domingo, 22 de janeiro de 2006

Neste dia, em . . .

1967 – Festa de Homenagem a Vicente

No auge do seu prestígio, como consequência das suas brilhantes exibições na fase final o Campeonato Mundial de 1966, Vicente, uma das maiores figuras de sempre no Belenenses, foi vítima de um tremendo acidente de viação.

Perspectivavam-se ainda alguns anos como jogador de eleição para Vicente. No entanto, aquele acidente obrigou-o a pôr fim à sua carreira. Um duro golpe para Vicente e para o Belenenses...mais um!

Sobre esta Festa, citamos o que escreveu o nosso amigo Álvaro Antunes, há quatro meses atrás, aquando da celebração do 70º aniversário de Vicente:

“A 22 de Janeiro de 1967 teve lugar a “Festa de Homenagem” a Vicente, sob o lema “Vamos dizer a Vicente que vale a pena ser bom”. Foi uma homenagem múltipla, sem precedentes, que uniu todos os desportistas de Norte a Sul do País na disputa de 22 ‘Taças Vicente Lucas’, constituindo uma grande manifestação de solidariedade com um grande campeão do desportivismo!

No Estádio do Restelo, o Belenenses derrotou o Atlético por 4-3 (Matateu, então com 39 anos, marcou dois golos pelo Atlético) e no outro jogo Benfica e Sporting empataram 1-1. Vicente deu o pontapé de saída e, no final, exclamou:. “Tudo isto faz com que sejam ainda mais fortes as saudades que terei de todos vós”.

Os restantes encontros realizaram-se em Aveiro, Castelo Branco, Évora, Famalicão, Faro, Guimarães, Leiria, Santarém, Porto e Setúbal.

No dia seguinte, o Jornal “A Bola” intitulava na primeira página, a toda a largura, ‘Grande Jornada de Solidariedade’, “VICENTE – Consagração Nacional digna de si e do Futebol” e ainda ‘A JORNADA DO RESTELO FICA PARA A HISTÓRIA DO DESPORTO EM PORTUGAL’”
.

Realmente, ficou demonstrado todo o prestígio e carinho que Vicente merecidamente granjeara e, de algum modo, também a força do Belenenses.

Sobre Vicente, no já referido artigo, o Álvaro disse (quase) tudo o que se podia dizer. Por isso, para ali remetemos os nossos leitores para 24 de Setembro

Abençoado Vicente e abençoado Belenenses, que teve jogadores e homens da grandeza de Vicente!