sábado, 21 de janeiro de 2006

Apoiar e Exigir

Muito diferentemente dos nossos desejos, o Belenenses ocupa uma posição muito delicada na tabela classificativa. Só um ponto nos separa da linha de água; e, além disso, já efectuámos mais dois jogos em casa do que fora.

Sinceramente, confio muito pouco na capacidade dos nossos dirigentes. Confio pouco ou nada no treinador que, infelizmente, tem vindo a confirmar a opinião que sobre ele emiti quando se começou a perspectivar a sua contratação após a saída de Carvalhal. Pergunto-me se podemos confiar no brio profissional dos nossos jogadores...

Então, que fazer?

Alguns adeptos e consócios têm emitido opiniões do género “o que vou fazer, é sair de sócio”; “”vamos deixá-los a jogar sozinhos e não vai ninguém ao estádio”, etc.

Compreendo as reacções mas permito-me discordar delas. Para mim, é uma triste proposta e solução deixar o estádio (ainda) mais vazio. O Belenenses, nos seus jogos, não tem tido gente a mais; tem tido gente a menos. E pouca gente, infunde pouco respeito, pouco incentivo...e pouco temor!

Nesta hora tão grave e difícil do nosso clube, o que eu proponho é: vamos estar presentes! Presentes a apoiar o Belenenses, que está muito para além do treinador X ou do jogador Y ou do dirigente Z; presentes, contudo, também, para exigir brio e respeito e, civilizada mas veementemente, responsabilizar quem não estiver à altura.

É dessa forma que um clube está vivo, nas horas de crise!