quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

De Olho Neles!

Esta rubrica tem como objectivo constituir um observatório regular da "Juventude de Belém".
Ou seja, pretendemos seguir com mais atenção os jogadores Belenenses que estão emprestados a outros Clubes para que tenham assim hipótese de acumular experiência e minutos de jogo que, de outra forma, não seria possível com a regularidade necessária. A estes jogadores emprestados, acrescem aqueles que competem nas camadas jovens do Belenenses. Existe a esperança de que, um dia, possam lutar por um lugar na equipa principal.

Assim sendo e sabendo todos nós o modo fugidio como a imprensa desportiva, de uma forma geral, trata os clubes que não os "3 únicos", negligenciando em especial os campeonatos que não a Liga principal, o BelenensesSempre faz-vos um desafio e um pedido: quem assistir a estes jogos, em que participem jogadores Belenenses, na 2ª Divisão Nacional, na Liga de Honra, nas camadas jovens, nas Selecções Nacionais, onde for, que nos enviem essa informação (prestação individual, dados de disciplina, golos marcados etc.) de forma a que possamos semanalmente publicar essa mesma informação e assim partilhá-la com todos os Belenenses que nos lêem.



Eliseu
O Varzim recebeu no seu terreno o Vizela, empatando 3-3 com o último golo dos visitantes a surgir na marcação de um penalty muito duvidoso.

Polémicas à parte, esta jornada Eliseu ficou em branco uma vez que não jogou nem foi convocado, em virtude do quinto cartão amarelo com que foi admoestado e que lhe foi exibido no jogo anterior, disputado contra o Moreirense.

O Varzim segue agora na 11ª posição (baixou uma posição na tabela), com 15 pontos.
Mantém-se, porém, a 7 pontos da zona de promoção à principal liga do futebol português



Jorge Tavares
O Olivais e Moscavide deslocou-se ao terreno do Pinhalnovense (agora 11º classificado), empatando a uma bola.

Jorge Tavares alinhou a titular e foi utilizado no meio-campo, posição aliás em que vem sendo utilizado. Foi substituído aos 52 minutos quando o Olivais estava em vantagem no marcador. O Pinhalnovense viria a alcançar o empate passados 12 minutos da saída de Jorge Tavares, portanto aos 64 minutos.

Após esta jornada, o Olivais e Moscavide mantém-se no 4º posto, tendo reduzido para 2 pontos a diferença para o 3º classificado – Casa Pia e a 4 pontos do 1º classificado – o Louletano.
É, aliás, precisamente com esta equipa que o Olivais e Moscavide se baterá na próxima jornada, a 10ª, o que constitui óptima oportunidade para subir ainda mais na classificação.



Gonçalo Brandão
A equipa de reservas do Charlton Athletic deslocou-se na terça-feira ao terreno do Coventry, a Ricoh Arena.
Quarta derrota consecutiva, desta vez por 2-1, num jogo em que o Gonçalo alinhou toda a partida a defesa central.

Segundo a crónica no próprio site do clube inglês terá sido mesmo este sector que falhou muito durante a partida, começando logo por consentir o primeiro golo aos 12 minutos.
O Charlton reagiria, marcando logo a seguir ao regresso dos balneários. No entanto, o Coventry voltaria a liderar o marcador, apenas 7 minutos mais tarde, estabelecendo o resultado final de 2-1.

Como enquadramento é importante referir que esta equipa de reservas do Charlton Athletic é uma equipa constituída por jogadores muito jovens, alguns ainda num escalão equivalente aos Juniores A (de primeira época) em Portugal ou mesmo Juniores B (juvenis). Adicionalmente esta equipa tem sido muito fustigada com lesões que na maioria não sendo graves ou impeditivas por longos períodos têm sido bastantes em número. O que, inevitavelmente, produz resultados como se vê pelo número de derrotas consecutivas que apresentam actualmente.

Apesar desta série negativa, a equipa encontra-se na terceira posição com os mesmos pontos (20) do Tottenham que é segundo classificado e com menos um jogo disputado e a 4 pontos do líder – o Arsenal – com o mesmo número de encontros disputados.

Na próxima jornada o Charlton desloca-se ao terreno do Leicester City, actual 11º classificado com 10 pontos



Comentário
Relativamente a um assunto que já abordámos nesta rubrica a semana passada – a necessidade e a vantagem a meu ver no regresso antecipado de Eliseu ao nosso plantel, já em Janeiro – reparámos que esta semana que a imprensa escrita, nomeadamente o jornal «A Bola» fez referência a esta possibilidade.
Referindo declarações de José Couceiro, este jornal publicou o seguinte:

“(...) Indefinido está o eventual regresso de Eliseu, emprestado ao Varzim. «Há compromissos com o Varzim e as coisas não podem ser feitas de ânimo leve. Não há indicações nem para o regresso nem para o contrário», avançou. (...)”

Já o referimos...
Eliseu tem sido, reconhecidamente, uma mais valia para o Varzim. E estou em crer que o seria para nós também. Fico satisfeito com estas declarações porque reconhecem o bom trabalho que o Eliseu tem feito na equipa na qual se encontra na condição de emprestado e evidenciam que o trabalho está a ser devidamente observado e a ser equacionado o seu regresso.

Mesmo que tal não seja possível, por questões contratuais ou mesmo éticas e de respeito (muito grande) que o Varzim nos merece, será sempre possível antever o seu regresso para a época de 2006/2007.
Satisfação maior pela constatação de que há quem goste de futebol pelas alas. Ainda há.
Continuaremos atentos no seguimento deste assunto e voltaremos a ele quando houver novidades.


Quanto a Gonçalo Brandão, continuamos apenas com a hipótese de que seja exercida a cláusula de opção por parte da equipa inglesa para contratar o jogador em definitivo.
Não tem havido novidades sobre a evolução da sua situação contratual, pelo menos que se conheçam publicamente. Existem sim e apenas indícios de que o Charlton aprecia de facto o jogador, também pela sua polivalência, mas especialmente pela sua aturada utilização o que é um sinal claro de que o seu trabalho tem sido apreciado.

Pessoalmente, não escondo que, apesar de (como é óbvio) ver com bons olhos o eventual encaixe financeiro que a SAD poderá realizar com a sua cedência a título definitivo, terei alguma pena de o ver sair sem que tenha singrado ou tido reais oportunidades de se manter na equipa principal do Belenenses. Não é saudosismo antecipado. Digo isto porque aí certamente o seu valor de mercado seria inevitavelmente superior, claro que só no caso de demonstrar o seu valor da mesma forma e com a mesma regularidade que o tem feito em Inglaterra ao serviço da equipa de reservas do Charlton Athletic.