses” convocados para a Selecção Nacional

Uma carta – O 1º Portugal – Espanha

"Com vistas à preparação da equipa nacional que em 18 de Dezembro de 1921 jogou com a Espanha o primeiro desafio internacional, a União Portuguesa de Futebol [NE: Antecessora da Federação Portuguesa de Futebol] convocou para os treinos, por intermédio da A. F. L., os jogadores do «Belenenses»: Artur José Pereira, Alberto Rio, Francisco Pereira e Fernando António.

Foi indigitado treinador da seIecção o antigo médio-centro do C. I. F., Augusto Sabbo.

Em 17 de Novembro de 1921 é conhecida publicamente a Equipa que partiria para Espanha, a quaI era formada pelos seguintes jogadores:
Carlos Guimarães; Antonio Pinho e Jorge Vieira; João Francisco, Artur José Pereira e Francisco Pereira; J. Gralha, Alberto Augusto; Jaime Gonçalves, José Rodrigues e Alberto Rio.

Mas, em face da opinião pública não ter concordado com esta formação, principalmente com a inclusão dos jogadores do «Belenenses», os seleccionados Artur José Pereira, Francisco Pereira e Alberto Rio enviaram à A. F. L., em 21 de Novembro de 1921, a seguinte carta:

“Ex.mo Sr. Secretário GeraI da Associação de Futebol de Lisboa

Os signatários da presente carta, nomeados por essa Ex.ma Associação para fazerem parte do grupo nacional que deverá jogar no próximo dia 18, em Madrid, contra o grupo representativo de Espanha, vem junto de V. Ex.a muito respeitosamente, mas com o máximo empenho de que o seu pedido seja atendido, pedir escusa da referida nomeação.
Os motivos que para isso alegam são para Alberto Rio: o de doença que o impossibilita de treinar durante talvez muito tempo: para Artur José Pereira e Francisco Pereira: 0 conhecimento que têm de que a opinião geral desportiva recebeu com manifesto desagrado a sua nomeação.

Convencidos, portanto, de que com a sua substituição o grupo nacional ficará seguramente melhor, de que com a sua abdicação, assim, de alguma maneira contribuirão para uma melhor representação do país no estrangeiro: de que a opinião púbtica ao tomar conhecimento desta resolução, ficará tranquila, deixando portanto de ter apreensões a respeito do possível resultado do encontro Portugal – Espanha; convencidos ainda de que tendo durante várias vezes jogado em Vigo, Corunha, Bilbau, S. Sebastian, Barcelona, Madrid, Sevilha e Huelva, onde sempre representaram dignamente os seus clubes, poderiam naturalmente prejudicar a sua reputação pessoal fazendo uma má exibição, pedem a V. Ex.ª para serem substituidos no grupo nacional, não desejando figurar sequer como reservas.

Belém, 21 de Novembro de 1921
De V. Ex.ª, com subida consideração e respeito

Artur José Pereira
Francisco Pereira
Alberto Rio”


Por este motivo os três Belenenses não compareceram aos treinos de 1 e 6/XII/921, desligando-se por completo da Selecção Nacional.
Nesta conformidade, a equipa portuguesa apresentou-se em Madrid assim constituída:

Carlos Guimarães – António Pinho – Jorge Vieira – V. Francisco – Vitor Gonçalves – Cândido Oliveira – J. Gralha – António Lopes – Ribeiro dos Reis – Artur Augusto – Alberto Augusto.

O resultado foi de 3-1 favorável à Espanha.
"