sábado, 17 de dezembro de 2005

BELENENSES - Paços de Ferreira: Estatística, Convocatória, Nomeações

Estatística
Com apenas 6 jogos disputados entre as duas equipas no principal campeonato português, devido à estreia da equipa pacense ter acontecido apenas na época de 1992/93, a dimensão da amostra é insuficiente para que a análise estatística permita chegar a conclusões sobre a tendência dos resultados.

Aliás, os próprios totais, mesmo considerando o reduzido número de partidas é de um quase perfeito equilíbrio, que se encontra bem patente no seguinte resumo de resultados:

Jogos: 6, Vitórias: 2, Empates: 2, Derrotas: 2, Golos Marc.: 7 , Golos Sofr.: 6

Image hosted by Photobucket.com

Histórico completo de resultados:

1992/93 - V4-1, 1993/94 - E1-1, 2000/01 - E0-0, 2001/02 - D1-2, 2002/03 - V1-0, 2003/04 - D0-2

Recordo-me particularmente do último resultado, obtido na triste época de 2003/2004 (última do Paços no escalão principal) em que fomos derrotados por 2-0 e seria com esta equipa que disputariamos até final do campeonato a manutenção. Cuja confirmação só obteríamos na última jornada. Esperemos que a simetria se fique pela classificação momentânea em que nos encontramos.

Apesar da insistência do plantel deste ano de nos fazer passar pelas mesma prova esforço (cardíaco), esperamos, mais, ansiamos por um resultado bem diferente desta vez. Um resultado que definitivamente nos relance numa subida pela tabela classificativa e nos afaste da famigerada linha de água.



Belenenses: Jogadores Convocados
Guarda-Redes: Marco Aurélio, Pedro Alves.
Defesas: Pelé, Sousa, Rolando Gaspar e Vasco Faísca
Médios: Ricardo Araújo, Djurdjevic, Pinheiro, Rui Ferreira, Ruben Amorim, Sandro Gaúcho e Silas
Avançados: Paulo Sérgio, Meyong, Ahamada e Romeu.

Ficaram de fora da convocatória: Amaral, José Pedro, Fábio Januário, Marco Pinto e Carlos Alves.

A minha equipa favorita seria (com esta convocatória):

Marco Aurélio;
Sousa, Rolando, Pelé e Vasco Faísca;
Rui Ferreira;
Paulo Sérgio, Silas e Djurdjevic;
Meyong;
Romeu.

Em 4-1-3-1-1 (4-4-2), com Djurdjevic e Paulo Sérgio (para este último instrucções de vincado apoio defensivo sem posse de bola) bem abertos nas alas. No tandem Silas - Meyong estaria a origem do desiquilíbrio ofensivo com este último mais ofensivo (obviamente) e absolutamente livre beneficiando do desgaste provocado por Romeu nos centrais adversários.

Caramba! Por alguma razão Romeu fez duas boas partidas quando foi titular durante a ausência de Meyong por castigo e dadas as características deste último teríamos a beneficiar todos pela marcação menos cerrada que lhe seria movida em virtude de poder actuar mais solto.

De salientar ainda a situação de Vasco Faísca que, com o 4º amarelo com que foi admoestado em Setúbal, se encontra em risco de exclusão para a partida de Coimbra a disputar-se daqui a apenas 4 dias



Arbitragem: Nomeações
No que respeita à arbitragem regista-se a nomeação dos seguintes responsáveis:

Árbitro: João Vilas Boas (AF Braga).
Árbitros Assistentes: Nuno Manso (AF Braga) e Fernando Pereira (AF Braga).
Observador: Manuel Faria.
Delegados: José Sousa; José Ré.

Dos jogos do Belenenses, João Vilas Boas apitou, a época passada o Belenenses 2 – União de Leiria 1 e o Penafiel 0 – Belenenses 0.
Nuno Manso foi auxiliar esta época no Naval 2 – Belenenses 1. Quanto a Fernando Pereira, este ano pela primeira vez no quadro principal, ainda não auxiliou nenhum jogo que o Belenenses tenha disputado.
Apenas um pedido que, não fosse o futebol português aquilo que todos sabemos, seria perfeitamente dispensável:
Senhores árbitros escalados para este jogo. Por favor sejam sérios e não actuem como o vosso incompetente colega da AF do Porto – Rui Costa – actuou no passado jogo no Restelo que disputámos com o então líder Nacional da Madeira.
A dualidade de critérios aplicados nesse encontro foi tal que cheguei a temer por uma revolta popular. É que 1500 espectadores podem ser poucos, mas mesmo assim são os suficientes. Acho que disse tudo. Sejam inteligentes e imparciais. É tudo o que posso exigir.



Comentário
Depois da vergonha com que saí de Setúbal na passada 2ª-feira e apesar da Antevisão desta partida já ter sido publicada, não consigo deixar de pedir, embora não saiba a quem, por empenho real por vontade de vencer e, acima de tudo, por respeito pelos poucos que ainda se martirizam indo ao Restelo ver jogar esta equipa.
É para mim muito complicado não utilizar calão e vernáculo ao dirigir-me aos jogadores (há excepções felizmente) mas vou tentar. Isto serve para o treinador também.

Se é que isto ainda vos diz alguma coisa...
TOMEM ATENÇÃO: LEMBREM-SE DOS ÚLTIMOS CINCO MINUTOS CONTRA O NACIONAL DA MADEIRA.
É TÃO ESTUPIDAMENTE FÁCIL AGRADAR-NOS E TER-NOS DO VOSSO LADO, NÃO É?!
Tão fácil...



UM ADEPTO, UMA BANDEIRA!

Como diz o refrão da Fúria Azul...
“Tenho todo o orgulho, sou Belém até morrer”.

Image hosted by Photobucket.com

Esse orgulho independente dos resultados só é beliscado pelo aspecto desolador das bancadas do Restelo, na maioria dos jogos, nos últimos anos.
Julgam que os jogadores não se sentem abatidos ou empolgados, respeitadores ou alheios à grandeza do clube, conforme o aspecto das bancadas? Temos a certeza absoluta que sim.

Hoje, porém, vimos colocar uma sugestão perante os que já costumam ir. O Restelo precisa de mais som – das nossas gargantas e dos nossos aplausos – e também de mais cor – logicamente, da nossa cor azul. Esse colorido pode ser dado por cachecóis mas é muito mais impressivo – para todos nós, para os nossos jogadores e para os adversários – se for através de bandeiras. E, infelizmente, também estas se têm sumido do nosso Estádio.

Que tal voltar a levá-las connosco? Por favor, não fiquemos só a pensar. Vamos fazê-lo mesmo: cada um de nós, adquiramos (se não a temos em casa) uma bandeira, levemo-la para os jogos, agitemo-la quando as equipas entram em campo, quando marcamos um golo, quando o apoio se faz mais necessário.

Vamos continuar a ser uns tipos que exigem e resmungam umas coisas, vamos encolher os ombros numa atitude comodista, ou vamos fazer a nossa parte?

Guardemos a energia para a apoiar a nossa equipa e dar colorido e alegria ao Restelo, em vez a desperdiçar a assobiar os nossos jogadores ou a insultar adversários!