sábado, 10 de dezembro de 2005

Neste dia, em . . .

2004 - Sai a Agenda "Os Belenenses" 2005

Nesta data conhecia a luz do dia uma das infelizmente raras iniciativas editoriais do Belenenses actual.

Fruto de uma ideia original e trabalho desinteressado de um punhado de sócios do Belenenses, esta iniciativa que os próprios financiaram foi sempre muito mais do que o nome indica.

"Disfarçada" numa pequena publicação de 15 por 9 cm, portanto em formato de bolso, e sob o nome de Agenda "Os Belenenses 2005" esta iniciativa conjugava o utilitário com o necessário: dar a oportunidade a todos os Belenenses de levar consigo para todo o lado, além do que normalmente comporta uma agenda pessoal de bolso, dados como:

Apresentação institucional do Clube
... com informações úteis, descrição do complexo desportivo, nº de sócios, de praticantes e de troféus conquistados, bem como um resumo do seu riquíssimo palmarés em algumas das principais modalidades.

Calendários e Plantéis
...do futebol jovem ao profissional, bem como os do Andebol, do Basquetebol, do Futsal e do Râguebi. Tudo quanto é essencial para acompanhar e registar as épocas dessas diferentes modalidades.

Agenda Semanal
... resumindo as actividades desportivas em cada semana, incluindo a estatística do encontro da Superliga marcado para a semana respectiva.

Mais de 300 efemérides
... dispostas ao longo dos dias, recordando factos notáveis da vida do Belenenses e suas figuras carismáticas. Neste particular foi feita uma investigação e análise exaustivas dos factos relevantes da nossa história que não se limitou a livros já publicados. Foi feita uma investigação que consumiu milhares de horas em arquivos de jornais desportivos, em longas conversas com figuras do Belenenses e na Sala de Troféus - o nosso Museu - onde se encontram os registos vivos da nossa história em troféus conquistados e nos jornais do Clube e restante documentação disponível.

Reside aliás nesta primeira iniciativa a génese da própria rubrica que hoje que relata esta efeméride. É com base nesta investigação inicial e que se tem vindo a desenvolver e a aprofundar o conhecimento dos factos por detrás das efemérides que quase diariamente trazemos até vós. Investigação esta que, aliás, não está terminada. Até porque a história deste Grande Clube, das suas vicissitudes, lágrimas e vitórias é escrita continuamente. Desde a primeira edição da Agenda o número de efemérides assinaladas cresceu mais de 33% relativamente ao conjunto de factos originalmente publicados.

Como é óbvio, além dos sócios que mais directamente contribuíram com o seu esforço e investimento, esta iniciativa contou ainda com a colaboração de outros que se dispuseram a colaborar na recolha de informação desportiva ou na operacionalização do suporte de venda. O mérito também é deles.
Esta edição, sem fins lucrativos, foi posta à venda no complexo desportivo de Restelo Loja Azul e na Papelaria (complexo de piscinas) por um valor bastante acessível a qualquer carteira cumprindo assim o desígnio popular belenense.
Além disso e em colaboração com o site oficial, a encomenda da Agenda foi também possível efectuar por correio electrónico. É caso para dizer que só não comprou quem não quis ou quem não soube da sua existência. Mas isso são contas de outro rosário...
O objectivo principal da iniciativa foi contribuir para o desenvolvimento e propaganda do clube, das suas actividades da sua história, figuras e identidade. E esse foi plenamente atingido.


Nota dos Editores: Em Agosto de 2005 sairia a segunda edição da Agenda "Os Belenenses", a de 2005/2006 já num formato e conteúdo adaptado à época desportiva.
Esta edição seria já uma iniciativa do Clube embora com todo o trabalho de produção a ser efectuado pelos mesmos sócios da primeira edição.